Você sabe o que é placa bacteriana?

Desde sempre se ouve muito falar sobre a importância de escovar os dentes, e visitar o dentista periodicamente para conservar um bem-estar bucal. Vemos nas mídias diariamente, propagandas de cremes e enxaguantes bucais, que fazem promessas de eliminar uma grande porcentagem de placas e tártaros, resultando assim em uma boa qualidade da saúde bucal.

Sendo assim, quando o assunto é higiene bucal, é importante salientar que não apenas a boca é possível de sofrer danos quando não há cuidados suficientes. A saúde da boca também está relacionada a todo o restante do corpo, inclusive a circulação.

É por isso que as idas frequentes ao dentista são tão importantes e entender como a nossa saúde oral funciona não pode ser deixada de lado.

Mas afinal, o que é placa bacteriana? Tártaro e biofilme são a mesma coisa? Como manter uma boa higienização e ficar livre das consequências da placa bacteriana acumulada? Quais são as doenças causadas pelo acúmulo de biofilme? 

Essas são dúvidas frequentes, e vamos solucioná-las aqui.

O que é placa bacteriana?

placa bacteriana placa bacteriana dente.jpg

A Placa Bacteriana, que também pode ser conhecida também como biofilme dental, é uma patologia odontológica. 

Ela é formada pelo acúmulo de alimentos, que consequentemente fazem crescer o número de bactérias na cavidade bucal. Formando assim uma espécie de película ao redor do dente, deixando-o com um aspecto áspero e sendo mais visível perto da gengiva.

Placa bacteriana e tártaro são a mesma coisa? 

A resposta para esse recorrente questionamento é: Não! 

O tártaro é o segundo estágio da placa bacteriana. Na primeira fase, ela se caracteriza por se aparentar com uma “massinha” branca que pode ser removida facilmente após uma escovação e o uso de fio dental. 

Por outro lado, o tártaro é a calcificação dessa “massinha”. Isso ocorre pelo tempo de contato com os minerais presente na saliva. 

Por conta disso, mesmo não existindo uma regra para onde o tártaro se localiza no interior da boca, eles ainda são mais comuns nas regiões onde se encontram as glândulas salivares. Isto é: na região do primeiro molar superior e na face interna dos incisivos inferiores, próximo a língua. 

Exatamente por ser uma área onde acontece maior irrigação salivar, os dentes com biofilme acumulados são mais banhados pela saliva, causando assim uma rápida calcificação dos mesmos. 

Depois dessa calcificação só a escovação já não é eficaz para a remoção, então o tártaro só pode ser removido por um dentista, que fará o procedimento chamado raspagem periodontal.

O que causa a Placa Bacteriana?

Como dissemos anteriormente, a placa bacteriana (biofilme) é formada pelo acúmulo de alimentos nos dentes (principalmente açúcares), proveniente de uma má higienização. 

Isso causa um desequilíbrio no PH bucal, consequentemente criando um ambiente perfeito para a proliferação e acúmulo de bactérias e microrganismos, que usam dos restos alimentares para se nutrir e desenvolver.

Como é formada a placa bacteriana?

É formada uma película muita das vezes transparente, mas com textura áspera, mas quando a placa se encontra em excesso nos dentes pode-se notar um tom meio amarelado. 

São mais comumente encontradas na parte da linha da gengiva (onde dente e gengiva se encontram), portanto pode se estender por todo o interior da cavidade bucal.

Consequências do acúmulo de Placa Bacteriana

placa bacteriana como e formada a placa bacteriana cariogenica

Muitas das vezes pulamos a parte da escovação após uma refeição com a desculpa da correria da rotina…

Entretanto, todos sabemos que é muito importante mantê-la em dia, pois a maioria das doenças bucais tem origem no acúmulo de placa bacteriana.

Entre as principais consequências do acúmulo de placa bacteriana destacam-se:

Cáries

As bactérias que se formam nos amontoados de biofilme, começam a produzir um ácido que desmineraliza as primeiras camadas do dente, podendo chegar a parte mais profunda chamada polpa, onde se encontra a terminação nervosa do dente, se não tratada pode chegar em níveis mais profundos causando assim a morte do mesmo.

Gengivite

As bactérias acumuladas por conta do biofilme, começam a gerar inflamação na gengiva, o que leva a feridas e sangramento ao escovar os dentes. Podendo chegar em um estágio de Periodontite que é a evolução da doença.

Periodontite

Quando não tratada a gengivite pode evoluir para uma periodontite, também conhecida por doença periodontal onde ocorre o acúmulo de biofilme em baixo da linha da gengiva, gerando uma séria inflamação

Isso pode afetar tanto os tecidos, quanto ligamentos e ossos que sustentam o dente. 

Além disso, o agravamento da doença pode causar perda dentária, além da introdução de bactérias na corrente sanguínea Ao fazerem isso, estas bactérias podem também migrar para outras regiões do corpo se tornando um problema generalizado.

O que é um evidenciador de placa bacteriana?

placa bacteriana acumulo de placa bacteriana

Como o próprio nome já indica, o evidenciador de placa bacteriana coloca em evidência onde ainda existe o acúmulo de placa, muitas das vezes invisível a olhos nus. 

São indicados para pacientes que têm maior propensão ao acúmulo de placa, sendo eles muitas das vezes crianças, pois além de detectar a placa, deixa mais didático e divertido o processo de escovação dos pequenos, e pacientes que fazem o uso de aparelho ortodôntico

Entretanto, o uso dos evidenciadores é recomendado para todos os tipos de paciente, uma vez que estes ajudam a melhorar a visualização do problema.

Um dos evidenciadores de placa bacterianas mais comuns é a Fucsina. Eles agem com a utilização de substâncias químicas (corantes) tingindo os locais onde se encontram restos de biofilme. Normalmente esses corantes são da cor violeta de forma a melhorar a visualização para que se possa agir no lugar certo.

Além disso, os evidenciadores de placa bacteriana podem ser encontrados de diversas formas, como creme dental, pastilhas e enxaguantes. 

Cada uma dessas formas conta com um modo específico de aplicação. Por exemplo: os enxaguantes devem ser colocados na boca antes da escovação, e depois de um processo de bochecho por 30 segundos, é só cuspir que os dentes já estarão tingidos. 

Por outro lado, o evidenciador em forma de pasta precisa do auxílio de um cotonete para sua aplicação, que fará o espalhamento correto e assim pigmentar o local onde há acúmulo de placa.

Por fim, as pastilhas precisam ser mastigadas, fazendo com que o contato com saliva durante 30 segundos faça com que os dentes fiquem com a coloração nos locais de placa. 

Todos estes exemplos de aplicação contam com a mesma eficácia e devem ser analisados pelo seu dentista. Com a sua experiência, ele poderá tirar suas dúvidas e adotar o método que encaixe mais com o seu caso.

Como remover a placa bacteriana?

placa bacteriana placa bacteriana como remover

Temos diversas “receitas naturais” na internet com a promessa de remover placa bacteriana e acabar com o tártaro, mas dentro da nossa própria casa temos a prevenção de possíveis futuras doenças bucais em nossas mãos. 

A placa bacteriana é removida de forma simples com escovação e uso de fio dental diariamente, tendo esse hábito constante, a quantidade em excesso de bactérias e outros microrganismos são cessados, mantendo assim um equilíbrio do PH da boca, e consequentemente trazendo uma boa saúde bucal.

E se mesmo depois da escovação ainda restar dúvidas se realmente todos os resíduos foram eliminados, existem os evidenciadores de placa bacteriana.

Cuidados para não sofrer com os problemas causados por placa bacteriana

placa bacteriana creme dental para placa bacteriana

Por mais que acabamos pulando a parte da escovação após algumas refeições, é extrema importância manter a saúde bucal em dia, a prevenção é a melhor forma de evitar danos futuros, então aqui vão algumas dicas para você combater a placa bacteriana:

– Alimentação Saudável: 

Um dos pontos mais cruciais para uma saúde bucal em perfeito estado é a alimentação. Uma dieta rica em açúcares e carboidratos (especialmente sacarose) é um prato cheio para os microrganismos, então além de reforçar a higiene bucal depois do consumo desses alimentos, vale apostar em uma dieta mais saudável.

– Escovação em dia: 

Escovar os dentes é muito mais que apenas o objetivo de ficar com um bom hálito. Uma boa escovação é a parte mais eficaz na prevenção de futuras doenças bucais, então empenhar tempo de qualidade na sua higiene bucal, é de extrema importância para sua saúde. Lembrando sempre que não é a força que você faz na escova que irá limpar seus dentes, muito pelo contrário, a força aplicada pode acometer outros tipos de problemas bucais. Então escolha uma escova de dentes de cerdas macias, e aplique mais técnica do que força.

– Uso de fio dental: 

Uma das maiores mentiras que os dentistas ouvem diariamente em seus consultórios é: “Sim, Dr. Eu passo fio dental todos os dias”. 

Por mais chato e demorado que seja, o fio dental faz um papel fundamental e complementar a escovação na hora da higienização bucal, pois só ele alcança os espaços onde as cerdas da escova de dente não alcançam.

Então, por mais que a escovação seja feita, sem o uso do fio dental ela ainda está incompleta.

Visite Regularmente seu dentista: 

Além de manter os cuidados preventivos citados acima, é de extrema importância que você faça visitas periódicas ao seu dentista, de no mínimo de 6 em 6 meses. 

A assistência de um profissional da área também contribui para a prevenção de futuras doenças, além de orientar a melhor maneira como você deve cuidar da sua saúde bucal.

Seguindo essas recomendações, muito mais do que um sorriso perfeito, você terá um sorriso saudável! 

Uso de enxaguante bucal: 

Além de fio dental, pasta de dente, escova dentária, outro aliado é o enxaguante bucal. Pois, ele é capaz de ajudar na remoção de bactérias que não foram eliminadas durante a escovação ou o uso do fio dental. É por isso, que na hora de fazer a limpeza da sua boca conte com um bom enxaguante.

Vale ressaltar também que mesmo sendo um produto de útil serventia ele não substitui a escovação, nem mesmo o uso de fio dental. Por isso deve ser usado como um complemento, e não sozinho.

Entenda a diferença entre tártaro e placa bacteriana

Muitas pessoas não conseguem distinguir esses dois problemas, e é entendível já que um leva ao outro. O que acontece é que a placa bacteriana precisa ser eliminada ou mesmo evitada que seja formada. Quando isso não acontece ocorre uma evolução e torna-se tártaro. O tártaro nada mais é que a mineralização da placa bacteriana em conjunto com a saliva. 

O tártaro torna-se um problema à medida que vai se acumulando e chega a causar inflamação na gengiva. Para que isso seja evitado o ideal é realizar uma limpeza em um profissional da área, um dentista, para que ele  realize a tartarectomia. Esse procedimento é eficiente para realizar essa remoção e evitar inflamações como a da gengiva.  

De acordo com Robson Caumo, um especialista neste tema, o cirurgião-dentista utiliza curetas ou ultrassom para retirar com eficiência o tártaro. Ele acrescenta que o ideal é usar alguns produtos como enxaguantes para que o resultado seja mantido.

O uso de xaropes aumenta as chances de formar placa bacteriana?

placa bacteriana placa bacteriana como remover

Ainda hoje existem alguns mitos acerca do uso de xaropes e a sua relação com a placa bacteriana. O que acontece é que muitas vezes ao consultar o médico e ser prescrito o uso de xaropes para tratar infecções, muitas pessoas ficam receosas por ouvirem sobre o famoso mito de causam cáries e placas.

Entretanto, não há estudos que comprovem essa informação. Ou seja, não existem indícios de que fazer o uso desses medicamentos prejudique a saúde bucal. Para explicar a origem desse mito vale a pena fazer uma alusão. Imagine que você tem um filho e ele apresenta sintomas de infecção de garganta. 

Ao consultar o médico ele prescreve antibiótico para ser tomado de oito em oito horas. Sendo assim, será preciso que o medicamento seja tomado de madrugada. Dessa forma, após medicar a criança, a mesa volta a dormir e só escova os dentes ao amanhecer. 

O fato é que por conter grandes quantidades de açúcar, alguns antibióticos ao serem tomados em horário onde as pessoas já estão dormindo acabam causando cáries. Mas isso não se deve a nenhum fator relacionado ao enfraquecimento dos dentes como se diz por aí.

Mas sim, ao fato de que o medicamento foi tomado e não houve escovação após a deglutição. O que acaba por acarretar em um acúmulo de matéria orgânica na boca e consequentemente a formação de placa bacteriana.

Viu só? Agora que você já sabe, nada de cair nessas historinhas contadas por aí. O ideal é sempre buscar informações de qualidade e com boas fontes de pesquisa. 

Infelizmente, por histórias como essas muitas pessoas deixam de usar remédios importantes por medo de causar malefícios a outros órgãos e assim acabam prejudicadas.

Conclusão

placa bacteriana qual a diferenca de placa bacteriana e biofilme

É importante compreender que a boca é a cavidade porta de entrada para inúmeras bactérias e microorganismos. Logo, é importante estar sempre atento sobre os cuidados a serem tomados e como manter uma higiene bucal realmente efetiva. 

Por isso, é imprescindível que antes de mais nada, o acompanhamento seja realizado por um dentista, uma vez que ele como profissional da área saberá os produtos ideias e quais as medidas a serem tomadas em caso placas bacterianas já instaladas.

Além disso, antes de usar quaisquer produtos de ordem caseira ou receitas da internet consulte seu médico ou dentista. Afinal, não dá pra sair confiando em qualquer coisa por aí. 

Não deixe de lado uma boa alimentação, e um kit dentário na sua bolsa. Não se sabe quando irá fazer um lanchinho por aí, e nesses casos não podemos esquecer de escovar os dentes em seguida. 

 As placas bacterianas podem ser facilmente removidas, mas o ideal é sempre evitá-las. Em casos onde esse acúmulo ultrapassa o limite, pode acontecer de formar cáries e tártaros. É por isso que a melhor receita é a prevenção. 

Agora que você já sabe o que são placas bacterianas, como formá-las e demais informações é só se cuidar e prevenir. Não deixe de lado as precauções a serem tomadas e nem mesmo as idas ao dentistas, ele será seu melhor amigo nesta jornada.

Sorria, e cuide do seu sorriso! Mais do que problemas na aparência, a placa bacteriana pode trazer diversos prejuízos à sua saúde. Lembre-se disso!

Conheça mais sobre como cuidar da sua saúde bucal em nosso blog e em nosso Instagram!