Estamos sujeitos a imprevistos ao longo de nossas vidas, alguns sendo mais graves que outros, que é o caso de um dente quebrado. 

Ninguém espera passar por essa situação, e por muita das vezes acontecem antecedendo um evento importante, ou até mesmo você já estando neste evento. 

Só de pensar na situação já bate aquela aflição e ansiedade, né?  Isso acontece pois a falta de informação nos deixa desesperados, de imediato ficamos preocupados com a estética, ainda mais se for um dos dentes frontais. 

Normalmente, para piorar o caso, isso acontece nos finais de semana ou feriados, onde não há nenhum cirurgião dentista para te atender, e você passa um aperto!!

“Tem como colar o dente de volta?”

“Preciso achar o pedaço do dente quebrado?” 

“Vou precisar de fazer canal?” 

“Qual especialidade odontológica devo procurar?” 

Essas são algumas das dúvidas mais recorrentes após essa situação, mas não se preocupe! Vamos sanar todas elas nesse artigo, e te passar todas as orientações para você saber exatamente o que fazer. 

O que pode causar a quebra de um dente? 

dente quebrado restauracao dente quebrado

Quebrar um dente é um acidente muito corriqueiro e pode afetar pessoas de qualquer idade. Essas fraturas recorrentes de traumas, podem atingir uma ou mais estruturas do dente. 

E o comprometimento dessas estruturas será avaliado pelo dentista, pois isso determinará a complexidade do tratamento. 

O nosso dente é formado por três estruturas: Esmalte, dentina e polpa. 

O esmalte é a parte mais superficial, sendo a estrutura mais rígida, ele que protege o dente. 

Já a dentina é mais “mole”, e faz a comunicação na parte interna do dente. 

Por fim, a polpa é a parte viva, e é conhecida também como o “coração” do dente. Ele tem esse nome pois responde a estímulos como calor e frio, além de levar nutrientes aos dentes. 

Os traumas e fraturas podem atingir o dente de diversas formas quanto a estrutura, e serem causadas por vários modos também. 

A primeira coisa que pensamos quando se fala sobre dente quebrado, é que a pessoa sofreu alguma queda, ou algum tipo de acidente de impacto. 

Mas queixas como “Dr., meu dente quebrou do nada” também são recorrentes no consultório. E por mais que pareça impossível, alguns fatores podem realmente colaborar para essa situação. 

Uma das causas pode estar relacionada ao bruxismo. Nesses casos, o paciente tem o hábito de ranger os dentes, ou até mesmo apertar uns contra os outros. 

Diante disso, com o passar do tempo o esmalte do dente forma pequenas trincas que vão quebrando também por conta do desgaste. 

No caso de dentes com restaurações que ocupam mais de 50% do espaço dentário, esse dente fica mais frágil, sendo assim mais suscetível  à fratura dependendo da dieta do paciente.

Dentes com posição errada também são grandes candidatos a algum tipo de fratura.

 A ortodontia tem se tornado cada vez mais importante, muitas pessoas têm a falsa ideia que o aparelho ortodôntico está só relacionado a estética, mas não! 

Ele tem o papel funcional, é de extrema importância que exista o alinhamento dos dentes para que não haja a sobrecarga em um dente específico, onde muita das vezes pode levar a fratura do dente.  

“Meu dente não tinha restauração, e nenhum tipo de canal tratado, por que ele fraturou?” 

Muitas das vezes ocorrem cáries entre os dentes, e elas vão corroendo deixando esse dente oco, então quando o paciente morde algum alimento mais rígido em cima desse dente comprometido, pode acontecer a fratura. 

Dente quebrado: o que fazer de imediato? 

dente quebrado bloco dente quebrado

Normalmente a primeira reação que temos após perceber que quebramos um dente, é o desespero. Pois é inevitável que o primeiro pensamento seja a preocupação com a estética dentária. 

Mas devemos manter a calma e pensar rápido em o que fazer, pois os primeiros socorros são essenciais para o bom andamento da restauração do seu dente. 

Sendo assim, preparamos um passo a passo do que você deve fazer mediante essa situação. 

Procure e limpe o fragmento quebrado

Uma das primeiras atitudes a serem tomadas após uma lesão dentária, é procurar o pedaço do dente danificado. 

Pois isso, muita das vezes, garante a restauração sem a necessidade do uso de resina, ou seja, seu dente será restaurado com o próprio pedaço “original de fábrica”. 

Limpar o fragmento encontrado é muito importante também, o ideal é lavá-lo com água corrente ou soro. Em hipótese alguma utilize buchas e escovas de lavar roupa para limpar a unidade dentária. 

Pois o dente é conectado ao alvéolo (buraco onde se encaixa o dente) através de fibras do ligamento periodontal, então ao esfregar essas fibras são danificadas, podendo assim dificultar a colocação do dente de volta ao alvéolo. 

Conserve o pedaço

Se foi quebrado apenas um pequeno fragmento do dente, quando não apresenta nenhum ponto avermelhado nessa lesão, significa que você quebrou superficialmente seu dente, ou seja, não houve comprometimento da polpa. 

Desse modo, o dente avulsionado pode ser conservado em soro, água mineral ou leite, pois isso ajudará o dente a não desidratar mudando assim sua cor original.  

Limpe a região afetada 

Caso a região afetada esteja apresentando um certo fluxo sanguíneo, evite ficar cuspindo, pois quanto mais você cospe, mais estímulo esse sangramento tem. 

O ideal é lavar a região em água corrente, sem fazer bochechos, e procurar o mais rápido possível o cirurgião dentista. 

Procure um dentista

Nunca tente colar o dente sozinho em casa. Só um dentista sabe posicionar corretamente o fragmento, e tem todos os materiais ideal para isso. 

Em todos os casos de fratura no dente, é importante procurar um profissional da área, mas o caso de quebra na raiz é bem mais grave, e pode causar dores espontâneas após a fratura. 

Há casos que o trauma é apenas no esmalte do dente, por esse motivo as pessoas nem chegam a procurar o dentista, com a desculpa “foi só uma lasquinha”. 

Mas esse dente lascado, pode estar comprometido internamente, e com o passar do tempo pode ir se deteriorando, com isso aparecendo dores e demais problemas causados por essa “lasquinha”. 

Procurar o dentista é sempre a melhor solução nesses casos. 

Quais os tratamentos para dente quebrado? 

dente quebrado dente quebrado na raiz

Por mais desesperador que seja passar pela situação de ter um dente quebrado, hoje em dia temos muitos tratamentos para reverter esse quadro. 

Mas é de extrema importância que você procure seu cirurgião dentista o mais rápido possível mediante essa situação, a fim dele avaliar qual tratamento melhor se enquadra no seu caso.  

A seguir mostraremos a lista de tratamentos indicados especificamente para cada grau de fratura dentária. 

Polimento

O paciente mesmo sofrendo um grau de fratura leve, deve procurar o cirurgião dentista. 

Nesses casos de leves danos, o tratamento indicado é o polimento, que consiste em desgastar o pedaço do dente quebrado, a fim de abaular e retirar as superfícies cortantes. 

Desse modo o dente fica mais liso e é recuperado o seu formato original, garantindo conforto e a boa funcionalidade do sistema dentário. 

Restauração 

O tratamento de restauração é indicado para fraturas de grau leve ou médio. 

Quando o paciente não acha o pedaço do dente que foi avulsionado, ou faz o armazenamento incorreto impossibilitando a utilização desse pedaço para a colagem do fragmento, é necessário então reconstruí-la com resina, a modo de devolver a forma anatômica e o bom andamento de sua  funcionalidade. 

Colocação de coroa

Indicado para grau de fratura grande, a colocação de coroa é necessária para reabilitação da funcionalidade do dente. Para a reprodução das formas anatômicas originais do dente, é feito uma coroa de porcelana. 

Nesses tipos de fratura, normalmente o paciente teve a parte interna do dente exposta, ou seja a polpa, o que leva muita dor, o que leva assim então a necessidade de fazer, antes mesmo da colocação de coroa, o tratamento de canal. 

Cimentação 

Neste caso, apesar de haver algumas restrições alimentares após o procedimento, ainda assim traz grande funcionalidade e boa estética para o sorriso. 

A cimentação ocorre quando o pedaço do dente quebrado não é muito grande, e o paciente conseguiu seguir todo o procedimento de uma boa e eficiente conservação deste, até chegar no cirurgião dentista. 

Mesmo sendo parte do dente, a resistência deste não será a mesma que um dente íntegro.

Dessa forma, cuidados maiores deverão ser tomados quanto a alimentação desse paciente evitando-se alimentos muito duros, ou extravagâncias como colocar muita força em cima dos dentes restaurados como ao morder uma maçã ou comer milho diretamente da espiga.

Extração 

A extração é a solução em fratura de grau alto, onde ocorre a fratura da raiz dental, o paciente consegue até ouvir o barulho da raiz sendo fraturada e os ligamentos rompidos. 

A primeira ação do cirurgião dentista nesses casos, é fazer o raio x do local para obter mais detalhes sobre a, e se realmente for afirmada a fratura da raiz, a próxima ação é a remoção do dente. 

Para a harmonização estética da arcada dentária do paciente, e a restauração do dente extraído dessa arcada, é recomendado a colocação de uma prótese dental. 

Como evitar a quebra do dente?

dente quebrado dente quebrado com canal aberto

Cortar fita adesiva com a boca, abrir sachês de ketchup, cortar pedaço de linha de costura, e abrir tampas de garrafa utilizando os dentes. 

Todos esses hábitos vão dia a dia fragilizando o seu dente, e o risco de acontecer um acidente e ter um dente quebrado é muito grande.

Além desses hábitos, existem alguns alimentos famosos para quebrar o dente, que apesar de muito deliciosos são bem perigosos e temos que ficar atentos, como o torresmo, amendoim, pirulito e balas duras. 

Muita gente quebra ou estraga os reparos já feitos nos dentes da frente, quando já tem uma restauração, é importante lembrar, que principalmente nesses dentes, a resistência não será a mesma que a de um dente hígido. 

Outro motivo que leva à fratura do dente, é quando este está cariado. Muitas vezes, o dente por fora aparenta estar totalmente perfeito, mas por dentro está enfraquecido por tecido cariado. 

Para evitar tal situação, você precisa fazer visitas periódicas ao seu dentista, e fazer a higienização adequada dos seus dentes. Se você evita o processo de cárie no seu dente, você também vai evitar fraturas. 

Por mais inusitado que pareça, suas próprias restaurações podem causar fraturas nos seus dentes! 

As restaurações de amálgama são as vilãs neste tópico. Elas são aquelas restaurações escuras e metálicas que eram feitas antigamente, ainda mais se forem grandes. 

Para reverter essa situação, você pode procurar seu cirurgião dentista e solicitar a substituição das suas restaurações de amálgama, para restaurações em resina. 

Canais malfeitos com excesso de pinos, ou pinos muito volumosos  também são um problema quando o assunto é fraturar o dente. 

Isso está ligado diretamente com a qualidade do serviço do profissional que te atendeu, por isso é de suma importância a escolha de um profissional competente e de sua confiança, que realmente tenha zelo por sua saúde bucal. 

Um bom profissional sabe quando um canal foi ou não bem feito, então não entregue a sua saúde bucal nas mãos de qualquer um, pois isso pode resultar em consequências terríveis. 

Mais um vilão da fratura dental, é o bruxismo. O bruxismo é resultante de estresse, e está cada vez mais comum nas clínicas odontológicas. 

Pacientes que desenvolvem a parafunção oral por motivos de rotinas corridas e altamente estressantes. 

Mas além de estresse, o bruxismo pode ser hereditário ou até mesmo ser desenvolvido por questões medicamentosas. 

Por mais que você não tenha uma rotina estressante, ou casos de bruxismo na família, mas por qualquer motivo começou um tratamento com alguma medicação que pode te induzir ao bruxismo. 

E essa parafunção é um fator muito significativo na questão fratura, então mais uma vez reforçando a importância de fazer visitas periódicas ao seu dentista, pois ele saberá fazer o diagnóstico e te recomendar algum tipo de tratamento quanto a isso.

Procure um dentista em caso de dente quebrado

dente quebrado dente quebrado por carie tem conserto

As visitas de seis em seis meses, no mínimo, ao dentista é muito importante para a prevenção de muitas doenças, e problemas bucais, e com relação a fratura não seria diferente. 

A não ser em casos de acidentes ou quedas, uma fratura pode ser sim pré diagnosticada, e evitada em uma consulta odontológica de rotina. 

O cirurgião dentista pode te passar tratamentos preventivos, e te dar dicas de como evitar danos futuros com relação a uma fratura, mas caso já tenha acontecido procure imediatamente um dentista. 

“Mas qual dentista eu devo procurar???” 

O ramo da odontologia que tem a especialidade de tratar situações como essa de restauração em dentes fraturados é a dentística. 

Mesmo a dentística estando relacionada diretamente à estética dentre as especialidades odontológicas, não é somente para isso que essa especialidade atua. Não tem nada que pague o sorriso de um paciente com a auto estima restaurada, mas não adianta trabalhar somente a autoestima do paciente, por isso os especialistas na área de dentística trabalham juntando “o útil ao agradável”

Esses profissionais prezam também por devolver a anatomia e a funcionalidade de cada dente restaurado. 

Desse jeito eles previnem futuras situações de fraturas ou trincos, por motivos de mal posicionamento do elemento dentário.

Clínica Eto Odontologia geral – Unidade Barreiro 

“Meu dente quebrou!!!” Agora que você tem todas as informações necessárias sobre o que fazer nessa situação, sabe que manter a calma é a primeira coisa a se fazer, e logo em seguida procurar o cirurgião dentista mais próximo. 

Mas vimos também no artigo que é substancial procurar um profissional especializado e de confiança para te socorrer nessas horas de desespero, e fazer um ótimo tratamento. 

Então, se você mora em Belo Horizonte ou na região metropolitana de BH, a Clínica Eto pode ser sua melhor escolha, e estaremos de portas abertas para te receber com todo cuidado e profissionalismo. 

Contamos com uma equipe especializada, e de prontidão para te atender. 

Munidos com uma tecnologia de ponta, nos da Clinica Eto, faremos uma avaliação e exames, para diagnosticar o melhor tratamento para o seu caso e o personalizar de acordo com suas necessidades. 

Devolvendo para você muito mais que um sorriso perfeito, um sorriso saudável. 

Conclusão

dente quebrado dente quebrado

Não deixe de fazer visitas periódicas ao seu cirurgião dentista. 

E lembre-se ainda que investir em um tratamento especializado e de boa qualidade, é ser visionário, estar investindo na sua saúde, mas ainda assim a prevenção é o melhor investimento! 

Quer saber mais? Continue lendo sobre saúde oral em nosso Blog!