Uma das principais reclamações dos pacientes nos dentistas é sobre dores de dente ou na região da gengiva, mas você sabia que o caso pode ser de bruxismo muitas vezes? Esse problema também pode causar complicações ainda piores para quem não o trata.

Esse mau hábito ganhou uma atenção a mais durante a pandemia devido ao aumento de casos registrados do problema. Caso você esteja se perguntando que relação um problema nos dentes tem com a pandemia, acalme-se, pois tudo será explicado.

Muito provavelmente você já ouviu falar dele, e talvez até conheça amigos ou parentes que sofram desse incômodo, mas nunca entendeu como ele funciona. E não se preocupe, não existe problema nisso pois esse é um problema “simples no início”.

Isso significa que só surgem graves consequências com muito tempo praticando o hábito sem buscar alguma espécie de tratamento. Por isso a informação sobre ele não é tão disseminada, já que a princípio não há complicações maiores.

Portanto, neste artigo você vai conferir o que é bruxismo, quais são seus tipos, sintomas, causas, consequências e como tratá-lo e evitá-lo.

O que é bruxismo?

bruxismo boca

A definição correta de bruxismo é de um hábito parafuncional, ou seja, sem nenhum motivo ou benefício para nós, sendo responsável pelo ranger a apertamento dos dentes. Essa ação repetitiva do nosso corpo é feita pelos músculos da mastigação.

Pelo fato de não possuírem nenhuma função no nosso corpo, é inevitável que esse péssimo hábito venha a nos prejudicar de diversas formas diferentes. É um problema sem cura, mas com diversos tipos de tratamento graças ao entendimento da atividade.

Quanto mais cedo ele for identificado melhor, pois como dito na introdução, essa é uma atividade que só gera grandes consequências em um longo prazo. Sendo assim, acompanhe nosso texto e, caso seus sintomas sejam parecidos, consulte seu dentista.

E para quem acha que não é comum, aqui vai um fato: o bruxismo está na Classificação Internacional de Distúrbios do Sono (ICSD-R). Além disso, é a terceira causa mais frequente de problemas com movimentação enquanto dormindo.

Curiosidade: porque bruxismo?

Uma dúvida que pode pintar na cabeça de muitas pessoas é: qual é a origem e significado da palavra “bruxismo”? Já te adianto que não tem relação alguma com bruxas ou alguma crença da idade média sobre magia negra.

O termo, assim como uma imensidão de palavras do vocabulário português vem do grego, e originalmente era chamado de brychein. O significado é o mais previsível possível, significando simplesmente “ranger os dentes” na língua grega.

Porém, com o passar dos anos esse distúrbio foi ganhando outras denominações, principalmente devido ao avançar dos estudos sobre o problema.

Friccionar-ranger de dentes, neuralgia traumática, neurose do hábito oclusal apertamento, briquismo, parafunção oral e bruxomania estão entre os nomes alternativos.

Tipos de bruxismo

bruxismo homem

Por mais que ele seja classificado como um distúrbio do sono, existem duas formas diferentes de atividades parafuncionais. As denominações são “bruxismo noturno”, que ocorre durante o sono, além do “bruxismo diurno”, que como você deve imaginar, ocorre com a pessoa acordada.

Esse é um fato muito importante para se levar em consideração, já que muitas pessoas costumam relacionar os problemas causados pelo distúrbio com qualquer outra causa quando ele acontece acordado. O motivo disso pode ser a simples falta de informação sobre o assunto.

Sendo assim, não descarte a possibilidade de ter esse problema, mesmo que tenha certeza de que ele não ocorre de forma noturna. Um bom teste para saber se você tem a versão noturna da doença é dormir no mesmo cômodo que outra pessoa, já que o barulho é alto.

Mas como é possível ver uma pessoa rangendo e apertando os dentes acordada, já que em teoria esses são movimentos voluntários, ou seja, controlados por nós? Isso é o que você confere no próximo tópico do artigo!

Bruxismo diurno (acordado)

Pois bem, diferentemente de pessoas sem esse distúrbio, os ranger e apertar dos dentes pode ocorrer de forma involuntária ou semi-voluntária. Quem possui bruxismo diurno classifica a atividade parafuncional como um hábito ou um tique, sendo incontrolável.

Mas como diferenciar esse distúrbio de qualquer outra doença relacionada à saúde bucal? É fato que no início uma dor de dente genérica pode significar muitas coisas, mas tente se policiar para saber se está rangendo os dentes ou peça ajuda de alguém.

Apesar de parecer estranho, “pedir para alguém prestar atenção em você” é uma boa maneira de ter uma visão externa sobre um problema que você pode não perceber.

Além disso, caso a pessoa te observando perceba algo, não haverá muitas dúvidas em relação ao seu diagnóstico. Mesmo assim, não se auto diagnostique com algo, agende uma consulta com seu dentista para ter certeza.

Bruxismo noturno (dormindo)

Esse é o tipo mais comum desse problema e acontece, como o próprio nome diz, enquanto a pessoa está em repouso, independente do estágio dele. Portanto, sonecas curtas após o almoço ou sonos profundos podem acentuar a crise de qualquer jeito.

A melhor maneira de perceber se você tem essa condição, como dito anteriormente, é perguntando para algum colega de quarto. Não se preocupe com uma avaliação errônea, já que os ruídos são altos o suficiente para serem escutados pelo seu parceiro.

Pessoas que contém essa espécie da doença dizem que não se lembram de nada relacionado quando acordam, apenas sentem os sintomas que são deixados. Mas quais são os sintomas para identificar alguém com bruxismo?

Quais os sintomas do bruxismo?

bruxismo aparelho

Mas afinal de contas, só existe uma maneira de identificar se você tem bruxismo ou não: constatando alguns dos sintomas típicos do problema em sua arcada dentária. Também pode afetar seu dia em geral graças a problemas no sono, caso seu caso seja noturno.

Algo perceptível em grande parte dos casos é que a maioria dos problemas envolvem dores musculares e hipersensibilidade dos dentes e gengiva, sendo os sintomas mais comuns. Porém, além deles existem diversos outros modos de percebê-lo.

Portanto, aqui está uma lista dos sintomas possíveis:

  • Dores de cabeça, podendo ser enxaquecas ou uma espécie de pressão exercida sobre a nuca ou a testa, devido ao apertamento dos dentes;
  • Dores na região da articulação temporomandibular, que é basicamente a principal ligação da mandíbula com o resto do crânio;
  • Em casos mais avançados, é possível notar uma certa resistência e até limitação ao abrir e fechar a boca devido ao desgaste do côndilo;
  • Os ouvidos também podem ser afetados, havendo zumbido, dor e diminuição da audição provisória.

Quais as causas do bruxismo?

Essa categoria entra para a lista de coisas que a ciência não solucionou totalmente, pois as causas exatas são um mistério. Porém, já foram constatados diversos fatores que têm grande possibilidade de intensificar os rangidos e apertos de dente.

O fato de não existir uma comprovação exata de que essas são as causas não faz com que você não deva rever seus hábitos durante o dia e antes de dormir. Isso porque as causas, em sua maioria, prejudicam a saúde das pessoas em geral, ao não ser hereditariedade.

Estas são algumas causas possíveis da atividade parafuncional:

  • Estresse emocional – um dia longo de trabalho ou uma discussão acalorada com a namorada podem ser gatilhos para a intensificação do ato;
  • Genética – Essa é uma categoria ainda em estudos e análises, já que existe uma tendência de 21% até 51% de filhos herdarem de seus pais o problema;
  • Medicamentos e drogas – receptores de serotonina, cocaína, anfetamina e álcool são belos exemplos;
  • Dieta – Pois é, comer mal te afeta em literalmente todos os sentidos, atacando seus dentes de múltiplas formas.

Bruxismo infantil

O bruxismo em crianças ou na infância é mais comum do que o bruxismo em adultos porque essa doença tende a diminuir durante a adolescência.

Autismo, uma dieta ruim e fatores genéticos podem ser o estopim para as aparições do distúrbio em crianças. Pode ser detectado até os 6 anos de idade, mas ainda pode ser considerado fisiológico, portanto, nenhuma atenção especial é necessária.

A partir dessa idade, caso o desgaste dentário seja mais grave e com sintomas parecidos com o tópico anterior, configura o modo patológico da doença, ficando mais difícil resolver. Quanto antes você buscar o tratamento, as chances serão maiores de evitar consequências graves.

O distúrbio em bebês também pode ocorrer porque essa doença tem possibilidade de ocorrer logo após o nascimento do primeiro dente. Isso geralmente acontece entre 6 e 8 meses de vida, mas, nesses casos, não costuma ser levado a sério.

O que o bruxismo pode causar?

Você entendeu quais são os principais sintomas que podem indicar que há problemas relacionados a essa atividade na sua boca. No entanto, caso não tratado, pode vir a provocar consequências piores que o aumento da sensibilidade nos dentes ou dores.

Sendo assim, antes de descrever as consequências que o bruxismo traz, realçamos que assim que diagnosticada a doença, algo seja feito a respeito. Afinal, ninguém deseja ser prejudicado por uma condição que está bem debaixo de nossos olhos, literalmente.

Caso não tratado, o ato de ranger e apertar os dentes em excesso pode:

  • Amolecer os dentes – à medida que são realizadas rangidas e apertos constantes durante um longo período, os dentes perdem sua fixação, amolecem e podem até cair;
  • Problemas de postura – a articulação temporomandibular citada anteriormente é localizada próxima a coluna cervical, o que pode ocasionar uma perda de postura para aliviar a dor;
  • Outros problemas graves – dormir mal durante um longo período desestabiliza seu corpo e mente por completo, e com menos saúde, mais chances de adoecer de outras formas.

Como é o tratamento do bruxismo?

bruxismo placa

O bruxismo é uma doença sem cura, mas isso não impediu o desenvolvimento de diversas formas, ajudando a reduzir muito o problema. As soluções se encaixam em todos os bolsos e gostos, com opções caseiras e as mais profissionais e recomendadas.

O melhor jeito de identificar por qual tratamento você deve optar é consultando um dentista, pois ele terá as informações que você precisa. É ele quem vai te dizer se você pode seguir o tratamento com aparelhos convencionais e estéticos, por exemplo.

Dentre as opções caseiras, as que mais se destacam têm o envolvimento de plantas, como o boldo. No entanto, não existe comprovação científica de que esses tratamentos funcionam, diferentemente dos tratamentos padrões, que têm uma eficácia alta.

Os métodos convencionais mais utilizados são as placas de bruxismo e a toxina botulínica, a mesma usada para implantar Botox. Por último, há também o tratamento multidisciplinar, que envolve conversas com terapeutas e psicólogos.

Placa de bruxismo

A placa de tratamento, chamada também de miorrelaxante e placa de mordida é um item que fica acima dos seus dentes e os protege dos rangidos e apertos. O dispositivo é móvel, ou seja, você pode retirá-lo quando quiser, usando-o só para dormir, por exemplo.

A placa é bem simples, consistindo em basicamente resina acrílica, material borrachudo feito para aguentar raspadas e outros movimentos sem machucar quem o usa. Seu processo de confecção consiste num molde da boca do futuro usuário e pronto.

Outro benefício é que pelo fato de ser móvel, o dispositivo é muito simples de ser limpo, pois apenas uma escova ortodôntica comum já é o suficiente. Em suma, é uma das formas mais populares de combater essa doença, sendo funcional e não muito cara.

Toxina botulínica

Talvez você esteja se perguntando como uma toxina usada na implementação de Botox pode ser a solução para problemas bucais. O segredo está no que consiste a toxina e no que causa a doença que estamos buscando tratar, e assim chegamos na resposta.

Apesar de não se ter certeza sobre a origem ou sobre as causas exatas, sabe-se que os movimentos acontecem devido a alterações no sistema nervoso central. Essa mudança faz os músculos da mastigação agirem de maneira desnecessária.

Com a toxina botulínica, os músculos relacionados à mastigação são inibidos de se contraírem, já que a substância bloqueia o neurotransmissor acetilcolina. Quando essa mistura acontece na sua boca, seus músculos relaxam como deveriam ser.

Um fato interessante é que como a substância está presente na sua boca com vestígios o tempo inteiro, a toxina botulínica funciona durante o dia inteiro. Dessa forma, você estará sempre protegido do ranger de dentes prejudicial a saúde.

Tratamento multidisciplinar

Antes de dissertar mais sobre o tratamento multidisciplinar é importante dizer que ele continua acompanhando os modelos comuns de tratamento, apenas adicionando coisas. Nesse tipo de tratamento, psicólogos e terapeutas entram no auxílio.

Nos tópicos anteriores foi dito que dentre as possíveis causas do distúrbio estava o estresse mental, e entender o que causa isso pode ser essencial. Os terapeutas e psicólogos vão atuar na tentativa de solucionar seu motivo de estresse.

Outra hipótese muito comumente usada com sucesso é a de tratamentos alternativos com medicamentos naturais, como o canabidiol. Nesse cenário, a Odontologia Canabinoide tem se destacado como uma frente de diversificação e sucesso no tratamento do bruxismo.

Com isso, além de se livrar desse que é um dos principais males do século devido a vidas estressantes em geral, também arremata o problema de bruxismo. É fascinante observar como nós somos interligados e o quanto a mente afeta o corpo e vice-versa.

Placa de bruxismo OTP (Oral Treapper), utilizada na Clínica OrtoEto

bruxismo sorriso

Muito provavelmente você nunca tenha ouvido falar desta tecnologia avançada trazida direto da Coreia do Sul e disponível em primeira mão na OrtoEto. Se trata de uma evolução que fará com que seu tratamento ocorra de maneira mais rápida!

A placa OTP funciona de maneira muito parecida com a placa normal para o tratamento de bruxismo, mas tem uma estética melhor, é de fácil fabricação e tem resultados melhores. Ela é feita por fora de Politereftalato de etileno, no meio de poliuretano termoplástico e por dentro de resina padrão.

Isso significa que ela é reforçada para aguentar mais rangidos e apertos, encaixar melhor e ficar mais bonita na boca, e apresentar bons resultados em menor tempo.

Então você já sabe, para tratamentos inovadores que trazem soluções boas e rápidas, além de ancoragem ortodôntica e outras diversas operações, vai na OrtoEto!

Como evitar o bruxismo?

bruxismo limpeza

Siga o inverso do que lhe pode possivelmente causar os problemas. Por ser uma doença de origem desconhecida é impossível preveni-la e assim evitar seu desenvolvimento inicial, mas você seguir uma vida saudável é quase garantia de controle.

Isso porque fatores como uma dieta mal realizada, noites mal dormidas, estresse acumulado e higiene podem resultar na intensificação dos rangidos. De todos os fatores citados, o mais complicado de resolver costuma ser o estresse, mas existem outros detalhes que podem passar batido.

Entre as dicas, recomenda-se encontrar tarefas que te relaxe, como exercícios físicos leves, além de desencanar do trabalho alguns minutos antes de dormir. Não mastigar objetos duros não comestíveis, como canetas e lápis ajudam também.

Conclusão

O bruxismo é o terceiro maior distúrbio do sono que existe, sendo extremamente presente na vida de muitas pessoas e causando muito incômodo. Desde dormir bem até ter dentes bonitos e uma boca saudável, tudo passa pelo tratamento dessa doença.

Essa doença consiste basicamente num hábito parafuncional que contrai os músculos da mastigação em momentos desnecessários. Seus principais sintomas consistem em dores e sensibilidade nos dentes e gengiva, dores de cabeça, ouvido, e nos músculos da face.

Pode ser classificado em diurno e noturno, onde apesar de serem parecidos, suas causas podem ser diferentes. Causas essas que não são cientificamente confirmadas, mas tem uma aceitação muito forte sobre elas, o que motivou pessoas a pensarem em métodos de tratamento.

Nesse contexto, surgem os métodos da placa de bruxismo, que protege os dentes de impactos, e a toxina botulínica, responsável por combater o que causa a contração. Você pode também unir um desses tratamentos a acompanhamentos psicológicos para te ajudar a sanar a causa na raiz do problema.

Agora que você entendeu sobre o que é esse distúrbio, leia sobre aparelhos de contenção caso tenha encontrado esse artigo tarde demais.

Não perca nossos próximos textos, estão imperdíveis!