Primeiramente, a ortodontia é um ramo especializado da odontologia. O profissional dentista especializado no ramo da ortodontia é chamado de ortodontista.

O termo ortodontia pode ser dividido em duas palavras gregas – “orthos” que significa reto ou correto e “dontics” que significa dentes.

A Ortodontia, portanto, descreve a prática de endireitar dentes desalinhados ou oclusopatias, que são anomalias do crescimento e do desenvolvimento do rosto. Dentistas especializados em Ortodontia podem ajudar a gerenciar o posicionamento anormal dos dentes, maxilar e face.

Quem é o ortodontista?

ortodontista ortodontista quanto ganha

Um ortodontista recebe treinamento especial para consertar dentes desalinhados. Se um dentista o encaminha a um ortodontista, a conclusão é que seus dentes não estão bem alinhados.

Não é nada de mais. Você provavelmente receberá uma recomendação de aparelho ou algum outro método para endireitar seus dentes. Sendo assim, o ortodontista é a pessoa que faz este trabalho.

O que faz o ortodontista?

O trabalho mais importante para um ortodontista é identificar problemas com seus dentes e boca. Uma lacuna em seus dentes, chamada de diastema, vai crescer com o tempo.

Seus dentes sofrerão, pois a estrutura da boca e das gengivas precisa de um alinhamento apertado. O ortodontista tentará aproximar mais seus dentes para corrigir o problema.

Por outro lado, ter dentes demais é igualmente ruim, especialmente para as crianças. É provável que um ortodontista extraia o excesso de dentes para criar um melhor espaçamento.

Um ortodontista tem várias ferramentas para resolver estes problemas de alinhamento. Os aparelhos ortodônticos são a solução mais famosa.

O ortodontista então une os braquetes na frente dos dentes, e as faixas se conectam a eles por meio de fios. Em combinação, as estruturas puxam os dentes para um alinhamento vertical, endireitando-os ao longo do tempo. O processo não é imediato, mas é extremamente eficaz.

Se os aparelhos não forem uma grande opção, um ortodontista pode usar um alinhador transparente em seu lugar.

Pelo design, ele não é visível à distância, tornando seu sorriso mais atraente. Isso porque um alinhador não usa fios de metal ou braquetes. Além disso, os pacientes gostam deles, pois são removíveis.

Tratamentos realizados pelo ortodontista

Existem muitos tipos diferentes de tratamentos ortodônticos realizados pelo ortodontista. O melhor tratamento para você depende do problema exato que você tem.

A primeira etapa de qualquer tratamento é avaliar a posição atual de seus dentes e como eles podem mudar com o tempo. Isto frequentemente envolve tirar radiografias, fazer modelos de gesso e tirar fotografias de seus dentes.

Em seguida, você receberá um plano de tratamento que pode sugerir mais de uma maneira de tratar o problema que você tem.

Quando ver um ortodontista? Se você reconhecer algum destes sinais ou preocupações em seu filho ou em você mesmo, pode ser o momento de agendar uma consulta com um ortodontista.

  • Perda precoce ou tardia de dentes de leite;
  • Dificuldade para mastigar ou morder;
  • Respiração bucal;
  • Muitos dentes, deslocados ou tortos;
  • Mandíbulas que se deslocam, fazem sons, sobressaem ou são encastradas;
  • Dificuldade na fala;
  • Morder a bochecha ou morder o céu da boca;
  • Dentes salientes;
  • Dentes que se encontram de uma forma anormal ou não se encontram de todo;
  • Desequilíbrio facial ou assimetria (características desproporcionais ao resto da face);
  • Quebra ou cerramento de dentes;
  • Impossibilidade de fechar confortavelmente os lábios.

Qual é a formação do ortodontista?

ortodontista ortodontista o que faz

O ortodontista deve ter formação superior em Odontologia e especialização em Ortodontia (podendo ser lato sensu ou stricto sensu).

Além disso, é necessário que as instituições de graduação e pós-graduação sejam reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) e CFO (Conselho Federal de Odontologia).

Bem como, é importante verificar se o currículo do curso segue as recomendações da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR), World Federation of Orthodontists (WFO) e instituições correlatas.

A especialização lato sensu em Ortodontia é, geralmente, a mais longa da Odontologia. O curso costuma ter duração de 30 a 36 meses, dependendo da periodicidade das aulas (semanal ou mensal).

Além da formação acadêmica odontológica e especialização em Ortodontia, o profissional deve ser registrado no Conselho Federal de Odontologia. O ortodontista também deve exercer o seu ofício seguindo as normas e diretrizes estabelecidas pelo CFO e a legislação brasileira.

Como estudar Ortodontia?

Primeiramente, quem deseja se tornar ortodontista deve se matricular em um curso de odontologia em alguma instituição de ensino. Além disso, o curso de odontologia dura 5 anos, e conta com diversas disciplinas. Por exemplo, cirurgia oral, tratamento adulto e infantil, ética profissional, entre outras.

Porém, ao término da graduação deve-se iniciar a especialização em ortodontia. Essa especialização dura em média 3 anos.

Além disso, a especialização tem aulas teóricas com discussões de casos, exposições de casos com recursos audiovisuais e aulas práticas em laboratórios e clínicas.

Qual é a diferença entre o ortodontista e o dentista?

ortodontista ortodontista infantil

Ortodontistas e dentistas ajudam os pacientes a melhorar sua saúde bucal, mas de maneiras diferentes. A odontologia é uma ampla especialidade médica que lida com os dentes, gengivas, nervos e maxilares.

Enquanto a ortodontia é uma especialidade dentro da odontologia que se concentra na correção de mordidas, oclusão e a retidão dos dentes.

Uma diferença importante é que todos os ortodontistas são dentistas, mas nem todos os dentistas são ortodontistas licenciados.

Qual a semelhança entre eles? A principal semelhança entre um dentista e um ortodontista é que ambos se concentram nos cuidados bucais.

Um ortodontista pode trabalhar em um consultório odontológico e fornecer os mesmos cuidados que um dentista. Portanto, a este respeito, eles são bastante semelhantes. Ambos são considerados dentistas, e lidam com os dentes e gengivas.

Quais as diferenças entre eles? Há muito mais diferenças do que semelhanças entre esses profissionais.

Um ortodontista requer escolaridade adicional como especialidade odontológica. A situação é semelhante a um médico que obtém escolaridade adicional para se tornar um cirurgião, por exemplo.

Outra diferença é que os ortodontistas se especializam em ajudar os pacientes no alinhamento de seus dentes, melhorando sua mordida, ou colocando aparelhos corretivos. Se um paciente tiver uma mordida errada, um dentista o encaminhará a um ortodontista.

Os dentistas normalmente incentivam uma boa higiene bucal e prestam serviços relacionados a ela:

  • Cárie dentária;
  • Canais radiculares;
  • Doenças na gengiva;
  • Pontes;
  • Facetas;
  • Branqueamento dos dentes;

Ortodontistas são dentistas especializados no alinhamento de dentes e que prestam serviços relacionados a eles:

  • Dentes desalinhados;
  • Sobremordida;
  • Apinhamento;
  • Mordida aberta;
  • Mordida cruzada.

Qual é a função do aparelho dentário?

ortodontista ortodontista bradesco dental

O aparelho dentário é uma forma de endireitar ou mover os dentes, para melhorar a aparência dos dentes e como eles estão. Também pode ajudar a cuidar da saúde a longo prazo de seus dentes, gengivas e articulações da mandíbula, espalhando a pressão de mordida sobre todos os dentes.

Muitas pessoas têm os dentes espaçados ou tortos. O aparelho dentário endireitará os dentes ou os moverá para uma posição melhor. Isto pode melhorar sua aparência e a forma como os dentes ficam juntos, ao mesmo tempo em que os torna mais fáceis de limpar.

Algumas pessoas têm dentes frontais superiores que se destacam e têm uma aparência desagradável. Estes dentes “proeminentes” são mais propensos a serem danificados, mas o aparelho dentário pode movê-los de volta para o lugar.

Ou a forma como os maxilares superior e inferior se encontram pode fazer com que os dentes tenham um aspecto desagradável e levar a uma mordida incorreta. O aparelho dentário pode ser capaz de corrigir estes dois problemas.

Quando os dentes não se encontram corretamente, isto pode colocar tensão nos músculos da mandíbula, causando problemas na mandíbula e nas articulações e às vezes dores de cabeça. O aparelho dentário pode ajudar a morder mais uniformemente e reduzir o esforço.

Ortodontista para o público infantil

ortodontista ortodontista aparelho

O objetivo do tratamento ortodôntico é criar uma mordida saudável e funcional, que é parte do alinhamento dos dentes e parte da posição da mandíbula. Quando os maxilares e os dentes se alinham corretamente, eles são capazes de funcionar de forma correta.

Isto promove a saúde bucal e a saúde física em geral. Esse tratamento ortodôntico também traz um sorriso atraente que é um bônus adicional.

Sendo assim, o tratamento ortodôntico ajudará seu filho a morder e mastigar, e contribuirá para uma fala clara. Quando os dentes funcionam corretamente, eles tendem a ficar bonitos.

Um sorriso atraente é um bônus agradável do tratamento ortodôntico, e pode ter benefícios emocionais.

A autoconfiança e a autoestima podem melhorar à medida que o tratamento ortodôntico melhora os dentes, lábios e rosto. Além disso, os dentes retos são menos propensos à cárie, doenças gengivais e lesões.

Problemas ortodônticos não tratados podem se tornar piores, e mais difíceis de tratar à medida que a criança envelhece. Problemas não tratados podem levar a cáries dentárias, doenças gengivais, dentes frontais quebrados, bem como a perda de tecido ósseo que mantém os dentes no lugar.

Não há uma idade certa para iniciar o tratamento ortodôntico. Idealmente, as crianças deveriam ter uma avaliação ortodôntica até os 7 anos de idade, mas há um momento ideal para começar o tratamento para uma criança que precisa.

O tempo é determinado pelo tipo de problema que a criança tem ou pode estar desenvolvendo, e o estágio de desenvolvimento dentário da criança. Alguns pacientes podem requerer apenas movimentação dentária.

Enquanto outros podem precisar de ajuda para orientar o crescimento de seus maxilares, ou para corrigir um hábito de sucção ou um padrão de deglutição anormal que possa remodelar o osso.

Relação da Ortodontia com outras áreas da Odontologia

ortodontista o que e ortodontia e periodontia

Dentistas e ortodontistas contribuem para a boa saúde bucal. Desse modo, cada especialista desempenha um papel diferente na manutenção do sorriso de um paciente.

Enquanto os dentistas lidam com coisas como limpeza de rotina, extrações de dentes, coroas e obturações, os ortodontistas estão principalmente preocupados em corrigir desalinhamentos nos dentes e mandíbulas. Ambos desempenham um papel essencial na saúde bucal de uma pessoa, e um não pode substituir o outro.

Ortodontia e Endodontia

Existem diferentes ramos da odontologia e são classificados de acordo com sua especialização. Entre estes ramos estão a Endodontia e a Ortodontia. Para ter um tratamento correto é melhor saber que tipo de dentista é apropriado para o seu caso.

Endodontia é um campo da odontologia especializado na terapia e tratamento de canais radiculares ou apicoectomia. Sendo assim, ela lida mais com o tratamento necessário dentro do dente.

Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de doenças relacionadas ao mau estado do interior do dente. Quando não tratadas, a cárie do dente se torna um canal. Nesse caso, causa inflamação ou infecção resultando em dor e formação de um abscesso.

Os dentistas especializados em Endodontia são chamados de Endodontistas. Embora os dentistas tenham conhecimentos básicos sobre tratamentos de canal radicular, a maioria deles encaminharia os pacientes que necessitam deste nível de especialização para os endodontistas. Os endodontistas trabalham com alta eficiência e precisão e podem ajudá-lo a salvar seu dente ou dentes.

Enquanto a endodontia se concentra no tratamento de canal radicular, a ortodontia lida com o alinhamento dos dentes e a correção de problemas de má oclusão.

Problemas de desalinhamento, tais como mordida excessiva, mordida inferior, mordida cruzada, mordida aberta, linha média mal posicionada. Bem como, espaçamento e crescimento dos dentes, por exemplo.

Ortodontia e Periodontia

Em muitos cenários clínicos que requerem correção de má oclusão ou dentição desalinhada, uma abordagem multidisciplinar envolvendo ortodontia e periodontia pode ter resultados favoráveis.

A intrínseca relação entre estas duas disciplinas tem sido muito pesquisada nos últimos anos. A periodontia é ideal para que o tratamento ortodôntico não promova doenças periodontais.

Sendo assim, estudos indicaram resultados positivos para a terapia periodontal não-cirúrgica combinada em conjunto com o tratamento ortodôntico. Esta revisão explora várias abordagens clínicas para abordar a doença periodontal enquanto se completa um regime ortodôntico.

O exame da relação entre a Ortodontia e a Periodontia irá rever as seguintes áreas de interesse:

  • Considerações, indicações e contraindicações para o tratamento combinado periodontal e ortodôntico em pacientes diagnosticados com doença periodontal
  • Benefícios e riscos da terapia ortodôntica-periodontal combinada em pacientes com doença periodontal diagnosticada
  • Regimes e aparelhos ortodônticos, e sua influência na saúde do periodonto
    Consideração de técnicas e procedimentos cirúrgicos associados a resultados positivos resultantes da terapia combinada
  • Ortodontia periodontalmente acelerada

O tratamento ortodôntico é baseado no princípio de que as forças aplicadas aos dentes produzem tensões no ligamento periodontal e, por sua vez, induzem a remodelação óssea, o que resulta na movimentação dentária.

Como o ligamento periodontal medeia essa resposta, os resultados do tratamento ortodôntico dependem do estado de saúde periodontal antes, durante e após o tratamento ortodôntico ativo.

Uma estratégia bem pensada deve ser desenvolvida para o gerenciamento de pacientes suscetíveis para prevenir a probabilidade de danos periodontais durante o tratamento ortodôntico.

Com o objetivo de obter bons resultados, a saúde periodontal deve ser alcançada antes do curso do tratamento ortodôntico – e mantida durante todo o procedimento.

 Conclusão

ortodontista endodontia ortodontia

Em conclusão, a saúde bucal é uma janela para a sua saúde geral. Sendo assim, o tratamento ortodôntico ajuda a garantir o funcionamento adequado dos dentes e a criar sorrisos saudáveis. Além disso, uma boa mordida torna mais fácil para você morder, mastigar e falar.

Os dentes desalinhados são sobretudo mais difíceis de limpar e podem causar desgaste anormal do esmalte dos dentes, o que pode levar a procedimentos odontológicos extensos e caros.

Porém, o tratamento ortodôntico não é uma correção rápida. Além disso, é um processo biológico complexo. Afinal, ele envolve mudanças nos ossos dos maxilares, ossos faciais e tecidos moles à medida que os dentes são movidos para suas novas posições.

Seus cuidados começam, antes de mais nada, com um exame minucioso dos dentes e da boca. Bem como, o estudo dos registros dentários, tais como raios X, fotos e modelos dos dentes. A partir disso, seu ortodontista pode desenvolver um plano de tratamento personalizado.

Por isso, trabalhando em conjunto com seu ortodontista, o tratamento ortodôntico pode produzir resultados que melhoram a vida: melhor função (morder, mastigar, falar).

Nesse sentido o nosso conselho é: mantenha suas consultas programadas, avise seu ortodontista sobre problemas que possam surgir entre as consultas.

Bem como, observe o que você come e bebe, evite bebidas açucaradas e use escova e fio dental, conforme instruído por seu ortodontista.

Vale a pena o esforço para atingir o objetivo que você e seu ortodontista compartilham – dar um sorriso saudável que durará uma vida inteira.