Você já sentiu aquela dorzinha no dente ao consumir alguma coisa gelada ou até mesmo alguma coisa quente?

A sensibilidade nos dentes é um grande incômodo para quem sofre com esse problema, seja ao tomar uma água gelada, comer uma fruta ácida ou tomar um sorvete, a sensibilidade nos dentes pode ser muito dolorosa e fazer com que você tenha dificuldades em tarefas simples do dia a dia.

No entanto, esse é um problema muito comum, atinge cerca de 70% de toda a população brasileira e pode ser causado por diversos fatores, como algumas doenças, a escovação errada dos dentes, alguns alimentos e até maus hábitos em relação à saúde dos dentes.

Saiba mais sobre as causas da sensibilidade nos dentes, doenças que podem causar esse problema, hábitos que ajudam a agravar o quadro e as melhores dicas para prevenir o aparecimento do incômodo. Confira! 

Quais as causas da sensibilidade nos dentes?

sensibilidade nos dentes sintomas sensibilidade nos dentes

Existem diversos fatores que podem causar e desencadear a sensibilidade nos dentes, que afeta tantas pessoas no país. 

Grande parte das pessoas que sofrem com a sensibilidade acreditam que os alimentos são os culpados, como sorvetes, água gelada, entre outros. 

No entanto, a culpa da dor não é dos alimentos. Isso é apenas um indicativo de que existe alguma condição causando a sensibilidade, como o desgaste do esmalte do dente.

Os alimentos podem ser um dos fatores que causam o desgaste do esmalte, porém existem diversos outros elementos presentes no seu dia a dia e na sua rotina dentária que também contribuem para esse quadro, desde doenças bucais a má escovação dos dentes

Confira algumas das causas mais prováveis em detalhes nos próximos tópicos:

– Desgaste do esmalte

O desgaste do esmalte dos dentes é um processo que acontece com o passar do tempo e pode ser agravado de acordo com o consumo de alguns alimentos e a adoção de alguns hábitos que são nocivos aos dentes.

Esse desgaste é um problema bastante complexo e é irreversível, ou seja, a camada de esmalte dentário desgastada não pode ser recuperada. 

Alguns problemas são derivados desse desgaste, como a sensibilidade dos dentes, uma vez que os dentes ficam mais vulneráveis.

Além disso, os tratamentos de clareamento também são um fator comum para o desgaste do esmalte do dente. 

Nesse procedimento são usados produtos abrasivos, a fim de retirar a cor e a camada exterior do dente. Por isso esse tratamento deve ser feito apenas com os produtos certos e com a supervisão de um profissional capacitado da área.

– Retração gengival

A retração gengival é outro problema que pode causar a sensibilidade nos dentes. Nessa situação, a gengiva se desprende do dente, o que deixa todas as estruturas internas dele desprotegidas.

Grande parte desse problema é causado pela escovação feita de forma errada, com uso excessivo da força na escova. 

No entanto, esse não é o único motivo, A retração gengival também pode ser um resultado de outras doenças, como a doença periodontal e a gengivite.

Esse também é um problema bastante sério e irreversível, uma vez que o tecido da gengiva depois de retraído não volta a crescer. Isso deixa os túbulos do dente expostos e pode aumentar muito os riscos de alguma sensibilidade.

A dica dos dentistas para evitar esse tipo de problema é sempre escovar os dentes com escovas de cerdas macias e sem colocar muita força, para não causar nenhum tipo de machucado à gengiva. Além disso, também é recomendado o uso diário do fio dental para evitar doenças na gengiva.

Algumas doenças que podem estar relacionadas com a sensibilidade nos dentes

sensibilidade nos dentes pomadnpara aliviar sensibilidade nos dentes

Algumas doenças podem estar relacionadas ao quadro de sensibilidade nos dentes. As mais comuns são a cárie e a gengivite. Saiba mais sobre a causa de cada uma delas e como evitá-las!

– Gengivite

A gengivite é uma doença bucal muito comum. Ela é caracterizada como o primeiro estágio das inflamações que podem afetar a gengiva.

A gengivite pode se manifestar de uma forma sutil e sem muitos sintomas incômodos no começo. Somente após o agravamento do problema é que muitos pacientes conseguem notar sintomas típicos da doença, como :

  • Inchaço na gengiva;
  • Vermelhidão;
  • Sensibilidade nos dentes;
  • Sangramentos na gengiva;
  • Gosto ruim na boca;
  • Mau hálito.

– Cárie dentária

A cárie é um dos problemas mais comuns na boca dos brasileiros. Grande parte das pessoas já tiveram ao menos uma cárie e já presenciaram a dor e o incômodo que esse problema pode causar. 

O consumo de biscoitos, doces, sorvetes, bolos e alimentos com açúcar em geral podem estimular o crescimento das bactérias causadoras da cárie, essas bactérias produzem ácidos que são capazes de quebrar a estrutura dentária e causar problemas de diversas espécies.

Mas além da dor típica de dente, a cárie também pode causar problemas como a sensibilidade dos dentes, uma vez que essas bactérias também conseguem desgastar o esmalte dentário. 

Por isso fique atento ao consumo excessivo de alimentos com açúcar e mantenha uma rotina de escovação e cuidado com os dentes para evitar o aparecimento desse problema incômodo que pode desencadear outros grandes incômodos.

Hábitos que agravam o quadro de sensibilidade nos dentes

sensibilidade nos dentes sensibilidade nos dentes bruxismo

Alguns hábitos do dia a dia podem contribuir para o agravamento do quadro de sensibilidade nos dentes, você sabe quais são eles? 

Hábitos como ingerir alimentos e bebidas ácidas com frequência, escovar os dentes de forma exagerada, o uso excessivo de creme dental, entre outros. Confira mais sobre cada um deles!

– Escovação exagerada

A escovação exagerada dos dentes é um dos hábitos prejudiciais que contribuem para agravar o quadro de sensibilidade. Isso acontece porque a escovação exagerada e com muita pressão também pode causar o desgaste do esmalte.

Por isso, para evitar esse problema é preciso usar sempre escovas com cerdas macias e as pontas arredondadas, de uma forma delicada.

Além disso, é preciso escovar os dentes suavemente e fazer movimentos circulares. Escovar os dentes com força não os fará mais limpos, apenas pode trazer prejuízos para a sua saúde bucal.

– Alimentos e bebidas ácidas

Alguns alimentos e bebidas também podem contribuir para o desgaste gradual do esmalte do dente. 

Dessa forma, alguns deles devem ser evitados em caso de sensibilidade dos dentes, como alimentos muito picantes ou muito doces e bebidas cítricas, como uma limonada.

Caso você consuma algum desses alimentos e não seja possível escovar os dentes, faça bochecho com água para diminuir o impacto dos alimentos no esmalte do dente. Lembre-se também de não escovar os dentes logo após o consumo desses alimentos, o ideal é esperar cerca de 30 minutos.

Confira os alimentos e as bebidas que causam sensibilidade e desgaste no esmalte dentário:

  • Café;
  • Cerveja;
  • Refrigerantes;
  • Vinagre;
  • Tomate;
  • Frutas cítricas e ácidas como abacaxi, limão, etc;
  • Pimenta;
  • Iogurte;
  • Pimenta;
  • Ketchup;
  • Isotônicos;
  • Doces e açúcar em geral.

– Uso exagerado de cremes dentais clareadores

Outro hábito que agrava esse quadro de sensibilidade é o uso exagerado de cremes dentais clareadores. 

Assim como o processo de clareamento dental e os alimentos ácidos podem prejudicar o esmalte e a proteção natural dos dentes, os cremes dentais clareadores também podem fazer isso.

Para que tenha um efeito realmente clareador, a pasta faz um polimento do esmalte para retirar essas pigmentações amareladas. Porém, se usadas com muita frequência esse tipo de pasta pode acabar desgastando o esmalte do dente. 

Para evitar que isso aconteça, procure alternar esses produtos com cremes dentais comuns.

– Bruxismo

O bruxismo é o hábito prejudicial de ranger os dentes e se divide em dois tipos: o bruxismo noturno e o bruxismo diurno. O bruxismo noturno acontece quando o paciente range os dentes quando está dormindo. 

Esse tipo de bruxismo acarreta no desgaste dos dentes e favorece o aparecimento da sensibilidade.

Muitas pessoas que sofrem com o bruxismo podem encontrar até algumas fraturas dentárias, como resultado do movimento noturno. Nesse caso é indicado que o paciente durma com uma placa de mordida, para evitar acidentes do tipo.

No bruxismo diurno pode não haver a presença do ranger dos dentes. Nesse caso existe uma tensão e o apertamento excessivo dos músculos do rosto. Dessa forma, o paciente passa muito tempo com a face tensionada sem nem mesmo perceber.

Temos um artigo completo sobre bruxismo em nosso blog, caso você queira saber mais sobre essa condição. Confira!

Dicas para prevenir a sensibilidade nos dentes

sensibilidade-nos-dentes-sensibilidade nos dentes o que pode ser

Algumas dicas fáceis do dia a dia podem ajudar a prevenir esse incômodo da sensibilidade nos dentes. 

– Escolha com cuidado o seu creme dental

A primeira dica é escolher com muito cuidado o creme dental que você usa no dia a dia. Algumas pastas possuem produtos químicos e abrasivos para promover o clareamento dos dentes. 

Essas substâncias não devem ser usadas no dia a dia pois podem aumentar a sensibilidade, à abrasão dental e o desgaste do esmalte dos dentes a partir do uso contínuo.

Dessa forma, se você possui histórico de sensibilidade nos dentes o melhor a fazer é evitar esse tipo de creme dental e investir em um produto próprio para dentes sensíveis. 

Esse tipo de creme dental possui alguns agentes químicos capazes de bloquear os estímulos de dor, como o nitrato de potássio e o acetato de estrôncio. Assim você consegue conviver muito melhor com o problema da sensibilidade nos dentes.

– Use escova de cerdas macias

Outra dica muito importante é escolher a escova de dente certa

A função da escovação é remover os restos de comida nos dentes e o acúmulo da placa bacteriana. 

O aumento da pressão das cerdas da escova de dente não aumenta de nenhuma forma a eficiência da escovação e pode provocar muitos danos ao esmalte do dente e às gengivas e desencadear a sensibilidade nos dentes.

Dessa forma, a dica de grande parte dos dentistas é dar preferência a escovas de dente que possuem as cerdas macias, para que não haja nenhum tipo de dano tanto aos dentes quanto à gengiva. 

Além disso, escovar os dentes com uma escova de cerdas macias vai melhorar a eficiência da escovação e permitir que esse processo seja feito da maneira correta, com movimentos delicados, leves e circulares. 

Assim não há riscos de ferir a gengiva os desgastar de maneira exagerada o esmalte dos dentes.

– Cuide da sua alimentação

Cuidar da alimentação é uma dica importante para várias questões relacionadas à saúde e no caso dos dentes não é diferente. 

Alimentos como refrigerantes, frutas cítricas, molhos de tomate, açaí, vinhos e até mesmo iogurtes são alimentos que agem dissolvendo e desgastando as camadas externas do dente, principalmente o esmalte dos dentes. 

Muitas vezes esse desgaste pode formar cavidades e atingir a dentina.

Um dos grupos mais suscetíveis a esse tipo de erosão são os adolescentes, que costumam ingerir grande parte dos alimentos prejudiciais. Uma dica para consumir esses alimentos e diminuir os danos aos dentes é usar canudos que evitam o contato direto dos alimentos com o esmalte do dente. 

Outra dica bastante eficiente é esperar 30 minutos após a ingestão desses alimentos e escovar os dentes, uma vez que isso pode ajudar a diminuir a ação dos alimentos nos dentes.

Além disso, mascar chicletes é outro hábito bastante antigo e que pode ser bastante útil para diminuir a sensibilidade dos dentes. 

Um estudo com 88 participantes notou que mascar chicletes pode reduzir bastante a sensibilidade nos dentes. Mas atenção, se trata de chicletes sem adição de açúcar.

Não se sabe exatamente como essa redução da sensibilidade acontece, mas a hipótese mais provável é que seja por conta do fluxo de saliva existente ao mascar chiclete. 

Portanto, mascar chicletes sem açúcar por 20 minutos diários diminui a sensibilidade e até mesmo o risco de cáries nos dentes. Entretanto, é recomendável não ultrapassar esses 20 minutos diários. 

Mascar os chicletes além desse tempo pode aumentar a gravidade do bruxismo em pessoas afetadas por essa condição.

Sensibilidade nos dentes? Consulte um dentista

sensibilidade nos dentes sensibilidade nos dentes como aliviar

A sensibilidade nos dentes muitas vezes não é um quadro sério, mas pode ser uma situação bastante incômoda. Por isso é preciso consultar o seu dentista e solicitar uma avaliação dos seus dentes. 

Existem diversos tratamentos disponíveis para aliviar a sensibilidade nos dentes e o seu dentista pode te ajudar a encontrar o que vai funcionar melhor em seu caso. 

Além disso, a sensibilidade pode ser um sintoma de outras doenças mais sérias que acontecem nos dentes, e isso somente um dentista vai saber diagnosticar, por isso não tente tratar esse problema sozinho. 

O recomendado é sempre manter uma rotina regular de visitas ao dentista para saber se está tudo bem com a sua saúde bucal, realizar limpezas e avaliações de rotina. 

Além disso, esse profissional pode verificar o nível de desgaste em seus dentes e te orientar melhor sobre essa questão.

– Clínica Eto Odontologia Geral – Unidade Barreiro

Se você precisa de profissionais competentes venha nos fazer uma visita na Clínica Eto Ortodontia Estética

Somos referência em Ortodontia Lingual, mas também trabalhamos com todos os outros tipos de aparelhos existentes no mercado.

Com mais de 30 anos de experiência e reconhecimento no mercado, a Clínica Eto Ortodontia Estética tem como diferencial a especialização em Ortodontia Lingual e Ortodontia Invisível, além de grande conhecimento no tratamento ortodôntico em adultos.

O Dr. Luiz Eto é um dos pioneiros da Ortodontia Lingual em Belo Horizonte e procura disponibilizar um atendimento personalizado, mantendo um relacionamento de confiança mútua com os pacientes, o que é fundamental para o sucesso dos tratamentos

Além do Dr. Luiz, o Dr. Vitor Mascarenhas Eto também faz parte da equipe da Clínica Eto. Ele é Mestre em Ortodontia pela PUC Minas e reforça a qualidade dos serviços e tratamentos que oferecemos na Clínica.

Além disso, a Ortoeto conta com duas unidades de atendimento na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Um dos pontos de destaque da nossa clínica é justamente a estrutura e a localização privilegiada. 

Nossos equipamentos são de última geração para facilitar o processo de tratamento e melhorar o atendimento aos nossos pacientes. 

Todos os atendimentos são com hora marcada e prezamos pela pontualidade durante todo o período em que o cliente está em tratamento. Saiba mais sobre a nossa clínica e as nossas instalações aqui.

Conclusão

sensibilidade nos dentes bicarbonato para sensibilidade nos dentes

A sensibilidade nos dentes está presente em grande parte dos brasileiros e pode ser um problema muito incômodo na vida do paciente. 

Agora você sabe quais as causas da sensibilidade nos dentes, como o desgaste do esmalte e a retração da gengiva. Esses problemas afetam a saúde bucal como um todo e devem ser evitados da melhor forma possível.

Por isso lembre-se de escolher com cuidado o seu creme dental, dar preferência a escovas de dente com cerdas macias, cuidar da alimentação, evitar alimentos cítricos, refrigerantes, vinhos e molhos de tomate. 

Por último, mas não menos importante, frequentar um dentista regularmente para ter certeza de que está tudo certo com a saúde da sua boca.

Leia também:  Tipos de aparelho dentário? Saiba quais são, como escolher e seus valores