A Ortodontia é a área de atuação da Odontologia na qual o cirurgião dentista corrige alterações de posição dos dentes em relação à face. Devido a demanda das pessoas por aparelhos estéticos, surgiu um aparelho ortodôntico que é colado na superfície lingual dos dentes (parte de trás dos dentes), o aparelho lingual.

Existem muitos pontos positivos em usar esse tipo de aparelho, entre eles está a questão estética.

No post de hoje falaremos um pouco mais sobre como funciona o aparelho lingual, que possui bráquetes assim como o modelo tradicional, porém ficam posicionados atrás dos dentes. Boa leitura!

O quê é o aparelho lingual?

aparelho lingual sorriso

O aparelho lingual é considerado um tipo de aparelho ortodôntico invisível para as outras pessoas, pois a sua estrutura é colocada na parte de trás dos dentes para corrigir desvios no crescimento e no desenvolvimento da dentição.

Seu mecanismo de ação é o mesmo dos aparelhos ortodônticos fixos, onde os fios entram nos bráquetes (peças do aparelho) e promovem o movimento dos dentes. A diferença é que estes bráquetes ficam posicionados na parte de trás dos dentes, permitindo que o sorriso do paciente fique natural mesmo durante o tempo de uso do aparelho.

Essa modalidade da Ortodontia não chega a ser uma novidade nos consultórios odontológicos, mas surge como uma ótima opção para aqueles pacientes que desejam alinhar o sorriso sem comprometer a sua aparência ao longo do tratamento.

Na maioria das vezes, esse tipo de acessório leva o mesmo tempo de tratamento que o tradicional, chegando a ser mais rápido em alguns casos devido a sua biomecânica.

Qual a diferença do aparelho lingual para o convencional?

Já falamos que em relação ao aparelho fixo, o método lingual tem algumas semelhanças, como o uso de peças metálicas. Porém existe uma grande diferença que é o posicionamento das peças do aparelho na parte de trás (lingual) dos dentes.

Enquanto a técnica tradicional expõe o dispositivo, o aparelho lingual é considerado um tratamento “invisível” que interfere na face lingual da dentição.

Ou seja, esta é uma ótima opção para quem deseja ter um sorriso harmônico sem abrir mão do conforto e da estética.

Para quê serve o aparelho lingual?

O aparelho lingual serve para tratar disfunções orais sem prejudicar a estética da face. Normalmente, o tratamento é indicado para pacientes que não querem ou não podem usar aparelhos visíveis, como pessoas públicas, atores, esportistas, cantores e modelos.

Ele ainda pode ser recomendado para pacientes com hipoplasias, que é uma falha na mineralização da camada externa do dente, que não se forma completamente, e alterações de esmalte dentário.

Como funciona o aparelho lingual?

O aparelho lingual funciona de forma similar ao tradicional aparelho fixo, com a ajuda de bráquetes, com a diferença que é colado na parte interna dos dentes. Esse tipo de aparelho ortodôntico pode ser utilizado na arcada superior e inferior.

Para que os resultados sejam consistentes, é muito importante que o paciente procure um dentista especialista nesse tratamento, pois existem alguns detalhes importantes, que requerem muito estudo para ter a segurança mínima na condução dos casos clínicos.

O uso do aparelho lingual sem controle de um especialista pode provocar cáries, tártaro, gengivite, mau hálito e ainda comprometer a saúde bucal de uma forma geral. Todos esses sintomas, além de serem desconfortáveis, podem comprometer o tratamento, aumentar custos e atrasar o movimento dos dentes.

Quanto tempo demora o tratamento com o aparelho lingual?

Assim como no modelo de aparelho fixo tradicional, o tratamento com aparelho lingual dura, em média, de 18 a 24 meses. O tempo mínimo é de 8 meses e o tempo máximo de 30 meses.

Quem pode usar o aparelho lingual?

A principal indicação para o aparelho lingual é para quem tem problemas ortodônticos e deseja conquistar um sorriso harmônico sem prejudicar a aparência com peças metálicas. A técnica é bastante procurada por praticantes de esporte, já que diminui as chances de lesão na boca na hora do exercício físico.

Pessoas públicas, como atores, modelos e cantores também preferem o aparelho lingual, por ser invisível. Além de pacientes com hipoplasias e alterações de esmalte dentário.

O aparelho lingual, assim como os demais aparelhos fixos está indicado para a dentição permanente, que é quando todos os dentes permanentes estão presentes na boca.

Quais as vantagens do aparelho lingual?

aparelho lingual mulher

A principal vantagem do aparelho lingual é que ninguém vai saber que você está utilizando um aparelho ortodôntico, pois ele se encontra na parte de trás dos dentes.

Outro fator positivo do aparelho lingual é que ele não interfere na harmonia do rosto do paciente, que consegue ter uma visão completa da terapia. Além disso, não é necessária a remoção dos bráquetes durante o tratamento em situações sociais especiais, como, por exemplo, formaturas e casamentos.

Também podemos citar outras vantagens do aparelho lingual:

  • Evita leões na boca durante a prática de esportes, movimentos bruscos ou brincadeiras, já que os bráquetes não ficam em contato com os lábios;
  • O seu uso pode ser feito, tanto em uma única arcada inferior ou superior, quanto nas duas ao mesmo tempo;
  • É mais fácil perceber a evolução do alinhamento porque os dentes não ficam cobertos pelos bráquetes;
  • É possível realizar outros procedimentos estéticos, como clareamento e restauração, durante o uso dessa técnica ortodôntica;
  • Ele não projeta os lábios para frente, melhorando a autoestima do paciente.

Cuidados com o aparelho lingual

aparelho lingual limpeza

O aparelho lingual pode ser diferente, mas a higiene ortodôntica é a mesma. Ou seja, esse tipo de aparelho requer as mesmas medidas básicas de limpeza que o tipo fixo.

Isso significa que o paciente precisa usar uma escova de dentes bem macia e fio dental. A utilização de um enxaguante bucal também é indicada. Como o aparelho se encontra na face interna dos dentes, a própria saliva ajuda na autolimpeza das estruturas.

Já quanto aos cuidados e precauções, os cuidados e precauções são semelhantes aos pacientes que usam o aparelho convencional: não morder alimentos duros ou outros tipos de objetos que possam prejudicar a sua integridade.

Como fazer a escovação com o aparelho lingual

A limpeza do aparelho ortodôntico é muito importante para garantir a saúde dos dentes e da gengiva durante todo o tratamento ortodôntico. Algumas dicas para você fazer essa higienização da maneira correta são:

  • Dê atenção ao tipo de escova: é recomendável que sejam utilizadas duas escovas diferentes. A primeira delas pode ser uma escova tradicional, de cerdas macias e cabo firme. Essa escova será responsável pela retirada geral do acúmulo de resíduos. Já a escova interdental possui cerdas especiais capazes de limpar a placa bacteriana, os restos de alimentos e as bactérias que ficam especialmente acumulados entre os dentes e o aparelho.
  • Realize a escovação de forma adequada: é fundamental dar ênfase às regiões entre os bráquetes e a gengiva. Para isso, é recomendável o uso da escova interdental. A movimentação correta a ser feita com essa escova é deslizar perpendicularmente, fazendo movimentos de fora para dentro da boca. Já com a escova tradicional, você vai realizar movimentos curtos e vibratórios, tanto na parte interna quanto externa dos dentes.
  • Tenha cuidado com o uso de fio dental: a maneira correta de utilizá-lo é posicionar o fio na região próxima à gengiva, fazer movimentos de vai e vem e depois retirar o fio.

Aparelho Lingual dói? Mitos e verdades

É comum ouvirmos que o aparelho lingual dói, assim como os pacientes falam sobre o modelo tradicional fixo. Contudo, isso é mito. O que pode ocorrer é um incômodo quando é realizada a manutenção pelo ortodontista.

Existem ainda outros mitos e verdades envolvendo o aparelho lingual. Confira abaixo quais são eles!

O aparelho lingual causa lesões na língua?

Mito. É possível que ocorra um desconforto inicial com o uso de qualquer aparelho ortodôntico e para isso é necessário apenas um período de adaptação. Esse incômodo é rápido, tende a diminuir e sumir após as 72 horas iniciais do tratamento ortodôntico.

O tratamento com aparelho lingual é mais demorado?

Mito. Na verdade, o que faz demorar mais ou menos o tratamento ortodôntico é a maior ou menor alteração da posição dos dentes em relação aos ossos maxilares, e não a técnica escolhida para resolver o problema. Em alguns casos, a correção ortodôntica com o uso do aparelho lingual pode ser mais rápida, uma vez que esse trabalha com uma distância entre os bráquetes menor que o aparelho ortodôntico convencional.

O aparelho lingual é considerado um tratamento estético?

Verdade. Esse tipo de aparelho ortodôntico é considerado o único tratamento realmente invisível, pois permite que o paciente tenha uma total estética mesmo durante a correção ortodôntica.

O paciente pode ter dificuldades na fala com o aparelho lingual?

Mito. O que pode acontecer em alguns pacientes é uma pequena alteração na posição da língua, gerando uma mínima diferença na pronúncia das palavras, principalmente as com a letra “s”. Porém, essa mudança desaparece após as três primeiras semanas do início do tratamento com ortodontia lingual.

Por ficar na parte interna, a higiene fica mais difícil?

Mito. Qualquer aparelho ortodôntico exige cuidados no momento da limpeza oral. Hoje existe no mercado produtos específicos para quem faz uso dessas técnicas de correção dos dentes, facilitando muito todo o processo de higiene e tornando essa etapa do dia a dia mais rápida.

Quanto custa para colocar um aparelho lingual?

Os valores de um tratamento com aparelho lingual variam muito de profissional a profissional, sofrendo influência direta das diferentes técnicas.

De uma maneira geral podemos dizer que os preços dos aparelho lingual variam em média de R$2.000,00 a R$15.000,00 a entrada do tratamento com a manutenção mensal variando de R$350,00 a R$950,00.

Estes valores dependem de muitos fatores como o tipo de aparelho lingual a ser utilizado, se o laboratório será no Brasil ou fora do Brasil, a complexidade do caso a ser tratado, o tempo necessário de tratamento, entre outros fatores.

Por isso é recomendado que você converse com vários profissionais e escolha aquele que lhe transmita confiança e não somente o que possui o melhor preço.

Onde colocar o aparelho lingual em BH?

O aparelho fixo de metal colado na superfície lingual dos dentes é uma técnica recente no Brasil, porém bastante disseminada na Europa e Japão.

O Dr. Luiz Fernando Eto foi um dos pioneiros em Minas Gerais a utilizá-la. Ele é ex-presidente e atual diretor da Associação Brasileira de Ortodontia Lingual – ABOL, que congrega estudiosos brasileiros dessa técnica.

O tratamento é indicado para pacientes que não querem ou não podem usar aparelhos visíveis, como pessoas públicas, atores, esportistas, cantores e modelos; pacientes que preferem não usar aparelhos a ter que mostrá-los; e pacientes com hipoplasias e alterações de esmalte dentário.

Clínica Odontológica Ortoeto

Procurando uma clínica especializada em aparelho lingual? A Clínica Eto Ortodontia Estética é referência nessa área, mas também trabalha com todos os outros tipos de aparelhos existentes no mercado.

Com mais de 30 anos de experiência e reconhecimento no mercado, a Clínica Eto Ortodontia Estética tem como diferencial a especialização em Ortodontia Lingual e Ortodontia Invisível, além da grande conhecimento no tratamento ortodôntico em adultos.

O Dr. Luiz Eto é um dos pioneiros da Ortodontia Lingual em Belo Horizonte e procura disponibilizar um atendimento personalizado, mantendo um relacionamento de confiança mútua com os pacientes, o que é fundamental para o sucesso dos tratamentos.

Além de tratamentos ortodônticos convencionais, a Clínica Eto oferece serviços de instalação de ancoragem absoluta para outros ortodontistas e serviços de confecção de aparelhos linguais (serviços laboratoriais).

Com duas unidades de atendimento em Belo Horizonte, a Clínica Eto se destaca pela sua estrutura, com equipamentos de última geração que facilitam todo o processo de tratamento clínico, além de oferecermos uma biossegurança que deixa os clientes totalmente seguros com relação à sua proteção.

Conclusão

Como vimos, o aparelho lingual é um método invisível para as outras pessoas. Ele funciona como uma estrutura ortodôntica que é colocada na parte de trás dos dentes para corrigir as alterações de posicionamento dos dentes em relação aos ossos da face.

Ou seja, esta é uma ótima opção para os pacientes que desejam alinhar o sorriso sem comprometer a sua aparência ao longo do tratamento. Geralmente, esse tipo de acessório leva o mesmo tempo de tratamento do aparelho tradicional, até dois anos, chegando a ser mais rápido em alguns casos devido a sua biomecânica.

Com exceção das crianças, todos os casos que necessitam de uma correção ortodôntica podem ser tratados pela técnica lingual.

Se você está em busca de um tratamento ortodôntico que não comprometa a sua estética, entre em contato com a Clínica Odontológica OrtoEto para agendar uma avaliação e entender se você necessita colocar o aparelho lingual.