Apesar de não ser uma das melhores sensações, muitas pessoas relatam que sofrem por ficar com a gengiva sangrando.
No entanto, as causas desses sangramentos podem ser os mais variados, e os tratamentos, também, podem ser os mais diversos.
Além disso, é importante ter em mente que, a gengiva sangrando também pode ser um alerta do nosso corpo, um sintoma para alguma outra doença ou até mesmo uma deficiência de vitaminas, ou ainda, a baixa imunidade.
Assim, é necessário estar bem atento às possíveis causas e sintomas que o nosso corpo emite, além de manter sempre em nossa agenda, as visitas à um dentista, para que os eventuais problemas sejam resolvidos, antes de um agravamento da situação.
Pensando nisso, trouxemos algumas possíveis causas destes sangramentos na gengiva e ainda algumas dicas que podem ajudar com esta situação um pouco delicada.
Causas possíveis para a gengiva estar sangrando
Como já mencionamos, existem diversas possíveis causas para o sangramento na gengiva e , estas causas podem ir de problemas mais simples como higiene até alguns mais complicados.
De certa forma, podemos dividir os sangramentos nas gengivas em três principais causas: sendo que, o mais comum, é a infecção causada pelo acúmulo de placa bacteriana.
No segundo tipo, temos as mesmas infecções causadas pelas placas bacterianas, mas essas se agravam muito quando há outras doenças crônicas envolvidas, como a diabetes.
Já no terceiro tipo de sangramento, este se manifesta por alguma complicação relacionada a alguma doença como a herpes ou HIV, ou ainda, quando há alterações hormonais, como as causadas pela gravidez.
Para entender melhor, vamos abordar melhor nos tópicos abaixo , cada uma dos principais motivos para as gengivas sangrarem.
Má escovação dos dentes
Podemos afirmar que a má escovação dos dentes é uma das principais causas para o sangramento na gengiva.
Sendo que, além de ser um dos principais motivos para a gengiva sangrar, pode ser também o começo para outras enfermidades mais graves nas gengivas.
Assim, apesar de ser do conhecimento de todos a importância da boa escovação, ainda é bem comum encontrarmos as pessoas que ainda não o fazem todas as vezes necessárias, ou ainda, que não fazem de forma correta.
Dessa maneira, a má escovação dos dentes, além de causar cáries, pode causar placas bacterianas, conhecidas como tártaro.
Sendo que, no caso do tártaro, apesar do sangramento incômodo, ele não causa dor, fazendo com que, muitas vezes as pessoas que estão com esse problemas acabem adiando cada vez mais a ida a um especialista, o que pode causar doenças mais graves.
Escova dental de má qualidade
A questão da escova de má qualidade está diretamente associada a problemas de má escovação como um todo, causando desde problemas como o mau hálito, como aqueles mais graves, incluindo as gengivites ou os sangramentos de forma geral.
A escolha da escova dental certa é parte primordial para a contribuição de uma higiene bucal correta e evitar doenças nas gengivas.
Neste sentido, é importante que o tamanho da escova seja adequado para a sua boca, encaixando de forma correta e, quanto as cerdas, é importante que sejam macias e finas, para que não causem atrito na gengiva.
Assim, cerdas de má qualidade podem acabar desgastando o esmalte de seus dentes e, com o passar do tempo, causar a retração gengival e sensibilidade dental, podendo ocasionar gengiva sangrando.
Outro ponto fundamental é o tempo de troca da escova dente, no qual a maioria dos especialistas sugere que ela seja feita a cada três meses ou quando as cerdas deformarem.
Placas bacterianas
As placas bacterianas também são conhecidas como biofilme dental. Estas placas são películas transparentes e pegajosas que se formam sobre a superfície do dente, normalmente causadas pelos restos de alimentos, acúmulo de bactérias e outros microorganismos que não são tirados com a escovação correta.
Logo de início, as placas bacterianas podem não ser muito preocupantes e causar apenas um aspecto áspero nos dentes. No entanto, quando não cuidada de forma correta, podem evoluir para problemas mais graves, como o tártaro e a gengivite.
Ambos acarretam em gengiva sangrando ou até mesmo problemas mais graves causados pelas bactérias.
Com isso, umas das principais formas de se evitar a placa bacteriana é manter a higiene bucal adequada, com a escovação correta, o uso de fio dental, enxaguante bucal e é claro, mantendo sempre as visitas ao dentista em dia.
Inflamação na gengiva
As inflamações na gengiva, ou gengivite, podem ser causadas, principalmente em decorrência das placas bacterianas que se depositam entre o dente e a gengiva, causando as gengivas inflamadas.
Sendo que, os principais sintomas da gengivite são: a alteração da cor da gengiva, chegando até ficar arroxeada, e o sangramento gengival.
A gengiva sangrando causada pelas inflamações acontecem principalmente ao escovar os dentes e ao usar o fio dental, ou ainda, mastigar alimentos duros e até mesmo, nos casos mais avançados, esses sangramentos podem ocorrer de forma espontânea.
No entanto, apesar das placas bacterianas serem umas das principais causas de gengivite, existem outros fatores que podem causar as inflamações na gengiva, como: tabagismo,
excesso de peso, gravidez, diabetes, medicamentos contraceptivos, alterações hormonais, déficits no sistema imunológico, menopausa, deficiência de vitaminas e consumo excessivo de bebidas alcóolicas.
Sempre é importante reforçar que a melhor forma de evitar as inflamações nas gengivas são os bons hábitos de higiene e alimentares, mas quando a gengivite já é um problema, é fundamental procurar um especialista, já que quando não tratadas de forma correta, as mesmas podem evoluir para um quadro mais grave, que são as periodontites.
Periodontite
Como falamos acima, a periodontite é a forma mais avançada das inflamações nas gengivas.
A periodontite é uma doença infecciosa e bacteriana, causada pela falta de tratamento das gengivites, que fazem com que os ossos e os tecidos que sustentam seus dentes tornem-se irreversivelmente danificados, causando a queda dos dentes.
O grande problema da periodontite é que muitas vezes as pessoas só buscam tratamento, quando os sintomas, como o sangramento e as gengivas inchadas, já estão muito graves e agressivas, o que já pode ser um pouco tarde para um tratamento.
Assim, além da perda dos dentes, a periodontite pode causar diversos problemas à saúde de forma geral, já que as bactérias podem entrar na corrente sanguínea e causar até infartos, por exemplo.
De forma geral, a melhor forma de tratamento para periodontites é com o uso combinado de antibióticos, antiinflamatórios e até mesmo, cirurgia, mas que deve ser indicado pelo dentista responsável.
Alimentação fraca em termos de vitaminas
Como dito acima, um dos principais motivos para os sangramentos na gengiva são os problemas com hábitos de higiene bucal, como a má escovação.
No entanto, em alguns casos, problemas hormonais e problemas com alimentação podem causar gengiva sangrando.
E uma das principais vitaminas responsáveis pelos tecidos da gengiva é a Vitamina C.
A Vitamina C ajuda a manter e reparar os ossos, dentes e cartilagens, bem como ajuda na cura de feridas. Assim, quando há uma deficiência desta vitamina, as gengivas podem ser afetadas.
Outra vitamina fundamental para a saúde dos dentes e gengivas é a Vitamina K, que é responsável por depositar o cálcio necessário para os dentes, mantendo a saúde bucal.
A Vitamina K está presente em alimentos como: espinafre, brócolis, fígado, gema de ovo e queijo, e sua deficiência, além de causar gengiva sangrando, pode ainda causar problemas à formação cálcica.
O que fazer caso a gengiva esteja sangrando
Como os sangramentos na gengiva são muitos comuns, as pessoas não levam a sério os problemas e riscos à saúde que podem ser causados, já que podemos dizer que, de certa forma, quando as nossas gengivas começam a sangrar, é uma forma do nosso corpo nos alertar de que alguma coisa não está bem.
Assim, quem sofre de gengiva sangrando durante ou após a escovação dos dentes, ao ingerir alimentos mais consistentes, ou ainda, nos casos mais preocupantes, quando ocorrem sozinhos, é fundamental que alguns sejam observados alguns sinais de alerta.
E apesar dos sangramentos na gengiva terem diversas causas, que variam desde problemas hormonais, alimentação e outros problemas de saúde, umas das principais causas são os problemas relacionados à falta de higiene ou à má escovação dos dentes.
Neste sentido, há diversos hábitos que podem ser adotados que podem evitar os sangramentos e até mesmo fazer com que os sangramentos cessem.
Mantenha a higiene bucal em dia
Conforme já falamos acima, um dos principais motivos para o motivo do sangramento das gengivas é o surgimento das placas bacterianas, que de forma geral são causadas, principalmente, pela má higiene.
Quando não tratadas, as placas bacterianas causam o tártaro, que por sua vez pode levar à gengivite e até mesmo a periodontite.
Neste caso, nos primeiros sinais de gengiva sangrando, é muito importante que redobre os cuidados com a higiene bucal, já que as bactérias que causam as placas bacterianas se acumulam no dente quando não há uma correta escovação.
Assim, é fundamental que, para uma boa saúde dos dentes e gengivas, mantenha-se a escovação no mínimo três vezes ao dia e usando o fio dental, pelo menos uma vez ao dia.
Pensando nisso, separamos aqui, uma passo a passo bem simples, para uma boa e correta higienização:
- Escolha o creme dental – há uma infinidade de ofertas de cremes dentais disponíveis no mercado. Assim, é fundamental que escolha os produtos que melhor se adequem ao seu tipo de dente ou as suas necessidades específicas para o momento.
- Faça movimentos suaves – a remoção das placas ou bactérias não se dá pela força aplicada. Assim, o ideal é segurar a escova em um ângulo aproximado de 45º e começar deslizando as cerdas em movimentos circulares para frente e para trás, tanto sobre a parte frontal quanto sobre a parte posterior da arcada. Não é necessário pressionar a gengiva ou os dentes.
- Higienize a língua – a língua é uma parte esquecida muitas vezes na hora da escovação, o que acaba acumulando bactérias na boca, que podem causar mau hálito ou inflamações. Existem alguns limpadores específicos de língua, mas é possível fazer com a sua própria escova, também realizando movimentos leves e circulares.
- Cuidado com a escova dental – podemos dizer que as escovas dentais merecem todo um cuidado especial, por isso, vamos abordar melhor todos os cuidados necessários com a sua escova no tópico abaixo.
- Uso correto do fio dental – assim como a escova e o creme dental correto, o uso do fio dental é fundamental para a saúde das suas gengivas e dentes, já que ele alcança regiões que normalmente a escova não chega. Dessa forma, apesar de ser algo muito simples de ser feito, muitas pessoas ainda utilizam o fio dental de forma errada.
- Escove os dentes sempre após as refeições – este é outro ponto que a grande maioria das pessoas sabe, mas no entanto, não pratica. É importante ressaltar que a escovação após as refeições evita que as bactérias fiquem mais tempo em contato com os seus dentes.
Utilize produtos adequados de higiene bucal
Na verdade, não adianta muito manter a escovação três ao dia, se você não possui uma escova dental adequada ou um fio dental correto.
Assim, tão importante quanto a frequência da escovação é a qualidade dos produtos que você utiliza no seu dia a dia.
Dessa forma, é fundamental uma escova dental com cerdas macias, que limpe melhor e com mais profundidade os seus dentes e a sua gengiva, já que as cerdas mais duras acabam só causando mais irritação.
O fio dental também deve ser escolhido com o espaçamento correto dos seus dentes, para que não cause atrito desnecessário com as suas gengivas.
A escovação feita de forma incorreta e com produtos inadequados, além de causar sangramentos podem causar retração gengival.
Sendo ainda importante frisar que é fundamental escolher o local correto para guardar as suas escovas de dente, já que o armazenamento incorreto da sua pode acarretar a proliferação de bactérias prejudiciais à saúde da boca.
Tenha bons hábitos alimentares
A gengiva sangrando pode ser um grande sinal de alerta para os alguns problemas de saúde mais graves, entre eles as faltas de vitaminas e sais minerais.
Então, quando há gengiva sangrando é importante rever a sua alimentação, incluindo mais verduras e legumes, para aumentar a quantidade de vitaminas necessárias para uma boa saúde da gengiva e dos dentes.
Mas, é importante lembrar sempre que é importante consultar um dentista e um médico especialista para verificar as eventuais deficiências de vitaminas, que além de indicar hábitos alimentares melhores, pode ainda, se for o caso, indicar uma suplementação alimentar.
Além disso, é necessário diminuir a quantidade de açúcar ingerido, inclusive reduzindo a ingestão de carboidratos, que contém altos índices glicêmicos.
Isso porque, ao ingerir alimentos com excesso de açúcar, você alimenta as bactérias presentes na boca, que digerem os alimentos que você come e se alimentam especificamente de açúcar, produzindo ácidos que podem dissolver lentamente o esmalte dos dentes e causar a cárie e problemas nas gengivas.
Consulte regularmente o seu dentista
Infelizmente, a grande maioria das pessoas só procura os dentistas quando sentem algum tipo de dor, o que pode ser muito tarde para o tratamento de algumas doenças.
Assim, as melhores medidas de prevenção quanto às doenças bucais é a visita frequente ao dentista, sendo que, recomenda-se que esta visita ocorra no mínimo em um intervalo de seis meses.
No entanto, estas visitas podem ser em intervalos diferenciados, de acordo com o quadro clínico do paciente, ou ainda, em casos de crianças, que necessitam de um acompanhamento mais próximo.
Nas consultas periódicas são realizadas, principalmente, limpezas e remoção de placas bacterianas, evitando-se assim, problemas mais graves, como a periodontite.
Ainda é possível consultar o dentista para saber mais ou rever os hábitos de higiene, e ainda, no caso das crianças, aprender a forma correta de escovar os dentes e passar o fio dental.
Além disso, havendo as consultas frequentes, é bem pouco provável que o paciente venha a sentir dor com esses problemas dentais.
Conclusão
Podemos concluir que a gengiva sangrando, apesar de não parecer, ou ainda, não ser tão levada a sério, é um problema bucal que pode trazer grandes problemas à saúde das gengivas e até mesmo, da sua saúde como um todo.
No entanto, apesar de ser incômodo, a gengiva sangrando tem tratamento, mas precisa ser diagnosticada e tratada o quanto antes.
Assim, reforçamos a necessidade de consultar um dentista em um intervalo de no mínimo de seis meses e manter sempre os hábitos de higiene em casa, com a escovação de no mínimo três vezes ao dia e o uso do fio dental.
Para conhecer mais sobre o assunto, acompanhe o nosso blog.