A notícia sobre a necessidade de fazer um tratamento de canal dentário, muita das vezes causa medo e tensão nos pacientes. Mas o que faz o procedimento mais realizado em consultórios odontológicos, ser também o mais temido?

A resposta é simples: a falta de informações sobre do que realmente se trata o tratamento odontológico. Mas nós da Ortoeto, estamos aqui para esclarecer as maiores dúvidas, bem como desmistificar os mitos sobre o tratamento de canal dentário, confira! 

O que é tratamento de canal? 

tratamento de canal tratamento de canal

Para um bom entendimento sobre o que é o tratamento de canal, precisamos começar deixando bem claro o que é um canal. 

O dente, apesar de mineralizado, não é uma estrutura maciça. Por isso, quando falamos de canal, estamos nos referindo a um “espaço” que existe dentro das raízes de cada dente. 

Esse espaço normalmente apresenta uma forma cônica e comprida, onde fica localizada a polpa do dente. A polpa, por sua vez, é a parte viva do dente, onde ficam os vasos sanguíneos e a inervação – ou seja, podemos dizer de certa forma que esse é o “coração” do dente. 

A polpa existe para proteger o dente acima de tudo. Sendo assim, quando existe alguma alteração na saúde daquele dente, a polpa imediatamente emite sinal de dor, indicando que alguma medida de reparo deve ser tomada.  Ou seja: a dor é uma das formas que o organismo tem para se defender.

Diante de uma cárie de estágio avançado, a primeira reação da polpa é emitir sinal de dor, além de levar células de defesa até a região afetada. 

Se não houver uma remoção da cárie, a inflamação da vai aumentando causando um inchaço, e já que o canal não tem como expandir por conta do dente ser mineralizado. 

Esse inchaço causado pelo avanço da cárie, caracteriza uma dor pulsante e latejante. Entretanto, mesmo com a remoção da cárie, a polpa já não consegue voltar para sua condição normal anatômica. Dessa forma, ela acaba perdendo sua função principal e é nesse momento que precisamos de um tratamento de canal. 

Dessa forma, o tratamento de canal tem como objetivo remover a polpa que já não tem mais função para aquele dente, e também remover as bactérias. Depois de removido, há um preenchimento do espaço do canal para que não haja uma nova contaminação por bactérias. 

Quando o tratamento de canal é necessário? 

tratamento de canal liquido usado no tratamento de canal

O tratamento de canal é indicado após exames clínicos do cirurgião dentista, avaliação e retirada de raio-x, e a confirmação de que o caso se trata de um comprometimento do tecido interno do dente, ou seja, a polpa. Isso pode ocorrer por conta de alguns motivos, tais como: 

Cárie profunda: 

Cáries profundas normalmente apresentam dor ou sensibilidade mediante a ingestão de alimentos doces ou gelados. Isso ocorre quando as bactérias já atingiram a polpa do dente, e sendo assim, uma simples restauração já não é o suficiente para resolver o problema. 

Trauma ou fraturas: 

Quando há algum acidente onde ocorre a quebra do dente, colocando assim e exposição a polpa, podendo ocorrer sangramento e dores intensas. 

Quando isso acontece, infelizmente não existe a possibilidade de reparo deste tecido. O mesmo acontece com traumas que não quebram o dente a ponto de expor a polpa, mas deixam uma sensibilidade e com o passar do tempo nota-se um escurecimento do dente afetado. 

Isso ocorre pelo fato do fluxo sanguíneo dentro do dente foi cessado, ocasionando então a necrose da polpa.

Alguns sinais que você pode estar precisando de um tratamento de canal 

A dor de dente é classificada como uma das piores dores que o ser humano pode sentir. Convenhamos, só quem experimentou essa sensação sabe que realmente é uma sensação péssima. 

Mas a dor é o que nos dá um alerta automático de que alguma coisa não está em perfeita harmonia para o bom andamento da saúde oral.

Entretanto, devemos estar atentos, pois apesar de clássica, a dor não é a única alerta que o nosso corpo dá quanto a isso. Outros sinais podem revelar se será ou não necessário um tratamento de canal.  

A seguir vamos mostrar alguns outros sintomas a serem observados: 

Inchaço ao redor do dente

Um sinal a ser observado, é se ao redor do dente apresenta algum edema (inchaço), ou até mesmo alguma protuberância na gengiva que está expelindo pus. 

Esses sinais indicam que algum dente da região pode estar com necrose pulpar (morte da polpa). Com a aglomeração de bactérias por conta da necrose, há uma contaminação ou inflamação da região, o que pode levar a abscessos no espaço próximo à ponta da raiz do dente.

Dor de dente:

Sendo o sinal mais frequente que você precisa sim de um tratamento de canal, essa dor recorrente de problemas na polpa, é de característica aguda e latejante, como se houvesse um coração batendo dentro do dente. 

Ela está atrelada também a sensibilidade quando a ingestão de alimentos frios ou quentes, outra característica dessa dor, é que ela não costuma passar mesmo com medicamentos, e piora quando você deita.

Como é feito o tratamento de canal? 

tratamento de canal  remedio para tratameno de canal

Muitas pessoas que vão em busca do tratamento de canal, normalmente chegam ao consultório do cirurgião dentista tensas, ansiosas, com medo… 

Esses sentimentos são causados muitas vezes porque elas não sabem como funciona o procedimento. E nós sabemos muito bem: tudo que é desconhecido costuma causar esse  tipo de tensão. 

Então estamos aqui para desmistificar, e tornar claro de forma simples e direta o passo a passo de como é feito o tratamento de canal. 

Anestesia

O primeiro passo para o procedimento é a anestesia, por mais que o paciente reclame do leve incômodo quando aplicada, ela é essencial para um maior conforto tanto do paciente, quanto do cirurgião dentista para começar o tratamento, pois uma vez anestesiado o paciente não precisa mais se preocupar em sentir dor. 

Isolamento e abertura do canal

O próximo passo é o isolamento do dente, é usado um material chamado lençol de borracha, que tem a função de isolar o dente a ser tratado dos demais. Esse processo além de facilitar o trabalho do dentista, elimina também as chances de acidentes, como engolir algum material, e também mantém a segurança de não cair nada da boca para dentro do dente que estará exposto.

Logo em seguida é necessário acessar o interior do dente, onde se encontra o canal. Nessa parte é onde se encontra o trabalho do famoso “motorzinho”, mas não se preocupe, pois já se encontra tudo anestesiado, lembra? 

Remoção da polpa morta ou infeccionada

Após acessar o canal do dente o cirurgião dentista fará a remoção da polpa morta ou infeccionada, nessa etapa os canais são limados, alargados e preparados para a serem preenchidos. Depois de limpo e alargado, o dentista fará a avaliação sobre precisar ou não de mais uma consulta para a finalização do tratamento. 

Quando o canal se encontra bastante contaminado, ou quando o canal permanece úmido mesmo depois da secagem (por conta que o corpo ainda está drenando pus ou alguma secreção), é colocada uma restauração provisória é um medicamento na cavidade, com o objetivo tanto de proteger, quanto de eliminar as bactérias que não foram eliminadas no momento da limpeza

Obturação dos canais

Depois dessa avaliação se será necessário ou não o uso de uma restauração provisória, chegamos na parte de conclusão do tratamento de canal. 

É necessário preencher o espaço onde se encontrava a polpa, para não correr riscos de um novo alojamento de bactérias, para isso é usado um tipo de material chamado Guta percha, feito de látex e com forma cônica. 

É selecionado o cone que mais se adapta ao canal específico, e ele é “colado” com um tipo de cimento usado na odontologia, que é compatível com o nosso organismo. 

Feito esse procedimento, o dente está pronto para uma restauração definitiva na coroa (parte de cima do dente).

Quanto tempo dura um tratamento de canal? 

tratamento de canal tratamento de canal completo

Um Tratamento de canal é um procedimento que é normalmente realizado muito rapidamente no consultório odontológico, pelo Endodontista (cirurgião dentista especializado em tratamento de canal)

Quando bem realizado, o tratamento de canal pode durar a vida toda. Mas é claro: isso não exclui os cuidados que você deve tomar com o dente tratado. Do mesmo modo, você deve manter os cuidados com os outros dentes, com escovação e fio dental

Aliás, não é porque o dente não tem mais polpa, que ele não está livre de cáries para todo o sempre, isso é um mito! 

Tratamento de canal escurece o dente? 

Essa preocupação aflige muitos dos pacientes, e é uma das perguntas mais recorrentes no consultório também quando o assunto é tratamento de canal:

“Dr. o meu dente vai escurecer após eu fazer o canal?” 

E aqui vamos com a resposta para esse questionamento. Com o avanço da odontologia e as técnicas usadas para o procedimento, normalmente não deixam os dentes mais escuros. Mas algumas outras situações infelizmente podem causar esse escurecimento. 

Primeiramente temos que ter em mente o que leva um dente a ficar escuro. No interior do dente, temos um complexo de vasos sanguíneos e nervos que é denominado polpa dental. 

Quando a pessoa sofre algum tipo de trauma, há um rompimento dos vasos sanguíneos presente na polpa, causando assim um tipo de hemorragia na região da cavidade pulpar.

Como esse sangue não tem pra onde extravasar, ele se espalha por toda região do dente. Em nosso sangue existe um elemento responsável por levar oxigênio para nossas células denominada hemoglobina, e é nela que encontramos o metal Ferro, que acaba se oxidando diante desses eventos. 

Esse sangue preso e oxidado indo para a parte mais externa, próxima ao esmalte, caracteriza a sensação de escurecimento do dente. 

“Mas o meu dente ficou escuro depois que eu fiz o canal” 

Diante dessa questão, temos alguns fatos que podem causar essa consequência. 

Se o paciente teve uma lesão de trauma, e houve uma demora para a procura do tratamento após essa ocorrência depois de fazer o tratamento de canal, o dente pode ficar escuro, visto que houve um extravasamento de sangue na parte interna do dente. 

O tratamento de canal realizado de maneira incorreta pode causar também o escurecimento do seu dente. 

Os materiais utilizados no procedimento, ficam diretamente em contato com a parede do dente, então se não houver uma boa higienização das paredes esse dente pode escurecer.

Outro motivo do escurecimento dental por conta de um tratamento de canal, são os materiais usados para o mesmo, antigamente era utilizados alguns tipos de produtos que tinham a tendência de manchar os dentes, devido a cor do próprio material, que poderia ser absorvido pelos dentes, ocorrendo assim a alteração da coloração dos mesmos. 

Dessa forma, é de grande importância ter em mente que além de procurar um cirurgião dentista imediatamente após qualquer tipo de trauma e fratura no dente, é válido se atentar a capacitação, seriedade e qualificação do profissional.

O que fazer após o tratamento de canal? 

tratamento de canal tratamento de canal doi mesmo com anestesia

Por mais que seja comum a realização do tratamento de canal, este não deixa de ser um tipo de procedimento cirúrgico. Por isso, para que a recuperação aconteça sem maiores problemas, algumas recomendações de cuidados devem ser seguidas.

Vamos listar a seguir os principais cuidados a serem tomados após a realização de um tratamento de canal. 

Evitar o consumo de alimentos duros: 

O seu dente precisa de um “repouso”, então evite comer alimentos duros, como torresmo, biscoitos, azeitonas, entre outros. 

Isso acontece pois depois do tratamento de canal, o dente ainda está com uma restauração provisória na coroa (parte de cima do dente). 

Como o nome já indica, este é um curativo provisório no dente, não garantindo a mesma resistência de um dente originalmente saudável. Se você consumir alimentos mais rígidos, ele curativo pode soltar, fraturando assim seu dente. 

Então, deve-se marcar o mais rápido possível a restauração definitiva com o cirurgião dentista clínico geral. 

Mantenha sua rotina de higiene bucal: 

Não há necessidade do receio de escovar o dente que foi tratado de canal, muito pelo contrário, é de grande importância manter os hábitos de higiene bucal para evitar o surgimento de novas cáries e outras doenças. 

O único cuidado especial quanto às condições pós-operatórias que deve ser tomado é fazer uma escovação de forma mais leve na região. 

Siga as orientações do seu cirurgião dentista: 

Manter em dia as visitas ao dentista para o acompanhamento do seu pós cirúrgico é de grande importância, além de seguir à risca todas as orientações que o mesmo te passar. O cuidado preventivo é a melhor forma de se evitar problemas futuros.

Tratamento de canal dói?

tratamento de canal beneficios do tratamento de canal

O motivo de medo e tensão dos pacientes sobre o tratamento de canal vem diretamente do medo da dor:

“Dr. preciso fazer um canal no meu dente, esse tratamento dói?” 

A resposta para esse questionamento é: Não! Ao contrário do que julgam muitos pacientes, o tratamento de canal não dói, e sim ajuda a aliviar a dor. 

O  tratamento de canal é feito de forma rápida, e totalmente livre de dor, uma vez que todo o procedimento é feito sob efeitos da anestesia local. 

Você pode sentir desconforto e sensibilidade alguns dias após o tratamento, mas isso é normal! Uma vez que o tratamento de canal é um micro cirurgia feita dentro do dente, e como qualquer cirurgia é uma ação invasiva ao nosso corpo. 

O seu cirurgião dentista pode fazer a prescrição de analgésicos para os cuidados pós cirúrgicos. Deve-se ficar atento se a dor permanecer por mais de duas semanas, ou se ela passar e depois volta, isso não indica normalidade no tratamento.

Então, caso aconteça, procure imediatamente seu cirurgião dentista, pois ele poderá fazer o acompanhamento e avaliação do seu caso. 

Onde fazer o tratamento de canal no Barreiro (BH)? 

“Estou com os sintomas descritos acima, e acho que preciso de um tratamento de canal, e agora? Onde devo ir?” 

Clínica Eto Unidade Barreiro

Se você mora em Belo Horizonte ou na RMBH, a clínica Eto no bairro Barreiro pode ser a sua melhor escolha. 

Com profissionais capacitados e tecnologia de ponta, os nossos cirurgiões dentistas farão uma avaliação para o seu diagnóstico, e logo em seguida darão início ao seu tratamento, livre de dor e demais preocupações. 

A clínica Eto conta com uma estrutura e uma equipe especializada em tratamento de canais, para melhor te atender. 

Conclusão

tratamento de canal tratamento de canal preco

Não deixe de fazer visitas periódicas ao seu dentista. Não deixe que as dores comecem a aparecer para acompanhar melhor a sua saúde oral. 

Embora haja muito “mistério” e até medo por boa parte das pessoas, a verdade é que o tratamento de canal é feito para que o paciente deixe de sentir dor. 

Sempre é bom lembrar que o tratamento deve ser feito com profissional experiente, o que fará com que a parte problemática do procedimento seja amenizada, fazendo com que este seja benéfico do início ao fim.

É importante lembrar ainda que o tratamento é um investimento para sua saúde, mas que a prevenção nos dá a garantia de uma qualidade de vida muito melhor!