Quem tem os dentes tortos, encavalados, espaçados ou apertados entre si, não precisa mais ficar sofrendo com essa situação. O uso de aparelho ortodôntico é uma das maneiras mais comuns de resolver esses incômodos e proporcionar um sorriso ainda mais bonito. Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos no mercado e cada um deles tem uma finalidade. As diferentes opções atendem todos os perfis de pacientes e bolsos.

Por causa da evolução da ortodontia, usar aparelho não é tão desagradável. Há opções para quem não se sente à vontade em utilizar o modelo metálico.

Por isso, é cada vez maior o número de pessoas que recorrem ao tratamento ortodôntico, inclusive, as mais velhas. Como os modelos mais modernos proporcionam visual agradável, a aceitação do tratamento por paciente de 30 ou 40 anos é crescente.

Nas próximas linhas, você vai conhecer os tipos de aparelhos dentários e poderá escolher o mais indicado para você.

Quais os tipos de aparelho dentário?

Existem no mercado modelos de aparelhos fixos e removíveis, com ou sem bráquetes, metálicos e transparentes. Cada um deles tem uma finalidade específica.

Aparelho fixo metálico

Este é o tipo mais comum de aparelho. Possui fios, bandas e bráquetes. Esse modelo precisa do uso das famosas borrachinhas, que tanto incomodam alguns pacientes. Essas borrachinhas podem ser transparentes ou coloridas.

A vantagem desse tipo de aparelho é que ele proporciona resultados muito satisfatórios e é indicado para quase todos os tipos de desalinhamentos dos dentes. A manutenção tende a ser tranquila, mas depende da disciplina do paciente.

A desvantagem é que o paciente pode sofrer com feridas na boca e nas mucosas. A higienização também pede bastante cuidados. Se não houver uma boa higienização, a pessoa pode desenvolver cárie e doenças nas gengivas.

O custo desse tipo de aparelho é relativamente mais baixo do que em outros modelos. Apesar de não ser o mais popular entre os adultos, as crianças e os adolescentes acabam gostando desse aparelho, porque podem mudar a cor das borrachinhas a cada consulta.

Aparelho fixo estético

tipos de aparelho mulher sorrindo e fazendo coração com a mão

Os aparelhos fixos estéticos possuem bráquetes transparentes. Isso faz com que o acessório fique quase imperceptível, principalmente, visto de longe.

É um dos tipos mais conhecidos, quando o assunto é aparelho ortodôntico, já que, no aspecto estético, tem uma boa apresentação.

Existem também modelos mais discretos, que fazem o uso de bráquetes metálicos quase imperceptíveis. Tudo isso ajuda muito na hora de manter o tratamento e fazer com que o paciente tenha mais aceitação.

Os aparelhos fixos estéticos se dividem entre os modelos de policarbonato, porcelana e safira. A seguir, conheça as diferenças entre cada um deles.

Modelo de policarbonato

O aparelho de policarbonato é confeccionado com uma resina plástica. Seus bráquetes são maiores do que os dos outros modelos estéticos e, também, menos resistentes.

As peças têm a cor branca. Como o fixo metálico, esse tipo de aparelho também precisa das borrachinhas. Mas, nesse caso, elas podem ser brancas, para tornar o aparelho mais discreto.

O modelo de policarbonato possui canaleta metálica adaptada ao bráquete, que diminui o atrito com o fio ortodôntico e não impacta a estética final da arcada dentária. Isso é uma vantagem para aqueles que necessitam desse modelo.

Modelo de porcelana

O aparelho de porcelana apresenta uma cor branca e leitosa. Seus bráquetes são menores do que os do modelo de policarbonato e mais resistentes. Ele também necessita do uso das borrachinhas, e seu custo é mais alto do que o fixo de policarbonato.

Uma das principais vantagens dessa opção é que suas pecinhas não mudam de cor com o passar do tempo. Esse quesito agrada os pacientes e facilita a aceitação da imagem visual.

Modelo de safira

O aparelho de safira é o mais discreto entre todos os modelos fixos estéticos. Mas, também, é o modelo com o custo mais elevado.

Suas peças são confeccionadas com porcelana monocristalina e, por isso, ficam parecidas com vidro. Assim, elas se misturam facilmente à cor dos dentes do paciente, e o aparelho fica quase imperceptível.

Apesar dos modelos estéticos serem mais caros do que o metálico, o custo-benefício vale a pena. Além de serem mais discretos, esses aparelhos facilitam a higiene bucal do paciente durante o tratamento ortodôntico.

Alinhadores transparentes

tipos de aparelho mulher com boca aberta e dentista segurando aparelho

Os alinhadores transparentes também são conhecidos como aparelhos invisíveis.  Eles são um dos modelos mais modernos que existem atualmente, pois são confeccionados com a ajuda de softwares específicos, sob medida, de acordo com a arcada dentária do paciente.

Esse tipo de aparelho se encaixa com perfeição na boca e, por isso, seu uso é praticamente imperceptível.

O alinhador transparente não exige que o paciente vá ao consultório com tanta frequência, já que a troca dos alinhadores, que são responsáveis pela movimentação dos dentes, é feita em casa mesmo, com orientações do dentista.

Além disso, os alinhadores transparentes são removíveis e devem ser retirados na hora das refeições e da higiene bucal. Por isso, são recomendados para pessoas que são mais disciplinadas.

O aparelho invisível é muito confortável. Isso faz com que o investimento valha a pena, mesmo que o modelo seja mais caro que os outros. É importante ressaltar: ele é indicado para casos mais simples de desalinhamento dos dentes.

Tipos de aparelho autoligado

A técnica do aparelho autoligado dispensa a utilização das borrachinhas tradicionais. Ela funciona com base no bráquete, que sustenta o fio preso em pequenas estruturas, que já vêm fixas nele, como uma espécie de presilha.

O aparelho autoligado cumpre a mesma função que outros tratamentos tradicionais, porém, tem características específicas que o fazem ser melhor em relação ao convencional.

Esse tipo de aparelho pode ser confeccionado em material metálico, de porcelana ou plástico (policarbonato).

O aparelho autoligável usa a presilha para se fixar ao arco ortodôntico. Isso reduz o atrito entre os dentes e aumenta radicalmente a estabilidade do tratamento. E, por esse motivo, é dispensado o uso da borrachinha.

Expansor palatino

O expansor palatino é um tipo de aparelho pouco conhecido pela maioria das pessoas. Ele é utilizado para corrigir a mordida do paciente ou aumentar o tamanho do palato, que é o céu da boca.

Esse modelo é mais indicado para crianças, mas atualmente, com a utilização de ancoragens esqueléticas (mini-implantes) pode ser usado também por adultos. O Dr Luiz Fernando Eto é uma das referências no Brasil na utilização desses aparelhos em pacientes adultos. Entretanto, em casos de atresias maxilares muito severas, talvez seja necessária uma intervenção cirúrgica para corrigir esse problema.

A função do expansor palatino é ampliar o arco dentário e melhorar a mastigação com um correto encaixe de dentes superiores e inferiores.

Tipos de aparelhos móveis

O aparelho móvel tem duas funções específicas:

  • Atuar com finalidade ortodôntica, ou seja, realizando pequenas movimentações no posicionamento dos dentes do paciente.
  • Atuar com finalidade ortopédica, promovendo alterações ósseas importantes para a arcada dentária.

Tudo vai depender do estágio de vida do paciente, dos problemas apresentados e dos objetivos com a intervenção do dentista.

Mesmo que seja móvel, é muito importante fazer o uso regular ao longo do tempo recomendado pelo dentista. O contrário disso, pode prejudicar todo o curso do tratamento e aumentar o período de uso do aparelho.

É preciso tomar bastante cuidado com a sua manipulação e armazenamento. Em termos de durabilidade, ele está mais sujeito a quebrar.

Veja abaixo os tipos de aparelhos móveis.

Móveis funcionais

São usados para estimular, inibir ou direcionar o crescimento e o posicionamento da mandíbula e da maxila.

Por isso, são mais indicados para crianças e adolescentes que ainda estão em fase de crescimento.

Normalmente, são prescritos nos casos em que os pacientes têm a arcada inferior recuada em relação à superior, ou problemas de mordida fechada.

Móvel de contenção

É usado no tratamento ortodôntico após o aparelho fixo ter sido finalizado. O objetivo é manter os dentes na posição correta.

Normalmente, são produzidos em acrílico e são incolores.

Seu uso é necessário porque, depois do tratamento com aparelho fixo, os lábios, a língua e o osso do maxilar precisam de um tempo de adaptação à nova posição dos dentes. Assim, é possível garantir que os resultados serão mantidos por longos anos.

Aparelho extrabucal

O aparelho extrabucal é menos discreto do que a grande maioria dos outros modelos.

A questão estética é o que mais dificulta a utilização desse modelo. Mas, seu uso é muito importante e pode evitar a necessidade de procedimentos cirúrgicos ou extrações de dentes.

A função do aparelho extrabucal é aplicar uma força mais elevada sobre os ossos da face. Além disso, podem existir dois objetivos básicos com essa terapia: estimular ou restringir o crescimento.

Esses aparelhos são muito utilizados em pacientes que estão em fase de crescimento, porque é mais fácil moldar o crescimento ósseo nas fases iniciais da infância. Ou seja, dos 5 aos 10 anos de idade, ocorre muito o uso desse tipo de aparelho ortodôntico.

Um detalhe que merece importância é o fato de que a criança precisa utilizar o aparelho por um longo período de tempo durante o dia, inclusive no período escolar. Isso pode ser desconfortável para ela diante de seus colegas.

Com isso, a conscientização e a conversa familiar são fundamentais para que o tratamento alcance o resultado esperado. Outra estratégia é adquirir os modelos coloridos para amenizar o visual na criança.

Aparelho lingual

tipos de aparelho mulher com boca aberta no dentista

O aparelho lingual, também conhecido como aparelho invisível, é idêntico ao modelo fixo tradicional, confeccionado em material metálico, com fios e bráquetes, além de necessitar do uso de borrachinhas.

A diferença é que ele é colado na parte interna dos dentes, o que possibilita que o paciente faça todo o tratamento sem que ninguém perceba que ele usa aparelho.

Assim como o aparelho vestibular, o aparelho lingual pode provocar um pouco de desconforto nos três primeiros dias de uso, que costuma sumir com o fim do período de adaptação.

O aparelho lingual é uma boa opção para quem precisa manter a aparência ou quem pratica esportes. Ele reduz as chances de cortes e lesões na boca causadas por pancadas. Ele é principalmente indicado para pessoas que fazem questão de manter a estética do sorriso durante todo o período de tratamento ou mesmo não queira mostrar que está usando aparelho.

O aparelho lingual é muito indicado para adultos que querem mostrar seu sorriso durante todo o período de tratamento.

Listamos aqui as vantagens do uso do aparelho lingual:

  • Evita machucados na boca, durante a prática de esportes, movimentos bruscos ou brincadeiras, já que os bráquetes não ficam em contato com os lábios;
  • O uso pode ser feito, tanto em uma única arcada inferior ou superior, quanto nas duas ao mesmo tempo;
  • É mais fácil perceber a evolução do alinhamento, porque os dentes não ficam cobertos pelos bráquetes;
  • Procedimentos estéticos, como clareamento e restauração, podem ser realizados durante o uso da técnica ortodôntica;
  • Ele é imperceptível e não projeta os lábios para frente. Sendo assim, o método lingual evita olhares de curiosos, porque todo o procedimento é escondido pela dentição.

Qual tipo de aparelho ortodôntico é mais rápido?

O tempo de duração de um tratamento ortodôntico está mais relacionado à complexidade do caso do que com o tipo de aparelho utilizado pelo cliente. Além disso, a experiência do profissional também interfere diretamente no tempo de uso de um aparelho.

Qual o melhor tipo de aparelho fixo?

tipos de aparelho mulher sorrindo com espelho na mão

Não há como dizer qual é o melhor tipo de aparelho fixo. Isso porque cada modelo é indicado para um caso específico e, por isso, a palavra final é sempre do dentista.

A escolha do melhor aparelho ortodôntico fixo é necessariamente compartilhada entre o dentista e o paciente.

Procurar um especialista atualizado com os modernos tratamentos ortodônticos é muito importante.

Um bom ortodontista será peça fundamental para definir a opção ideal para que você tenha um sorriso ainda mais bonito.

Qual tipo de aparelho para dentes separados?

O tratamento para dentes separados, conhecidos cientificamente como diastema, varia de acordo com a causa do problema e a distância entre os dentes.

Assim, todos os casos devem ser avaliados por um dentista, para identificar a forma mais conveniente para cada pessoa.

No entanto, o tratamento mais comum para dentes separados é o aparelho dentário fixo.

Normalmente, ele é usado em crianças e adolescentes para corrigir um espaço pequeno entre os dentes. Deve ser usado por um período de 1 a 3 anos e, após ser retirado, é preciso colocar um pequeno fio de metal por trás dos dentes para evitar que voltem a afastar.

Como escolher o melhor tipo de aparelho ortodôntico?

tipos de aparelho mulher no consultorio do dentista

Nem sempre é o paciente que decide qual aparelho vai usar durante o tratamento. Cada modelo é indicado para um caso específico e, por isso, a palavra final é sempre do dentista.

Casos mais severos de desalinhamento dentário pedem o uso do aparelho fixo. Por por meio dele, o dentista tem um controle maior das movimentações dos dentes do paciente.

Com o passar do tempo e da evolução clínica, outros modelos podem ser recomendados.

Todos os tipos de aparelhos ortodônticos que falamos neste texto oferecem excelentes resultados. Além disso, independentemente do modelo escolhido, os cuidados com a higiene bucal devem ser redobrados.

O mais importante em todo o processo de tratamento ortodôntico é entender que, a experiência do profissional é que vai lhe oferecer os melhores resultados. Um ótimo aparelho nas mãos de um profissional não qualificado,na grande maioria das vezes, não vai proporcionar um bom resultado. Ao passo que, um aparelho comum, nas mãos de um experiente e qualificado profissional pode levar a um ótimo resultado.

Onde colocar aparelho em BH?

tipos de aparelho mulher com aparelho alinhador transparentes

Se você procura um lugar para colocar aparelho em Belo Horizonte, não deixe de conhecer a Clínica Eto Ortodontia Estética.

A clínica possui duas unidades de atendimento na capital mineira, e se destaca pela sua estrutura diferenciada.

Uma das unidades fica no bairro Funcionários e tem uma localização privilegiada. Ela fica na rua Ceará, entre as avenidas Afonso Pena e Getúlio Vargas. A entrada do prédio fica em uma rua fechada ao trânsito, o que permite que os clientes estacionem bem na porta do prédio.

As duas unidades da clínicas contam com equipamentos de última geração, que facilitam todo o processo de tratamento clínico.

A clínica Eto Ortodontia Estética oferece biossegurança, que deixa os clientes totalmente seguros com relação à sua proteção.

Os atendimentos são com hora marcada e com pontualidade durante todo o período de tratamento, para respeitar o tempo de todos.

Clínica Eto Ortodontia Estética

A Clínica Eto Ortodontia Estética tem mais de 30 anos de experiência e reconhecimento no mercado.

Tem como diferencial a especialização em Ortodontia Lingual e Ortodontia Invisível, além da grande conhecimento no tratamento ortodôntico em adultos.

O Dr. Luiz Fernando Eto, proprietário da clínica, é um dos pioneiros da Ortodontia Lingual, em Belo Horizonte. Ele procura disponibilizar um atendimento personalizado, mantendo um relacionamento de confiança mútua com os pacientes. Isso é fundamental para o sucesso dos tratamentos.

Além de tratamentos ortodônticos convencionais, a Clínica Eto oferece serviços de instalação de ancoragem absoluta para outros ortodontistas e serviços de confecção de aparelhos linguais (serviços laboratoriais).

A Clínica Eto Ortodontia Estética oferece os melhores tratamentos para quem busca um sorriso harmônico e preza pela estética.

Conclusão

tipos de aparelho mulher sorrindo

Depois da leitura deste texto, você já conhece melhor sobre cada tipo de aparelho.

Agora é hora de conversar com seu dentista, para entender qual se encaixa melhor no seu tratamento e é mais indicado para sua arcada dentária.

Mas, independente do tipo escolhido, o importante é realizar o tratamento de forma adequada, com consultas periódicas ao dentista.

Se você procura uma clínica de confiança, com equipamentos modernos e que preza pela estética do paciente, agende um horário na Eto Ortodontia.