Aparelho Lingual
Com o aparelho lingual você pode sorrir com confiança, elegância e discrição. Colocado na parte de trás dos dentes, ninguém vai saber que você está usando o aparelho.
Aparelho fixo de metal colado na superfície lingual dos dentes (na parte de trás dos dentes). É uma técnica recente no Brasil, porém bastante disseminada na Europa e Japão.
O Dr. Luiz Fernando Eto foi um dos pioneiros em Minas Gerais a utilizá-la. Ele é ex-presidente e atual diretor da Associação Brasileira de Ortodontia Lingual – ABOL, que congrega estudiosos brasileiros dessa técnica.
O tratamento é indicado para pacientes que não querem ou não podem usar aparelhos visíveis, como pessoas públicas, atores, esportistas, cantores e modelos; pacientes que preferem não usar aparelhos a ter que mostrá-los; e pacientes com hipoplasias e alterações de esmalte dentário.
O aparelho lingual é um método invisível para as outras pessoas. Uma estrutura ortodôntica é colocada na parte de trás dos dentes para corrigir desvios no crescimento e no desenvolvimento da dentição.
Esta é uma ótima opção para os pacientes que desejam alinhar o sorriso sem comprometer a sua aparência ao longo do tratamento. Podemos dizer que este é o único aparelho invisível que não compromete a estética do sorriso.
Geralmente, esse tipo de acessório leva o mesmo tempo de tratamento do aparelho tradicional, até dois anos, chegando a ser mais rápido em alguns casos devido a sua biomecânica.
Todos os casos que necessitam de uma correção ortodôntica podem ser tratados pela técnica lingual, com exceção das crianças, pois é um aparelho mais delicado e com um custo mais alto que o fixo convencional.
Apesar de as estruturas serem instaladas na parte de trás dos dentes, o profissional possui o mesmo controle da movimentação dentária que o aparelho fixo comum.
Quanto à higiene, o modelo lingual requer as mesmas medidas básicas de limpeza que o aparelho fixo. Ou seja, o uso de uma escova de dentes bem macia e do fio dental. A utilização de um enxaguante bucal também é indicada. Como o aparelho se encontra na face interna dos dentes, a própria saliva ajuda na auto limpeza das estruturas.
Assim como o modelo convencional, o aparelho lingual também requer alguns cuidados, como não morder alimentos duros ou outros tipos de objetos que possam prejudicar a sua integridade.
O aparelho lingual funciona de forma similar ao fixo tradicional, porém ele é colocado na parte interna dos dentes. Com ele é possível tratar disfunções orais sem prejudicar a estética da face.
Através do uso de bráquetes e de fio metálico na face oral dos dentes, ele exerce pressão na boca, com peças menores, melhorando o resultado estético e trazendo mais conforto para o paciente
Em relação ao aparelho fixo, o método lingual tem algumas semelhanças, como o uso de peças metálicas, mas a grande diferença está na forma como os mecanismos são colocados na boca. Enquanto a técnica tradicional expõe o dispositivo, o tratamento “invisível” interfere na face lingual da dentição.
O aparelho lingual, apesar de ser conhecido como invisível, como os alinhadores, se diferencia desses últimos por não ser móvel. É uma ótima opção para quem deseja ter sorriso harmônico sem abrir mão do conforto e da estética.
A principal vantagem do aparelho lingual é que ninguém vai saber que você está utilizando um aparelho ortodôntico, pois ele se encontra na parte de trás dos dentes e por isto é chamado de aparelho invisível!
Outro fator positivo do aparelho lingual é que ele não interfere na harmonia do rosto do paciente, que consegue ter uma visão completa da terapia. Além disso, não é necessária a remoção dos bráquetes durante o tratamento em situações sociais especiais, como, por exemplo, formaturas e casamentos.
Também podemos citar outras vantagens do aparelho lingual:
- Evita machucados na boca durante a prática de esportes, movimentos bruscos ou brincadeiras, já que os bráquetes não ficam em contato com os lábios;
- O seu uso pode ser feito, tanto em uma única arcada inferior ou superior, quanto nas duas ao mesmo tempo;
- É mais fácil perceber a evolução do alinhamento porque os dentes não ficam cobertos pelos bráquetes. Além disso, outros procedimentos estéticos, como clareamento e restauração podem ser realizados durante o uso da técnica ortodôntica;
- Ele não projeta os lábios para frente, melhorando a autoestima do paciente.
O aparelho lingual causa lesões na língua ou na boca?
Mito. Assim como acontece com o uso de qualquer aparelho ortodôntico, no caso do método lingual também é comum um certo desconforto inicial. Entretanto, é necessário apenas um período de adaptação, que costuma ser de três dias, até que o incômodo diminua. O aparelho lingual é uma técnica de alta tecnologia, colocado na face interna dos dentes, tendo seus bráquetes feitos com bordas totalmente polidas e arredondadas, isso faz com que ele evite qualquer lesão ao paciente.
O tratamento com ortodontia lingual é mais demorado que o tradicional?
Mito. Na verdade, a duração de um tratamento ortodôntico vai depender do tamanho da oclusão que será corrigida e não da técnica escolhida para resolver o problema. Entretanto, em alguns casos, a correção ortodôntica com o uso do aparelho lingual, poderá ser mais rápida, uma vez que esse trabalha com uma distância entre os bráquetes menor que o aparelho ortodôntico convencional. De uma maneira geral podemos falar em uma média de dois anos de tratamento.
O aparelho lingual é considerado um tratamento estético?
Verdade. O aparelho lingual pode ser considerado o único tratamento realmente invisível, uma vez que ele permite que o paciente tenha uma total estética mesmo durante a correção ortodôntica. Este método pode ser utilizado em qualquer pessoa, mas os adultos são os que mais procuram por esse tratamento, pois não interfere diretamente na sua aparência e autoestima em ambientes sociais, profissionais e nem nas suas relações pessoais.
É comum o paciente com aparelho lingual ter dificuldade na fala?
Mito. Dificilmente algum paciente vai ter dificuldade na fala após a colocação do aparelho lingual, nem mesmo nas primeiras horas após a colagem dos bráquetes. Entretanto, o que pode acontecer em alguns pacientes é uma pequena alteração na posição da língua, gerando uma mínima diferença na pronúncia das palavras, principalmente as com a letra “s”. O que também tende a desaparecer após as três primeiras semanas do início do tratamento com ortodontia lingual.
A higiene é mais difícil, já que o aparelho fica na parte de dentro do dente?
Mito. Assim como qualquer aparelho ortodôntico, seja convencional ou lingual, o paciente precisa ter alguns cuidados na hora de realizar a limpeza oral. Hoje existe no mercado produtos específicos para quem faz uso dessas técnicas de correção dos dentes, facilitando muito todo o processo de higiene e tornando essa etapa do dia a dia mais rápida. De uma maneira geral é indicado o uso de escovas interdentais e fio dental mais resistentes ao rompimento e ao desfiamento. Com essas dicas fica mais fácil passar pelo tratamento de forma tranquila e saudável.
O quê nossos pacientes estão dizendo sobre o Aparelho Lingual?
Confira o depoimento de clientes satisfeitos com a nossa atuação
“Ele me permitiu realizar a correção estética sem impactar em minha imagem e no meu trabalho.”
Sandra
Sobre o Aparelho Lingual
“Quase não percebo que utilizo o aparelho. Além disso, a limpeza é mais simples que imaginava.”
Fernando
Sobre o Aparelho Lingual
“O tratamento estético e funcional, pois é totalmente discreto. Estou muito satisfeita com os resultados.”
Ana Paula
Sobre o Aparelho Lingual
Agende uma Avaliação
Agende agora mesmo uma avaliação na Eto Ortodontia Estética através dos contatos abaixo: