Existem diversas formas de se realizar a correção da arcada dos dentes, sendo a mais comum delas o uso de aparelhos ortodônticos. Hoje falaremos sobre um dos modelos de aparelho mais utilizados pelos dentistas, que é o aparelho fixo convencional. Trouxemos neste texto tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura!
O que é e para que serve o aparelho convencional?
O aparelho convencional é um equipamento criado para auxiliar os profissionais da odontologia nos reparos na dentição relacionados principalmente à parte ortodôntica.
Esses aparelhos servem para diversos tratamentos, desde alterações na mordida e disposição dos dentes até à modificações na estrutura óssea do maxilar, além de ser útil também para complementar os tratamentos que não são relacionados diretamente com a estrutura física dos dentes.
É o caso, por exemplo, do uso do aparelho para combater cáries, periodontites e até mesmo dores de cabeça.
Indicado principalmente para o tratamento de desalinhamento dos dentes, o aparelho convencional atua corrigindo a posição da arcada. Confeccionado com material metálico e ligaduras ortodônticas comumente chamadas de “borrachinhas”, esses aparelhos estão disponíveis em diversas cores, que podem ser escolhidas e trocadas a cada consulta de manutenção que o paciente realizar.
Qual a diferença entre aparelho convencional e autoligado?
Quando comparamos o aparelho convencional e o aparelho autoligado, a principal diferença entre os dois é a presença ou ausência das ligaduras elásticas, as chamadas “borrachinhas”.
É um detalhe relativamente simples, mas, ao longo do tratamento pode fazer muita diferença para o paciente, já que, além de tornar o sorriso mais discreto (com a ausência das borrachinhas) ou mais chamativo (com a presença das borrachinhas coloridas), vai também trazer um impacto direto quanto ao nível de conforto.
Aparelho Convencional
O aparelho odontológico fixo convencional é o tipo de aparelho metálico mais comum na atualidade. Confeccionado em aço inoxidável de alta qualidade, esse tipo de equipamento tem resistência garantida para todo o tempo de tratamento do paciente.
Alguns modelos mais recentes de aparelhos odontológicos fabricados em um tamanho menor, o que os tornam mais confortáveis e mais atraentes. O fio ortodôntico é inserido e preso nesse modelo de aparelho por meio de elásticos.
Os aparelhos odontológicos convencionais permitem o uso de borrachinhas coloridas, proporcionando um sorriso mais irreverente e original.
Aparelho Autoligado
O aparelho ortodôntico autoligado é um sistema que dispõe de mecanismos que oferecem um melhor controle na posição dos dentes, em comparação ao sistema que compõe os aparelhos odontológicos convencionais.
Esse sistema de braquetes não exige uma ligadura, seja do tipo borrachinha ou por fio metálico, pois possui um mecanismo que é aberto e fechado para proteger o fio ortodôntico.
Na maior parte dos braquetes autoligados, o sistema se assemelha a uma pequena porta deslizante, que se abre e se fecha com um simples toque do dedo, possibilitando assim o emprego de força leve e constante.
Esse sistema exerce menos pressão sobre os dentes, o que proporciona um tratamento com aparelhos odontológicos menos doloridos, mais ágil e com um menor número de consultas.
Qual a idade ideal para usar o aparelho convencional?
Dúvida recorrente entre os pacientes e acompanhantes, a idade ideal para usar aparelho convencional é o tema de muitas perguntas nos consultórios e até mesmo nas redes sociais e sites de clínicas e profissionais da área.
A verdade é que não existe uma resposta exata para essa pergunta, pois a idade ideal para usar aparelho dependerá do quadro clínico de cada paciente e é algo que precisa ser feito individualmente, por meio de consulta ao dentista.
Quando esse tipo de tratamento ganhou popularidade no Brasil, ao final da década de 1980, ficou formado o estereótipo de que os aparelhos eram voltados apenas para adolescentes. Houve até uma determinação de faixa-etária ao espalhar esse mito: dizia-se que aparelhos eram indicados para adolescentes a partir de 11 anos.
Mas fato é que crianças e adultos também podem usar o aparelho convencional e obter excelentes resultados. Super democrático, esse tipo de tratamento ortodôntico possibilita a conquista de um sorriso perfeito para todas as idades.
Com relação a crianças que ainda possuem dente de leite, embora sejam procedimentos menos comuns, alguns odontopediatras recomendam que a correção dentária seja efetuada nesse período de troca dos dentes.
Esse tipo de tratamento, em crianças nessa fase de dentição, é conhecido como ortopedia funcional, tendo como principal objetivo a correção de acometimentos que precisem de modificação do osso da boca, como a mordida cruzada ou a ausência de espaço para o nascimento dos dentes permanentes.
Na maioria das vezes, para esse padrão de correção a criança usará um aparelho móvel, que seja confeccionado em acrílico e metal. Esse modelo de aparelho deve ser tirado da boca apenas para comer e para escovar os dentes. Assim, quanto mais tempo p áciente mirim ficar utilizando o aparelho, mais rápido será a correção.
Quanto tempo demora o tratamento com aparelho convencional?
Como você já deve supor, a resposta para esta pergunta não traz um tempo exato de duração para o tratamento convencional. Isso porque o tempo de tratamento vai variar de pessoa para pessoa, a depender do quadro clínico de cada paciente.
Em média, o tratamento com aparelho convencional demora entre 12 e 24 meses para ser concluído. Mas, em alguns casos, esse tempo pode ser diminuído ou estendido, de acordo com o quadro inicial do paciente e com os resultados obtidos ao longo de cada mês.
Como o aparelho convencional requer uma manutenção mensal, onde é feita uma nova avaliação do processo do tratamento e também é feito o ajuste com novas borrachinhas, é possível que o profissional de odontologia observe a condição estética e funcional periodicamente, de forma a mensurar com mais precisão o tempo restante para se alcançar o objetivo do tratamento ortodôntico.
De modo geral, para alcançar os melhores resultados com o uso do aparelho ortodôntico convencional, o tempo mínimo de tratamento é de 8 meses, sendo que o tempo máximo que um paciente utiliza o aparelho nos dentes é de 30 meses.
Vantagens e Desvantagens do aparelho convencional
Sem dúvidas, o baixo custo do aparelho convencional é a sua principal vantagem em comparação a outros tipos de tratamento para realinhamento dos dentes. O valor bem mais baixo do que os demais popularizou o tratamento, que, mesmo sendo o mais barato, ainda assim oferece excelentes resultados.
A principal desvantagem do aparelho fixo convencional é em relação à estética: por precisar de ligaduras elásticas, sua aparência não confere descrição ao sorriso do paciente, o que pode ser um incômodo para os mais tímidos e discretos.
E essa necessidade do uso de borrachinhas pode ser convertida em vantagem, a depender da personalidade do paciente. Como existem no mercado borrachinhas de várias cores, é possível personalizar o aparelho fixo a cada consulta de manutenção, trocando as famosas borrachinhas de acordo com a ocasião.
Isso favorece as pessoas mais extrovertidas, que querem aproveitar as cores do aparelho para compor seu visual e transmitir alguma mensagem. Se for um período de jogo do Brasil, por exemplo, o paciente pode optar por usar elásticos nas cores verde e amarelo. É só soltar a criatividade e usar as borrachinhas a seu favor!
A questão anatômica também se torna uma desvantagem desse modelo de aparelho, uma vez que é comum que pacientes que usam aparelho convencional sofram com lesões nas gengivas e mucosas e até mesmo com aftas.
Devido à sua robustez, o aparelho convencional apresenta uma desvantagem com relação à facilidade para o acúmulo de resíduos alimentares entre sua estrutura e os dentes do paciente. Dessa forma, a higiene bucal precisa ser realizada com um maior cuidado, para evitar que se desenvolvam cáries e doenças nas gengivas.
Cuidados para manter o aparelho convencional
Após descobrir se você precisa ou não de aparelho convencional, de acordo com a avaliação de um dentista especializado, chega a hora de saber quais os cuidados necessários para manter o aparelho.
Abaixo, listamos as indicações gerais feitas pela maioria dos ortodontistas, focadas na manutenção do equipamento.
Atente para a escovação
Na hora da escovação, use uma escova de dentes apropriada: você pode até utilizar uma escova convencional para a limpeza dos seus dentes. No entanto, se você escolher um modelo de escova ortodôntica, a higienização bucal será mais eficiente, afinal, as escovas ortodônticas contemplam o arco do aparelho fixo e os bráquetes.
Para a escolha do modelo de escova dentária mais adequado para o seu caso e tipo de aparelho, consulte o seu dentista.
Outro ponto de atenção na hora de escovar os dentes é não ter pressa. Quem usa aparelho deve escovar os dentes ao menos três vezes por dia, após as principais refeições. Por isso, é importante não ter pressa na escovação e escovar cuidadosamente e sem correria cada área da boca para garantir uma higienização eficiente.
No caso de quem usa os aparelhos convencionais, com a presença dos elásticos, é interessante retirá-los antes de escovar os dentes, caso o seu dentista oriente que assim seja feito. Converse sempre com o profissional, pois em alguns casos os elásticos não podem ser removidos de forma alguma por um determinado período.
Durante a escovação, realize movimentos suaves e evite agressões na gengiva. Promova movimentos vibratórios por aproximadamente 30 segundos em cada região da boca.
Não se esqueça de utilizar o fio dental: mesmo que esse processo se torne mais complexo e demorado para quem utiliza aparelho, a limpeza dos dentes só estará completa com essa etapa do fio dental realizada.
Por alcançar locais e estruturas que a escova de dentes não chega por completo, o fio dental é imprescindível para assegurar a limpeza adequada da boca. Assim, o uso do fio dental deve ser feito pelo menos uma vez ao dia por quem usa aparelho convencional.
Lembre-se também de escovar sempre a língua. Algumas pessoas não sabem, mas a língua pode acumular pequenos fragmentos de alimentos que, depois, podem vir a grudar no aparelho. Além do mais, uma língua suja tem relação direta com o mau hálito. Por isso, a escovação correta da língua ou mesmo o uso de um limpador lingual para auxiliar na higienização são fundamentais no processo de escovação.
Outro detalhe importante para a escovação é a troca periódica das escovas de dente. Não utilize escovas velhas: faça a substituição das mesmas a cada 3 meses ou conforme a orientação do fabricante ou do seu dentista.
Além do tempo de uso, observe também o desgaste das cerdas da escova. Se estiverem muito danificadas, pode ser que seja necessário até mesmo antecipar a troca e realizá-la antes de três meses. Lembrando que os pacientes que utilizam aparelho devem optar pelo uso de escovas de cerdas macias.
Evite certos alimentos
Por mais saudáveis que possam ser, alguns alimentos devem ser evitados por quem faz uso de aparelho convencional por dificultarem a higienização da boca. São os casos de frutas que soltam fiapos, como a manga, ou mesmo os alimentos muito duros, como amendoim, castanhas, côco, pois costumam ficar muitos vestígios presos entre os dentes e com difícil remoção.
Balas macias, balas de goma e chicletes são outros alimentos que se tornam vilões por grudarem no aparelho, além de aumentarem os riscos de problemas dentários, como as cáries.
Alimentos com as características citadas acima precisam ser evitados, pois ainda podem ocasionar o descolamento dos bráquetes, prejudicar o funcionamento do aparelho e, consequentemente, gerar um atraso na conclusão do tratamento.
Caso aconteça de ingerir algum desses alimentos, observe o resultado final da higienização dos dentes e confira o estado geral do aparelho ortodôntico. Se for o caso, marque uma nova manutenção com o seu dentista o mais rápido possível para corrigir qualquer eventual falha.
E vale lembrar também dos alimentos que possuem muitos corantes, sejam eles corantes naturais ou não. Esse tipo de alimento pode afetar principalmente a questão estética para quem utiliza aparelhos convencionais, pela capacidade de manchar as borrachinhas do aparelho.
Café, refrigerantes, sucos, vinhos, curry, beterraba e corantes alimentícios são exemplos de alimentos que podem provocar o amarelamento das borrachinhas, principalmente as transparentes.
Por fim, além de alimentos específicos como os citados aqui, é importante evitar também as manias de colocar objetos na boca, tais como canetas, lápis, ou mesmo roer as unhas.
E cortar os alimentos com talheres ou porcionar em pequenos pedaços com as mãos vai evitar que o paciente utilize a mordida para fazer o corte. Esse hábito ajuda e muito a evitar o descolamento dos bráquetes, que pode acontecer durante a tração de corte por mordida.
Faça manutenção
Tão importante quanto implantar o aparelho convencional, é manter as suas manutenções em dia. O aparelho ortodôntico deve ser ajustado periodicamente e esse processo só deve ser feito pelo profissional de ortodontia, que seguirá estritamente o cronograma estabelecido junto ao paciente.
É necessário ressaltar que o resultado final do tratamento dependerá da soma do trabalho realizado pelo ortodontista e do comprometimento do paciente em seguir as recomendações repassadas de acordo com seu quadro clínico e desenvolvimento.
Siga as orientações do dentista
Ao optar pelo uso do aparelho convencional, o paciente precisa seguir as orientações do dentista. Por mais que alguns processos sejam incômodos ou dolorosos, eles são fundamentais para que o resultado esperado com o tratamento seja alcançado com efetividade e no tempo hábil.
Muitos detalhes, como o uso dos elásticos, a escovação e o tipo de alimento consumido, por exemplo, devem ser observados a todo momento para que o tratamento seja bem-sucedido.
Se o uso de elásticos, por exemplo, dói e incomoda, saiba que eles são essenciais para acelerar o tratamento, ajudando a melhorar o encaixe entre os dentes, podendo ser indicado em posições diversas, de acordo com a necessidade do paciente.
Muitos passos do tratamento dentário com aparelho convencional só funcionam se o paciente seguir à risca. Por isso, siga as orientações do dentista sem pestanejar.
Quanto custa o aparelho convencional?
Existem muitas variações nos aparelhos ortodônticos convencionais, que são definidas de acordo com a necessidade de cada paciente. Por isso, a definição de um valor para esse tipo de tratamento só poderá ser realizada por meio de uma consulta de avaliação no consultório do dentista.
Mas, considerando a média de mercado atualmente, o preço do aparelho ortodôntico convencional varia entre R$ 500,00 a R$ 1.000,00.
Nesse valor não estão incluídas as consultas de manutenção, que terão um valor com grandes variações, a depender do profissional que está realizando o serviço.
Conclusão
Agora que você já sabe os detalhes referentes à indicação clínica e ao uso do aparelho convencional, descubra se esse tipo de tratamento é o mais indicado pra você: procure a Clínica Ortoeto e agende uma avaliação!
Aqui na Clínica Ortoeto, além de considerar o problema de saúde, nossos profissionais levam em conta o estilo de vida do paciente, assim como as condições financeiras e opções estéticas de cada pessoa atendida.
Se você deseja mudar o seu sorriso para melhor em 2021, conte com a nossa equipe! São mais de 25 anos de experiência em tratamentos e cursos que são referência na área de ortodontia lingual e invisível no Brasil.