Sabemos que o tratamento com aparelhos fixos acaba criando alguns obstáculos para a higiene bucal. Isso porque os bráquetes e os fios de metal dificultam a escovação.

Uma escova de dentes normal não é capaz de realizar uma limpeza eficaz. E é aí que entram as escovas ortodônticas e interdentais. Mas você sabe pra que cada uma serve e quais as diferenças entre elas?

De modo geral podemos dizer que a escova ortodôntica foi projetada para ter um alcance maior do que a tradicional e a interdental consegue retirar detritos nenhuma outra alcançaria.

Para que você possa entender melhor sobre como a escova ortodôntica funciona e suas vantagens, continue a leitura.

O que é escova ortodôntica?

dentista mostrando como usa escova ortodôntica

Você sabia que a escovação é uma das queixas mais constantes dos pacientes que chegam aos consultórios odontológicos para fazer a manutenção do aparelho ortodôntico?

E entre as reclamações mais ouvidas pelos dentistas, destacam-se reclamação sobre os restos de alimentos que ficam no aparelho e a sensação de piora do mau hálito.

Até mesmo os indivíduos que já estão bem adaptados ao tratamento podem achar a higiene bucal desconfortável, o que favorece o aparecimento de problemas como as cáries, a gengivite e o tártaro.

E a melhor opção para limpar os dentes, a gengiva e o próprio aparelho é a escova ortodôntica. Isso porque ela foi desenvolvida especialmente para garantir a higienização tanto da boca quanto dos bráquetes, fios e demais componentes utilizados para realinhar as arcadas dentárias.

O seu formato é diferenciado, com as cerdas formando uma espécie de V no meio, a fim de remover a placa bacteriana que se forma sobre os bráquetes e outros locais do aparelho que acumulam sujeira de forma acentuada.

É possível citar como as principais vantagens da escova ortodôntica:

  • Evita aparecimento de cáries e de outras complicações relacionadas com a falta de higiene bucal, como a formação do tártaro e a inflamação das gengivas, uma vez que realiza a limpeza total do aparelho e da superfície dos dentes e gengivas;
  • Ajuda a combater o mau hálito, pois ela remove os restos de alimentos e a placa bacteriana depositada sobre as partes do aparelho, eliminando o constrangimento dos pacientes no trabalho ou nas relações pessoais;
  • Auxilia o dentista no cumprimento do cronograma de tratamento, já que o uso da escova ortodôntica evita os problemas de saúde bucal que costumam atrasar os resultados pretendidos.

Diferenças entre escova ortodôntica e interdental

Diferenças entre escova ortodôntica e interdental

Apesar de muitos não notarem as diferenças, as ferramentas de higiene bucal não são tudo a mesma coisa. É o que acontece com as escovas ortodôntica e interdental. Elas possuem funções diferentes, porém com o mesmo objetivo, que é manter o sorriso saudável e os dentes livres de sujeira.

Ambas são instrumentos que auxiliam na realização de uma higiene bucal adequada, mas nem sempre são recomendadas, ou seja, são usadas mais em casos específicos.

Um outro ponto que vale destacar é que embora essas escovas sejam ferramentas de higiene dental, uma não substitui a outra. Da mesma maneira que a escova interdental não substitui o uso de fio dental.

Escova ortodôntica

A escova ortodôntica tem como função a higienização dos dentes dos pacientes que estão realizando tratamento com aparelho fixo. Como elas possuem um design diferenciado, normalmente com as cerdas centrais menores, ajudam na limpeza dos bráquetes, tanto na parte de cima quanto na de baixo.

Ela costuma ser bastante recomendada pelos ortodontistas, uma vez que auxiliam no tratamento, reduzindo a duração do mesmo.

Escova interdental

A escova interdental é aquela que apresenta cerdas cônicas ou cilíndricas, que entram nos espaços entre os dentes.

Sendo assim, ela é recomendada nas situações em que não há como alcançar todos os lugares apenas com as cerdas da escova ortodôntica. Assim, fica mais fácil limpar os pequenos espaços entre os dentes, que podem acumular mais restos de comida em função dos bráquetes de um aparelho fixo.

Esse tipo de escova também é muito útil para as pessoas que têm um espaçamento maior entre os dentes, o que pode desencadear a formação de placa bacteriana ou tártaro e até evoluir para um quadro de cárie. Para esses casos, é extremamente necessário utilizar a escova interdental combinada ao fio dental e até mesmo à escova ortodôntica.

Como utilizar a escova ortodôntica?

Como já mencionamos, a escova ortodôntica possui cerdas com um corte interno em formato de V, que se adequam melhor aos bráquetes e limpam com mais precisão a superfície e as laterais dos dentes e do aparelho, removendo a placa bacteriana e os resíduos entre os dentes.

Por isso ela é tão indicada para pacientes que usam aparelho ortodôntico e possuem espaços reduzidos entre os dentes.

Como ela é parecida com as escovas convencionais, pode ser utilizada três vezes ao dia. O mesmo não podemos dizer da escova interdental, que deve ser usada à noite, por ser uma higienização mais demorada.

Na hora de fazer a escovação, você precisa encaixar a escova ortodôntica no aparelho e fazer movimentos leves de vai e vem. Também pode fazer movimentos circulares ou de “vassourinha” nas superfícies dos dentes onde não há arames ou bráquetes.

Como escolher a escova ortodôntica?

mulher com escova ortodôntica na mão

Para saber como escolher escova de dente ideal para a manutenção da sua saúde bucal, é importante levar alguns pontos em consideração, como verificar as cerdas, o formato e também o tipo. Sem dúvida nenhuma, para os usuários de aparelho fixo aconselha-se a escova de dente ortodôntica.

Feita a sua escolha pela escova ortodôntica que mais se adequa ao seu perfil, chegou a hora de seguir algumas dicas para o cotidiano que vão ajudar e muito na higiene. São elas:

  • Realizar a troca da escova de dente ortodôntica a cada três meses ou quando notar o desgaste das cerdas. É recomendado também realizar a substituição depois de um resfriado ou gripe, evitando permanência de germes e novas infecções;
  • Armazenar a escova em locais fechados, dentro do banheiro, por conta das partículas de fezes que ficam no ar após a descarga ser acionada;
  • Manter protegida com uma caixinha na hora de transportá-la, evitando o contato com outros objetos que possuam características inapropriadas para o contato com a boca;
  • Lavar sempre com água corrente e secar muito bem.

Onde comprar escova ortodôntica?

A escova ortodôntica é muito fácil de ser encontrada. Uma vez que o seu ortodontista indicou o uso da mesma, você pode comprar esse utensílio em qualquer farmácia ou até mesmo supermercado.

Conclusão

mulher sorrindo com escova ortodôntica

Como você pode notar, cada tipo de sorriso necessita de uma escova diferente. Por isso, o ideal é conversar com o seu ortodontista para saber qual a mais indicada para o seu caso.

De modo geral, os pacientes que utilizam aparelho fixo devem comprar a escova ortodôntica. Já aqueles que possuem espaços entre os dentes, que acumulam facilmente placas, podem usar a escova interdental.

Para saber mais sobre qual a melhor escova para você e também os tratamentos para manter o sorriso perfeito, entre em contato com a Clínica Eto Ortodontia Estética.