No início de um tratamento com o uso de aparelho dentário, é muito comum a utilização do elástico ortodôntico. E assim, diversas são as dúvidas que podem surgir sobre a maneira de como utilizá-lo para atingir o resultado esperado.

Em alguns casos, o uso do elástico de aparelho pode ser incômodo para algumas pessoas e, por conta disso, ele deixa de ser usado em tempo integral, o que pode ser muito prejudicial para quem deseja um sorriso alinhado.

Para que isso não ocorra, é fundamental que o usuário saiba a importância e a função desse utensílio, uma vez que o tempo determinado para a utilização desse acessório é diretamente proporcional ao empenho e à contribuição do paciente.

No post de hoje falaremos um pouco mais sobre as principais questões relacionadas ao elástico ortodôntico para que a sua utilização seja sempre adequada, e os cuidados indicados pelo dentista. Continue a leitura!

O que é o elástico ortodôntico?

Antes de falarmos sobre a função e importância dos elásticos ortodônticos é fundamental explicarmos o que são esses utensílios tão utilizados em Ortodontia.

De modo geral podemos dizer que eles são responsáveis por melhorar o encaixe entre os dentes e podem ser utilizados em diversas posições, conforme a indicação do dentista e os resultados esperados. Isso porque eles auxiliam a corrigir a posição anteroposterior e transversal das arcadas, o que os tornam essenciais para os casos de mordida cruzada.

O elástico ortodôntico fica preso nos ganchos do aparelho e precisa ser em tempo integral, podendo ser removido apenas durante a escovação e alimentação.

Para que serve o elástico ortodôntico?

mulher sorrindo com elástico ortodôntico

Como são usados junto com o aparelho fixo, os elásticos ortodônticos acabam auxiliando nas movimentações dentárias. Podemos citar entre as suas principais funções:

  • Projetar a mandíbula para frente (protrusão), para trás (retrusão) e para os lados;
  • Ancorar os dentes e estimular o crescimento da maxila;
  • Diminuir o tempo do tratamento e acelerar os resultados.

É importante ressaltar que a função do elástico de aparelho é sempre direcionada ao caso que está sendo tratado. É por isso que existem diferentes espessuras de elástico e formas de colocá-los dentro da boca.

O que podemos observar é que o uso do utensílio é imprescindível para quem deseja ter um sorriso esteticamente agradável. E as chances de o paciente interromper o tratamento ortodôntico são menores, devido à maior eficiência do processo e a menor duração.

Em quais casos o elástico ortodôntico é indicado?

mulher mostrando elástico ortodôntico

Não há regra para o uso do elástico ortodôntico. Ele pode ser indicado em qualquer momento do tratamento, sendo utilizado em 99% dos tratamentos ortodônticos.

Normalmente, eles são recomendados em casos de correção das más oclusões, desvios de linha média, para melhorar o encaixe dos dentes, corrigir mordidas cruzadas e inúmeras outras possibilidades.

Existem algumas contraindicações do uso do elástico ortodôntico e entre elas está a alergia ao látex. Entretanto, para solucionar esse problema, a indústria de utensílios ortodônticos já desenvolveu elásticos feitos com outros materiais para serem utilizados por pacientes alérgicos.

É fundamental que o paciente tenha consciência de que o uso indevido dos elásticos, sem controle de um ortodontista, pode causar prejuízos graves para a saúde bucal do paciente, resultando em reabsorção de raiz, perda óssea, retração de gengiva, além de desequilíbrio da mordida, já que movimenta os dentes para a posição errada.

Quanto tempo tem que ficar com o elástico ortodôntico?

O tempo que o paciente precisa ficar com o elástico ortodôntico varia de acordo com o tipo de tratamento, as manobras ortodônticas realizadas pelo profissional e, é claro, a colaboração do paciente.

Sendo assim, quanto mais o paciente usar o elástico de aparelho, menos tempo irá ficar com os mesmos. Portanto, por mais incômodo que seja, procure usar o acessório no seu tratamento ortodôntico e faça as devidas limpezas que ele merece.

Como aliviar a dor do elástico ortodôntico?

mulher mostrando escovas de dente elástico ortodôntico

É comum que alguns pacientes sintam dor ao utilizar o elástico ortodôntico, principalmente em tratamentos com aparelho autoligado, a fim de diminuir o atrito durante a movimentação.

A dor com variação de temperatura pode estar ligada a retração gengival, entre outros aspectos que devem ser melhor investigados. Contudo o ortodontista poderá tranquilizar o paciente e indicar algumas formas de aliviar o incômodo. Veja abaixo algumas dessas  dicas.

Mude a sua dieta

Assim que colocar o elástico ortodôntico, dê preferência para os alimentos moles, logo nos primeiros dias após a colocação do aparelho dentário. Isso porque nas primeiras 24 depois do início do tratamento, o ideal é consumir alimentos que exigem menor mastigação, como sopas, purês, iogurte e vitaminas.

Além disso, uma ótima dica é comer alimentos frios ou gelados, como sorvete, que ajudam a aliviar o desconforto, pois têm um efeito analgésico natural.

Você ainda pode colocar um cubo de gelo em sua boca, perto do local que está doendo mais. Isso vai anestesiar a boca e diminuir eventuais inflamações.

Evite alimentos e bebidas ácidos, pois por conterem ácido cítrico, podem piorar eventuais feridas na boca, que são comuns após a colocação do aparelho dentário.

Use analgésicos para aliviar o desconforto

Quando a dor for muito forte, o paciente poderá fazer uso de analgésicos, como o paracetamol (Tylenol), para aliviar o desconforto gerado pelo aparelho e pelo elástico ortodôntico.

É importante tomar esse remédio depois de um lanche ou refeição, pois ele pode causar azia se estiver de estômago vazio. Além disso, consulte o seu ortodontista para garantir a dose adequada e saber se você não tem alergia à medicação.

Dicas caseiras

Algumas dicas caseiras podem aliviar o desconforto dos elásticos de aparelhos e de tratar eventuais feridas que possam ter sido causadas pelo atrito do mesmo contra as partes internas das bochechas.

Uma delas é o bochecho de água com sal. Para isso, coloque uma colher de chá de sal refinado comum em um copo de água morna. Agitar até dissolver todo o sal. Encha a boca com esta mistura e bocheche com cuidado durante cerca de um minuto antes de cuspir.  Repita várias vezes ao dia, principalmente nos primeiros dias e sempre que você estiver sentindo mais dor do que o normal.

Uma outra dica é a cera ortodôntica que protege o interior da boca, formando uma barreira com o aparelho. Pode ser encontrada em farmácias ou até mesmo dado como amostra grátis pelo seu dentista.

Altere os seus hábitos de higiene bucal

Você sabia que os hábitos da higiene bucal também podem contribuir para a diminuição do desconforto causado pelo aparelho dentário?

Sendo assim, é fundamental que você escolha um creme dental para dentes sensíveis, que contêm uma substância química (nitrato de potássio) que ajuda a reduzir a sensibilidade, além de proteger os nervos das gengivas.

Outro ponto importante é o uso de uma escova de cerdas macias, pois haverá menos atrito e agressões aos seus dentes e gengivas durante a escovação dos dentes.

Pode dormir com elástico ortodôntico?

É fundamental utilizar o elástico ortodôntico para dormir, pois durante as horas de sono, entre 6 a 8 horas por dia, você acaba ganhando mais tempo de uso do mesmo.

Tem que tirar o elástico ortodôntico do aparelho para comer?

Como já falamos ao longo do texto, quanto mais tempo o paciente usar o elástico ortodôntico, mais rápido será o tratamento. Porém, durante as refeições, por questões de higiene, é fundamental que ele seja removido.

Um outro momento que requer que o elástico de aparelho seja retirado é durante a escovação, para que a higiene oral seja realizada da melhor maneira possível.

Cuidados durante o tratamento com aparelho ortodôntico

E claro que o uso de elásticos ortodônticos junto com aparelho dental requer alguns cuidados durante o tratamento.

E o principal deles é o uso no local indicado pelo ortodontista, fazendo as trocas no tempo correto, a fim de garantir a força necessária constante. Também é fundamental as visitas regulares ao dentista para que o tratamento seja tranquilo e com o mínimo de intercorrências.

Dentre outros cuidados podemos citar:

  • As argolas precisam ser trocadas uma vez ao dia para não perderem a força e não atrapalharem a movimentação dentária;
  • O paciente deve posicionar os elásticos exatamente no local indicado pelo ortodontista. Assim, o utensílio será mais eficaz e menos incômodo;
  • Evitar ficar “brincando” com os elásticos (isso é muito comum ao ficar abrindo e fechando a boca sem motivo);
  • Manter sempre a higiene bucal e também do aparelho.

Conclusão

vários elástico ortodôntico

O uso de elástico ortodôntico é muito importante durante o tratamento com aparelho dentário. Apesar de causarem certo incômodo, para se obter o resultado desejado é ideal usá-lo da forma que foi recomendada.

Como falamos ao longo do post de hoje, os elásticos ortodônticos apresentam ótimos resultados, acelerando o tratamento e permitindo a retirada do aparelho fixo mais rapidamente.

Sendo assim, se o seu ortodontista recomendou o uso do utensílio, faça-o corretamente.

Você já sabia que o elástico ortodôntico era tão importante no tratamento com aparelho fixo? Então não deixe de acompanhar o nosso blog para saber mais sobre esse e outros assuntos!