Ortodontia Biocriativa
A técnica Biocriativa possibilita movimentos mais controlados e resultados rápidos utilizandoa ancoragem esquelética, menor atrito nos movimentos e intervenções cirúrgicas.
Desenvolvida e amplamente utilizada pelos sul-coreanos, a técnica que o Dr. Luiz Eto trouxe de Seul, permite movimentos que são extremamente difíceis de serem obtidos com aparelhos convencionais, através de dispositivos (mini parafusos) colocados na gengiva e que servem de apoio para a movimentação dos dentes.
A Ortodontia Biocriativa ou Biocreative Strategy é uma filosofia de tratamento ortodôntico criada em Seul, na Coreia do Sul, pelo professor Kyu-Rhim Chung, cujo objetivo é proporcionar um tratamento ortodôntico mais efetivo e eficiente, com o menor tempo possível de uso de bráquetes e fios.
Essa técnica se baseia na utilização de mini implantes com superfície tratada para maior aderência (chamados C-implant) e/ou miniplacas (chamadas C-tube ou C-palatal plates) para obter movimentos mais controlados dos dentes ou seções alveolares.
Praticada desde o ano 2000, na Coreia do Sul, principalmente dentro da Universidade Kyung Hee, a Ortodontia Biocriativa vem se mostrando cada vez mais em consonância com os principais objetivos e demandas dos tratamentos ortodônticos atuais.
Podemos dizer que esse é um conceito de tratamento ortodôntico inovador. São usados mini implantes e miniplacas em dentes posteriores para preparo de ancoragem, independentemente do uso de aparelhos ortodônticos.
Os procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos realizados com anestesia local também fazem parte dessa filosofia a abordagem, que visa um rápido movimento dos dentes ou imediato movimento de seções alveolares via osteotomia.
A Ortodontia Biocriativa possui um protocolo próprio de atuação nas dentições mistas e permanentes, que viabiliza a abordagem em pacientes com limitações anatômicas, buscando seguir seis princípios para obter a oclusão fisiologicamente estável. São eles:
- Solucionar as limitações do osso alveolar (anatomia, qualidade e quantidade);
- Buscar a posição terapêutica do côndilo;
- Focar nos “dentes problemáticos”, que são alvos do tratamento;
- Mínimo uso de TADs, com o máximo impacto deste uso;
- Observar a postura da língua;
- Não expandir o osso alveolar.
Os princípios utilizados na técnica são:
- C-implant (mini-implante com osteointegração parcial): mini implante com desenho especial, com superfície jateada e rugosa, atacada com ácido. Nos casos de extração de pré-molares e fechamento de espaços, este tubo funciona como um tubo de molar e recebe, logo no início do tratamento, um fio retangular que vem dos dentes anteriores durante a mecânica de retração. Isso permite uma mecânica de retração controlada, eficaz e eficiente, com quase nenhum atrito. Após o final da retração, será montado o aparelho fixo na região posterior para o alinhamento e nivelamento dos arcos.
- C-tubes (miniplacas com tubo): miniplacas de titânio puro, que podem ser instaladas em vários locais da maxila e mandíbula, e permitem um amplo espectro de funções em locais onde os mini implantes não estejam indicados (como espaço inter-radicular muito estreito, seio maxilar muito extenso, severa perda óssea alveolar, raízes dilaceradas e tratamentos de distalização).
- C-palatal plate (miniplacas para o palato): possui três orifícios para a inserção de parafusos e dois braços laterais que vão permitir o apoio para a ancoragem de retração anterior e para intrusão de molares, ou mesmo as duas funções ao mesmo tempo.
- C-lingual retractor (aparelho retrator anterior): aparelho que une os seis dentes anteriores, transformando-os em um só bloco e permitindo que sejam retraídos em conjunto em casos de extração de dentes e necessidade de retração.
- Corticotomia e osteotomia: procedimentos cirúrgicos feitos em consultório com anestesia local, com o objetivo de provocar o movimento do segmento de dentes, em casos em que existe risco de movimentação dos dentes ou quando se deseja diminuir o tempo de tratamento ortodôntico que envolva retrações de dentes.
O conceito de Ortodontia Biocriativa é de um tratamento inovador. Esta terapia possui diversas vantagens quando comparada à mecânica ortodôntica convencional e considerando condições similares de má-oclusão.
Dentre os principais pontos positivos estão:
- Maior conforto para o paciente durante o tratamento ortodôntico, uma vez que permite desenhos simples de aparelhos ortodônticos;
- Maior eficiência, pois possibilita a abordagem de más-oclusões com severas discrepâncias esqueléticas, expandindo as opções de planos de tratamentos;
- Menor tempo de duração do tratamento.
As ancoragens absolutas são caras?
Mito. As ancoragens absolutas apresentam preços totalmente compatíveis com os tratamentos ortodônticos. Além disto, em algumas situações elas evitam cirurgias hospitalares, o que as tornam totalmente interessantes do ponto de vista biológico e financeiro.
O quê nossos pacientes estão dizendo sobre a Ortodontia Biocriativa?
Confira o depoimento de clientes satisfeitos com a nossa atuação
“Eu pensava que seria um tratamento de outro mundo, mas achei super tranquilo, a cirurgia foi nota 10!”
Maria Aparecida
Sobre a Ancoragem Absoluta
“Eu tive muitas recusas de várias dentistas, mas o Doutor Eto me passou o tratamento de mini implantes e estou conseguindo um resultado extraordinário! Estou muito feliz!”
Heloísa Helena
Sobre o Mini Implante
“Eu tinha uma mordida cruzada posterior e a optei pelo tratamento de Ancoragem Absoluta. Um procedimento muito tranquilo, com pós cirúrgico indolor.”
Aldair
Sobre a Ancoragem Absoluta
Agende uma Avaliação
Agende agora mesmo uma avaliação na Eto Ortodontia Estética através dos contatos abaixo: