Os avanços da tecnologia garantiram tratamentos odontológicos mais confortáveis, rápidos e visualmente mais agradáveis com o passar dos anos. A odontologia tem oferecido aos pacientes opções seguras que garantem a saúde bucal como um todo.
Seja na parte estética ou na higienização, os procedimentos têm avançado à medida em que a população também se preocupa mais com a saúde dentária. Os aparelhos ortodônticos são algumas dessas opções que evoluíram com o passar dos anos.
A chegada dos aparelhos ortodônticos estéticos marcou um novo tempo da ortodontia, com pacientes interessados em fazer um tratamento mais discreto. Ter um sorriso mais bonito é uma das maneiras de se alcançar o desejado bem-estar físico e emocional.
Atualmente, existem no mercado diversos tipos de aparelhos, cada um com uma proposta e finalidade para os pacientes. Entre os mais comuns, os aparelhos ortodônticos podem ser usados desde a infância à fase adulta.
Cada caso deve ser avaliado individualmente para que o ortodontista possa indicar ou não o tratamento com aparelho ortodôntico de acordo com os diferentes motivos: busca por um sorriso harmonioso, correção de problemas, como apinhamento (dentes que se sobrepõem), má oclusão, DTM (Disfunção Temporomandibular), entre outros.
Embora o uso seja recomendado desde a infância, uma grande parcela dos adultos passaram a recorrer a este tratamento, portanto, a indústria, por sua vez, passou a desenvolver soluções para dar mais conforto e tornar-se um procedimento menos indolor.
Veremos no artigo a seguir os diferentes modelos e as diversas indicações dos aparelhos metálicos que podem ser vistos como uma solução para o desalinhamento dos dentes e, ainda, como uma opção de custo menor que demais tratamentos estéticos.
Por que usar aparelho ortodôntico?
O aparelho ortodôntico é um dos tratamentos mais comuns nos consultórios dos dentistas. Trata-se de um procedimento acessível, simples, de fácil manutenção e que garante ótimos resultados não só estéticos, mas também funcionais.
Esta opção é indicada para corrigir ou prevenir disfunções na arcada dentária, bem como, problemas com o nascimento, crescimento dos dentes ou mesmo relacionados com a má-oclusão dental – que ocorre quando o paciente tem dificuldades para encaixar os dentes superiores com os inferiores, ao fechar a boca. A má-oclusão pode causar desconfortos e até dores mais fortes na região do maxilar.
Alguns sinais podem ser indicativos do uso de um aparelho metálico – o mais convencional, ou demais aparelhos ortodônticos que visam ao alinhamento dos dentes e outros problemas, tais como:
- Dentes muito tortos (encavalados);
- Dificuldades para fechar a boca;
- Dificuldade na mordida;
- Dores no maxilar;
- Espaço entre os dentes.
O que é aparelho metálico?
O tipo mais comum, o aparelho metálico, é composto por fios metálicos, bandas e bráquetes. Geralmente é usado em crianças pela durabilidade e resistência à força, de fácil manutenção.
O queridinho das crianças e adolescentes, esse modelo permite que, a cada consulta, o paciente escolha a cor da borrachinha que envolve o bráquete, conferindo um ar moderno e despojado ao sorriso.
Os bráquetes metálicos são mais maleáveis devido à natureza do material e aceitam melhor alguma pressão ou impacto que possam ocorrer, sem quebrar facilmente, diferente dos bráquetes estéticos: menos resistentes. Por outro lado, o aparelho metálico chama mais a atenção devido a sua tonalidade escura e brilhante.
O modelo, indicado pelo ortodontista de acordo com a necessidade do paciente, pode variar. Há quem opte pela facilidade e durabilidade, entretanto, há quem opte pelo aparelho por possuir problemas que prejudicam a mastigação, digestão e causam até mesmo dor de cabeça, prejudicando a qualidade de vida.
Qual a diferença do aparelho estético para o aparelho metálico?
O uso do aparelho – seja metálico ou estético – é indicado devido aos problemas com alinhamento dentário ou, ainda, com mastigação, sono e até mesmo dores de cabeça. Neste caso, a recomendação de uso deve partir de uma análise minuciosa do profissional da área odontológica.
Atualmente, além da opção mais tradicional – metálico, outros aparelhos chegaram ao mercado para causar mais conforto e menos atrito do material com a mucosa da boca, além de materiais mais discretos, que imitam a cor natural dos dentes, entre outros aspectos.
Veremos a seguir a diferença entre os dois materiais.
Aparelho metálico
Uma das maiores vantagens do aparelho fixo metálico é que ele proporciona um maior controle sobre a posição dos dentes, ao longo de todo o tratamento. Isso é possível pelo fato deste aparelho ser composto por fios e suportes metálicos que são fixados nos dentes facilitando a movimentação.
Esse aparelho é indicado não só para alinhar os dentes, mas também por melhorar problemas relacionados a mordidas mal alinhadas, dentes tortos ou mandíbulas posicionadas de maneira inadequada. Além disso, também possui uma estrutura que permite a boa higienização e saúde bucal.
O aparelho metálico ainda tem outros benefícios: é mais resistente, o profissional possui controle total da movimentação dos dentes e, para os pacientes mais jovens, permite a personalização com as borrachinhas que envolvem os bráquetes serem coloridas.
Aparelho Estético
Já o aparelho estético tem sua preferência entre o público mais jovem e tem se tornado bastante popular nos consultórios odontológicos. a principal diferença é a sua composição na estrutura: peças transparentes que não prejudicam a estética do sorriso.
Desta forma, ele tem a função de alinhar os dentes de maneira mais discreta, sem chamar a atenção e sem destacar as peças metalizadas. A fixação nos dentes dá uma aparência quase imperceptível ao ser elaborado à base de Safira.
No entanto, ele ainda pode ser composto de outros materiais, como policarbonato e porcelana, e indicado de acordo com as necessidades de cada problema dos pacientes. Assim, além de garantir a preservação da estética, ele também é eficaz no alinhamento dos dentes.
Um fator de destaque nesse tipo de aparelho é a higienização que não é prejudicada, afinal, é possível que ele seja removido antes da limpeza bucal e recolocado durante o período de tratamento.
O que é aparelho metálico autoligado?
O tratamento com o aparelho metálico autoligado é indicado para deixar o sorriso funcional e estético. A técnica dispensa a utilização das borrachinhas tradicionais e funciona com base no bráquete, que sustenta o fio preso em pequenas estruturas que já vêm acopladas nele — como uma espécie de presilha.
O aparelho autoligado cumpre a mesma função que outros tratamentos tradicionais, porém, tem características específicas que o fazem ser melhor em relação ao convencional. Esse tipo de aparelho ainda tem a vantagem de ser confeccionado em material metálico, de porcelana ou plástico — policarbonato.
Assim como fixo, o aparelho autoligado pode ser utilizado em qualquer tipo de má oclusão e por pacientes de todas as idades, desde que seja recomendado por um profissional da área com conhecimento na área de ortodontia.
Entre as vantagens do sistema bráquetes autoligados e fios ortodônticos especiais, o aparelho autoligado oferece a possibilidade de menos consultas ao ortodontista e menor tempo de tratamento em alguns casos. Além disso, o aparelho não mancha, pois não existem as borrachinhas.
Como escolher o melhor tipo de aparelho ortodôntico?
O sorriso é o cartão postal do rosto, já diz o dito popular. Além disso, ao permitir o alinhamento dos dentes, os aparelhos também corrigem as más oclusões e permitem solução na mastigação e estética facial.
Por bem, os processos de correção da arcada dentária evoluíram e oferecem uma série de opções mais estéticas e menos incômodas. Em alguns casos, é possível investir um pouco mais no sorriso e não sofrer com a estética dos dentes durante o tratamento.
Em outros casos, o aparelho metálico é a solução mais atrativa, já que possui maior durabilidade e quando instalados com bráquetes de safira, tornam-se menos incisivos e provocam menos atrito nas mucosas dos dentes.
Escolher o melhor tipo de tratamento vai depender do profissional, portanto, é fundamental que seja um dentista especializado, com conhecimento em procedimentos ortodônticos. É muito importante checar as referências, pois ele fará o acompanhamento mensal do tratamento.
Quais os cuidados após a colocação do aparelho metálico?
O uso de aparelhos ortodônticos requer cooperação total do paciente, uma vez que higienização dos dentes contribui também para evitar cáries ou problemas na fase final do tratamento ou na retirada do aparelho.
Quando criança, os pais devem perceber a importância do comprometimento durante o uso do aparelho ortodôntico. O acúmulo de placa, restos alimentares e cárie; quebra constante do aparelho, falta de uso dos acessórios como planejados e falta nas consultas, certamente terá consequência nos resultados desejados, além de prolongar o tratamento.
Na fase adulta, alguns cuidados gerais são importantes:
- Manter uma boa higienização dos dentes;
- Manter uma boa higienização do aparelho;
- Evitar ao máximo a quebra do aparelho;
- Usar os acessórios, recursos e auxiliares como planejado;
- Manter as consultas em dia.
Mantenha uma rotina de higiene bucal
Independente do tipo de aparelho, a higiene bucal é importante em qualquer circunstância ou idade. Entre as principais atitudes, o uso do fio dental, escovação e visita regular ao escritório fazem parte dos cuidados.
Não consuma alimentos duros e pegajosos
O cuidado com a alimentação é um dos mais importantes no período de uso de um aparelho. É importante evitar alimentos duros como pipocas, azeitonas, castanhas, cenoura crua, milho na espiga, torresmos, pois eles podem danificar o aparelho, amassando o fio ou descolando (quebrando) os braquetes. Também é recomendado não mastigar gelo ou balas duras.
Mantenha a manutenção em dia
As visitas mensais ao ortodontista são importantes para avaliar a evolução do tratamento e definir o período restante, bem como outras intervenções complementares ao procedimento comum.
A depender do tipo de aparelho que o paciente usa, o ideal é que as manutenções sejam feitas regularmente. Existem casos em que a indicação é que as consultas sejam feitas mensalmente, outras, bimensais e assim por diante. O mais indicado é consultar o profissional que acompanha o tratamento ortodôntico sobre a frequência correta.
Siga as orientações do seu dentista
As orientações do dentista devem ser seguidas à risca para que o sucesso do tratamento seja alcançado com sucesso. Por isso, é importante que o paciente compareça às consultas regularmente e, ainda, cuide da higienização de forma correta, com o uso do fio dental diariamente e escovação depois de todas as refeições.
Durante o período do tratamento com o aparelho ortodôntico, a boca está repleta de acessórios como braquetes, fios e bandas. Assim, manter uma boa higiene bucal torna-se mais importante e, consequentemente, mais difícil.
No entanto, é fundamental que a saúde dos dentes e da gengiva não seja esquecida durante o tratamento, apesar de exigir cuidados mais demorados. O acúmulo de placa de resíduos alimentares dificulta o processo de movimentação dos dentes e pode atrasar o período de uso do aparelho.
Quanto custa um aparelho metálico?
Com a evolução da tecnologia e a preocupação da população com a saúde bucal, os tratamentos também passaram a ser desenvolvidos com materiais que deixaram os procedimentos com custos mais baixos, tornando-se acessíveis à população em geral.
Existem no mercado vários tipos de aparelhos ortodônticos. Dentre eles, o aparelho ortodôntico convencional, mini, estético e autoligado. O preço de um aparelho varia muito conforme o tipo e a região do país
O fixo metálico pode ser encontrado na faixa de R$ 500,00 a R$ 1.000,00. Já o fixo estético, com os braquetes transparentes, o preço deve variar entre R$ 1.000,00 reais a R$ 2.500,00.
Com o acesso da população a convênios odontológicos, os valores também passaram a ser mais acessíveis, podendo ser pagos mensalmente ou de acordo com a necessidade e o plano de cada paciente.
Durante o tratamento é necessário que o paciente visite periodicamente o dentista para que sejam feitos ajustes e para que o profissional possa fazer a avaliação e realizar a condução do tratamento da melhor forma possível. A manutenção mensal pode variar entre R$ 100,00 a R$ 250,00, dependendo do tipo de aparelho.
Onde colocar aparelho metálico em BH?
Independente do modelo de aparelho metálico a ser usado, pesquisar clínicas de referência com profissionais conceituados em ortodontia garantem o bom resultado do tratamento de forma segura e confiável.
Em Belo Horizonte, o mercado oferece tratamentos acessíveis, sem prejuízo da qualidade. Nos últimos anos, cresceu o número de tratamentos que conferem um resultado adequado e um sorriso ainda mais bonito, devolvendo a autoestima dos pacientes, bem como a segurança ao sorrir.
Ortoeto
Há mais de 20 anos a Ortoeto possui experiência em tratamentos e cursos que são referências na área da ortodontia. Com tecnologia de ponta, os profissionais da Ortoeto atuam oferecendo total confiança ao paciente na devolução de um sorriso estético adequado.
Além de tratamentos ortodônticos convencionais, a Clínica Eto oferece serviços de instalação de ancoragem absoluta para outros ortodontistas e serviços de confecção de aparelhos linguais (serviços laboratoriais).
A clínica possui duas unidades de atendimento na capital mineira, e se destaca pela sua estrutura diferenciada com equipamentos de última geração, que facilitam todo o processo de tratamento clínico.
A clínica Ortoeto oferece biossegurança, que deixa os clientes totalmente seguros com relação à sua proteção, além da pontualidade no agendamento das consultas durante todo o período de tratamento.
Quando o assunto é ortodontia, os profissionais levam em conta o estilo de vida de cada paciente e oferecem um tratamento personalizado, de acordo com a necessidade de cada um, tanto de saúde quanto financeira.
A experiência e o conhecimento da área de todos os profissionais da Ortoeto podem ajudá-lo a definir o melhor tratamento. Entre em contato conosco e conheça nossos procedimentos!
Conclusão
Há quem queira os dentes alinhados, outros procuram solucionar problemas de má oclusão e até de mastigação. Ou, ainda, existem pessoas que procuram profissionais de odontologia para fins estéticos.
A boa notícia é que a odontologia vem crescendo ao passo em que a tecnologia avança e os tratamentos estão cada vez mais modernos, menos invasivos e indolores, bem como os que conferem um sorriso harmonioso e de qualidade estética.
Além de funções estéticas, o uso de aparelhos possibilitam a correção de problemas que, em alguns casos, correm risco de serem corrigidos por tratamentos mais longos e demorados.
Cartão de visita natural de uma pessoa, já existem estudos que apontam a relação entre um sorriso bem cuidado e as chances de se ter boas oportunidades de trabalho. Ao transformar um sorriso, o resultado vai além da estética, é possível que o paciente ganhe mais energia, autoestima e segurança para sorrir em público.
Agende agora mesmo uma consulta com um de nossos profissionais para avaliar a necessidade de utilizar aparelho ortodôntico.