Você sabe o que é a periodontia e o que essa especialidade da odontologia pode fazer para sua saúde bucal?

Afinal, nosso primeiro pensamento quando se trata de saúde bucal costuma ser os dentes, não é? No entanto, apenas ter uma boa higiene dental pode não ser suficiente para garantir que a saúde da nossa boca esteja em dia.

É por esse motivo que os dentistas pedem para fazer o uso do fio dental e, principalmente, perguntam se a sua gengiva teve algum sangramento nos últimos dias. 

Isso acontece porque a saúde bucal engloba diversos outros fatores, em especial a saúde de nossas gengivas. Elas são um tecido localizado dentro da cavidade bucal e que possuem a importante função de sustentar o dente, por isso estão sujeitas a diversas infecções e doenças.

Para isso existe a periodontia, a especialidade dentro da odontologia que trata da saúde de suas gengivas e evita doenças como a gengivite e a periodontite, além de outros males que possam afetar as gengivas.

Por isso montamos um artigo completo sobre esse tema e tudo o que você precisa saber sobre a periodontia. 

Saiba mais sobre o que é essa especialidade, o que faz um odontologista especialista em periodontia, quando você deve ir a um periodontista, as principais doenças que atingem a gengiva, como se prevenir, entre outros. Confira!

O que é periodontia?

periodontia periodontia limpeza

A periodontia é a especialidade que cuida das nossas gengivas, tecido essencial que atua com um suporte para os dentes. 

O profissional especializado em periodontia atua com foco na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças que afetam a saúde da gengiva. A gengivite e a periodontite são as doenças mais comuns nesse sentido. 

Além disso, essas doenças podem afetar, além da saúde bucal, a saúde de todo o nosso organismo, caso o diagnóstico e o tratamento não sejam realizados a tempo.

Por isso essa especialidade é tão importante para a odontologia, pois é a área que cuida do tecido que sustenta os nossos dentes. 

O profissional da periodontia não trabalha diretamente no dente do paciente, mas sim em todo o redor dele e nas estruturas, para prevenir que algum problema chegue até os dentes.

Dessa forma, o ideal é que antes de iniciar qualquer tratamento odontológico, o paciente passe por uma avaliação com um periodontista. 

O especialista em periodontia realiza diversas atividades na área. Existem, principalmente, três áreas de atuação: a periodontia clínica, a periodontia estética e a periodontia médica. 

O que faz um especialista em periodontia?

periodontia endodontia e periodontia

Saiba mais sobre cada uma das especialidades de um periodontista e como funciona a atuação do profissional em cada uma delas. Confira!

Na periodontia clínica, a atuação em geral é focada na realização de procedimentos para a prevenção de eventuais doenças e problemas, além do tratamento de doenças já existentes nos tecidos.

Na prevenção, o periodontista clínico realiza a limpeza do dente, a remoção do tártaro e das placas bacterianas. Essa limpeza remove o acúmulo de resíduos e placas bacterianas, que podem causar cáries e infecções na gengiva.

A limpeza pode ser feita por um profissional odontologista de qualquer área, e é recomendada para manter a higiene e a saúde bucal em dia.

Além disso, o profissional da periodontia clínica realiza  o tratamento de doenças existentes nos tecidos, como a gengivite e a periodontite. Esse profissional também atua em casos mais avançados dessas doenças, na recuperação dos tecidos da gengiva.

Assim, o periodontista clínico age para recuperar tecidos danificados e perdidos, a partir de diversas técnicas, como o enxerto gengival e até enxerto ósseo.

A periodontia médica é outra área da periodontia e envolve o tratamento e acompanhamento de pacientes com problemas nos tecidos, desenvolvidos a partir de doenças que afetam todo o corpo. 

Além disso, pacientes com doenças como Alzheimer e diabetes também são acompanhados pela periodontia médica. 

Assim como outros grupos com maior propensão a desenvolver problemas periodontais, que inclui mulheres gestantes, fumantes e pessoas que sofreram um AVC.

Todos esses pacientes devem fazer um acompanhamento com o especialista na área, pois possuem uma maior probabilidade de desenvolver problemas nos tecidos da boca.

E por último, mas não menos importante, temos a periodontia estética. O profissional dessa área realiza intervenções e procedimentos no tecido da boca para valorizar e melhorar a aparência do sorriso do paciente.

Quando ir a um periodontista?

periodontia trabalho sobre periodontia

Se trata de um especialista muito importante! Você deve ir ao periodontista para verificar se está tudo bem com a sua saúde bucal, assim como para realizar o tratamento de doenças que atingem os tecidos da sua boca, caso esse seja o seu caso.

Dessa forma, se você tem algum sintoma de uma doença nas gengivas, como o inchaço delas e o sangramento, o periodontista deve ser consultado.

 Esse profissional está preparado para tratar a sua gengiva, principalmente nos casos das duas doenças mais comuns nesse tecido: a gengivite e a periodontite.

Os pacientes também são geralmente encaminhados para um profissional periodontista antes de qualquer procedimento nos dentes, você sabia?

Isso acontece porque a gengiva deve estar saudável e sem nenhum problema ao realizar qualquer intervenção na boca, seja ou não cirúrgica.

 Afinal, as gengivas são o suporte dos dentes e devem estar saudáveis para que todo o procedimento ocorra da maneira correta. 

Dessa forma, antes de qualquer procedimento nos dentes consulte um profissional da área para verificar a saúde de suas gengivas, mesmo que se trate de um procedimento considerado simples, como um clareamento dental.

Conheça as principais doenças periodontais

periodontia periodontia tratamento

Uma doença periodontal em geral significa uma inflamação da gengiva, o tecido de proteção e suporte dos dentes. Existem alguns tipos de doenças que afetam esse tecido, como a gengivite,a periodontite e até os abcessos dentários.

Saiba mais sobre cada uma dessas doenças, os sintomas que elas causam, como você pode evitar e a forma de tratamento mais comum. Confira!

– Gengivite

A gengivite é uma doença bastante comum e não apresenta tantos riscos à saúde, caso seja tratada. Ela surge a partir de restos de comida nos dentes, o que atrai bactérias que podem atacar a gengiva. 

A partir disso surge a inflamação desse tecido. Os principais sintomas da gengivite são:

  • Aparecimento de placa tártaro.
  • Inchaço na gengiva;
  • Gengivas avermelhadas;
  • Pequenas feridas e o aparecimento de pus na boca;
  • Sangramento ao escovar os dentes;
  • Retração das gengivas;
  • Mau hálito.

Um dos primeiros sintomas notados pelos pacientes costuma ser o sangramento ao escovar os dentes, um sintoma que muitas vezes é ignorado pelos pacientes mas pode ser sintoma de diversas doenças sérias. Saiba mais sobre o sangramento da gengiva e as possíveis causas.

No entanto, se você possui algum destes sintomas deve procurar um profissional dentista, em especial um periodontista, para avaliar a sua gengiva e a saúde da sua boca.

O tratamento da gengivite é relativamente simples, de acordo com o grau de evolução da condição. Caso seja um caso menos grave, basta uma limpeza dental para retirar os tártaros e a adoção de uma rotina de higiene bucal, que inclui o uso de fio dental.

Caso seja um caso um pouco mais grave, o periodontista pode orientar o uso de remédios para conter a ação das bactérias na gengiva.

– Periodontite

A periodontite é uma doença em um estágio mais avançado que a gengivite, por isso é mais séria também. Ela afeta de uma forma mais intensa os tecidos da boca, principalmente os que servem de suporte para o dente.

Além disso, essa doença também envolve outras consequências mais graves, como a perda de osso em torno do dente, em especial na raiz, local em que fica a sustentação do dente. Por esse motivo existe um grande risco de perda deste dente.

Os sintomas da periodontite são bastante parecidos com os sintomas da gengivite, por isso é preciso consultar um especialista em caso de sintomas como:

  • Mau hálito.
  • Inflamação na gengiva;
  • Sangramentos na boca, principalmente durante a escovação; 
  • Gengivas com cor mais escura e avermelhada;
  • Dores nas gengivas

A periodontite se manifesta pelas mesmas causas da gengivite, por acúmulo de placa bacteriana nos dentes. 

Além disso, quando existe má oclusão (quando os dentes não fecham perfeitamente) o risco de periodontia é aumentado, uma vez que restos alimentares podem se acumular com maior facilidade.

O tratamento da periodontite varia de acordo com o grau de evolução da doença. Existem abordagens cirúrgicas e não cirúrgicas, de acordo com a recomendação do periodontista.

– Abscesso dentário

Um abscesso dentário é o acúmulo de pus no dente, resultado de alguma infecção. Esse acúmulo tem a forma de uma bolsa, como um cisto ou até mesmo uma bolha na gengiva com cor esbranquiçada.

Apesar de ser chamado de abscesso dentário, essa inflamação se localiza na gengiva, próxima ao dente que está infeccionado.

Os sintomas de um abscesso dentário, além da aparição de bolsas na gengiva, incluem:

  • Sensibilidade à temperatura;
  • Dor ao mastigar ou ao morder;
  • Febre;
  • Inchaço no rosto ou nas bochechas;

Eles são causados por uma contaminação no dente, por bactérias que invadem e afetam principalmente a polpa do dente. 

Se esse quadro não for tratado da maneira correta, pode evoluir para a formação do abscesso dentário e para a formação do pus visível.

Como saber se está com alguma doença periodontal?

periodontia periodontia o que faz

Os sintomas das doenças periodontais são bastante parecidos, mas se diferenciam no nível de gravidade dos sintomas. Alguns sintomas são comuns, como:

  • Sangramento na gengiva;
  • Inchaço na gengiva;
  • Mudança na cor das gengivas;
  • Mau hálito;
  • Sangramento ao escovar os dentes.

No entanto, a periodontite, uma doença mais grave, pode manifestar outros sintomas, como:

  • Sensibilidade nos dentes;
  • Descolamento da gengiva;
  • A impressão de que os dentes estão mais longos.

Dessa forma, se você possui algum desses sintomas citados, deve procurar o auxílio de um profissional especializado em periodontia para uma consulta. 

Esse profissional está preparado para te examinar e tratar essas doenças da maneira correta.

Limpeza profunda ou raspagem periodontal: para que serve?

A limpeza profunda ou a raspagem periodontal é uma técnica bastante usada na periodontia para restaurar a saúde bucal dos pacientes. 

A limpeza, por exemplo, é um procedimento bastante comum para retirar o tártaro que provoca gengivite e periodontite, que ocorrem a partir do acúmulo de placas bacterianas no dente.

Dessa forma, o profissional faz a retirada desse tártaro acumulado para conseguir controlar o acúmulo de bactérias na boca do paciente e evitar infecções.

A raspagem pode ser feita tanto na região supragengival quanto na região subgengival, de acordo com a necessidade do paciente.

O periodontista pode recomendar, além desses procedimentos, o uso de medicamentos e outros produtos com a função de controlar as bactérias e impedir que os processos de inflamação avancem. 

Alguns exemplos são: anti-inflamatórios de uso oral, antibióticos e até mesmo pastas de dente que contêm medicamentos em sua composição.

Como prevenir doenças periodontais?

periodontia procedimentos da periodontia

Apesar de existir tratamento para essas doenças, a melhor coisa a se fazer é prevenir o aparecimento delas. 

Você pode fazer isso seguindo algumas recomendações simples no seu dia a dia, como cuidar bem da higiene bucal, evitar comer alimentos doces, visitar o dentista com frequência e evitar o uso de tabaco. 

Confira mais sobre cada uma dessas recomendações!

– Cuide bem da higiene bucal

A primeira recomendação é sempre cuidar muito bem da higiene bucal, uma vez que a placa bacteriana e o tártaro são grandes causadores de doenças na boca. Para isso existem algumas recomendações.

A primeira é escovar os dentes após cada refeição. Além disso, a escova deve ser macia para não machucar as gengivas e causar desgastes nos dentes, e a escovação deve ser feita de maneira suave.

Outro ponto muito importante para manter uma boa saúde bucal é sempre fazer uso do fio dental, ele é um item indispensável em sua rotina. 

A recomendação é que o fio dental seja usado em todas as escovações, em especial antes de dormir, para retirar todos os restos de alimentos que as escovas não conseguem alcançar. 

Esse passo é essencial para controlar a proliferação de bactérias e evitar a formação de placas, cáries e doenças periodontais.

– Evite comer alimentos muito doces em excesso

Outra coisa que desempenha um papel muito importante na sua saúde bucal é a alimentação. Alimentos como biscoitos, bolos, refrigerantes, balas, chicletes e guloseimas são bastante prejudiciais à saúde dos nossos dentes.

Isso acontece porque o açúcar provoca cáries e facilita o acúmulo de bactérias em nossa boca. 

Ou seja, quando você consome alimentos muito ricos em açúcar, você alimenta as bactérias que vivem na boca, pois elas se alimentam justamente do açúcar.

Essas bactérias produzem ácidos que dissolvem o esmalte dos dentes e podem causar cárie. No entanto, além das cáries, o excesso de açúcar pode resultar em outros problemas bucais, como a gengivite e a periodontite. 

O açúcar faz com que os processos inflamatórios sejam intensificados, o que pode resultar na inflamação dos tecidos da boca. 

– Visite o dentista frequentemente

Outra recomendação importante é visitar sempre o seu dentista. O acompanhamento da saúde bucal com um profissional é imprescindível, mesmo que você tenha uma rotina adequada de cuidados com os dentes.

Isso acontece porque, mesmo com uma boa higiene, alguns resíduos podem permanecer em nossa boca, em locais de difícil localização. Esses resíduos podem acarretar no aparecimento de tártaro.

Para evitar que isso aconteça, é preciso ir regularmente ao dentista para fazer uma limpeza no consultório.  

A limpeza é um procedimento simples e que é capaz de remover os acúmulos de comida, os acúmulos de placa bacteriana e o tártaro. Assim podemos manter a higiene bucal em dia.

Além disso, um especialista pode examinar e encontrar doenças que ainda não expressaram sintomas muito visíveis. Isso possibilita o tratamento precoce dessas doenças.

– Evite tabaco

A última recomendação é evitar o uso do tabaco. O cigarro possui muitas toxinas e causa danos em todo o nosso organismo. No entanto, a boca é um dos lugares que mais sofrem o impacto desse consumo.

Isso acontece porque ela possui contato direto com a fumaça do cigarro, e como consequência com todas as toxinas que saem dele.

Dessa forma, a sua boca e os seus dentes ficam vulneráveis e mais suscetíveis a inflamações e doenças periodontais.

Além disso, o hábito de fumar atrapalha a cicatrização dos tecidos de todo o corpo e afeta até a circulação sanguínea, o que pode causar prejuízos também aos tecidos da boca e dificultar o tratamento de doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite.

Conclusão

 periodontia canal e periodontia

Agora você sabe tudo sobre a periodontia, uma área tão importante dentro da odontologia, e pode cuidar melhor da saúde dos seus dentes. 

O periodontista é um profissional que cuida dos tecidos da sua boca e está preparado para tratar doenças e infecções que atingem as nossas gengivas, em especial a gengivite e a periodontite. 

Apesar da gengivite ser uma doença bastante comum na população brasileira, ela não é simples. A gengivite pode evoluir para um quadro de periodontite, uma doença um pouco mais avançada e complexa. 

A periodontia, por sua vez, pode evoluir para casos muito sérios em que a raiz do dente é comprometida. Esse quadro pode causar até a perda do dente.

Por isso é de grande importância sempre consultar o seu dentista e também procurar o atendimento de um periodontista. Esse profissional especialista é capaz de avaliar sua gengiva e checar se está tudo certo com a sua saúde bucal!