Uma limpeza dental feita por um profissional pode trazer excelentes resultados estéticos, além de ajudar a manter os seus dentes protegidos contra diversos problemas. Afinal, muitos dos quadros dentários são decorrentes de má higienização. Mas você sabe como ela funciona?
Para quem não está habituado a esse procedimento pode até surgir aquele medo, aquele receio de agendar um horário para realização da limpeza e de repente se deparar com um procedimento complicado e arriscado.
Mas tenha calma! Se você chegou até esse conteúdo é porque está interessado em saber mais sobre isso. Montamos um guia com todas as informações ao paciente sobre como ocorre e qual é a importância de uma limpeza dental.
O que é a limpeza dental?
Existem inúmeros procedimentos dentários que são extremamente importantes e ajudam a manter uma saúde bucal adequada. Alguns são mais conhecidos e mais adotados do que outros.
A limpeza dental, como o próprio nome sugere, é um procedimento de limpeza realizado em consultório odontológico que tem como finalidade acabar com as impurezas e manter os dentes bonitos e bem cuidados. Trata-se de um dos procedimentos mais procurados pelos pacientes em consultórios médicos.
O seu diferencial, porém, do processo de higienização que realizamos em casa é que a limpeza dental é mais profunda e visa eliminar completamente qualquer tipo de tártaro e placa bacteriana.
A limpeza dental é realizada em quatro etapas, sem anestesia e sem causar muita dor ao paciente. Pessoas com dentição mais sensível podem, sim, sentir algum incômodo, mas nada que fuja do normal ou absolutamente suportável.
Qual dentista faz limpeza de tártaro?
A limpeza dental – também conhecida como profilaxia dentária – é realizada por um cirurgião-dentista. Esse profissional possui uma especialidade em identificar e prevenir doenças que acometem os dentes.
O tártaro é um problema que afeta a saúde dos dentes e também é reconhecido como um fator estético. Afinal, dentes amarelados não são tão bonitos quanto dentes brancos com aspecto saudável. Eles são completamente removidos durante a limpeza.
Mas não se preocupe. A limpeza dental não é um procedimento cirúrgico. Ela é realizada no próprio consultório, sem necessidade de anestesia – a menos que haja alguma indicação específica para isso.
Nome técnico da limpeza dental
O nome técnico dado a essa limpeza que se realiza em consultório odontológico é profilaxia dentária.
A sua principal diferença para aquela higiene que é realizada em casa é que o dentista consegue usar alguns artefatos que ajudam a localizar pontos que demandam uma higiene mais criteriosa.
Para que serve a limpeza dental?
A limpeza dental realizada pelo especialista em consultório tem objetivo principal de prevenir contra diversas doenças que podem acometer os dentes. Uma delas é o tártaro, identificado pela formação de uma placa bacteriana que pode causar desgaste da gengiva.
Ela serve, portanto, para reforçar a higiene que já é feita em casa todos os dias, com o uso de creme dental e fio dental, mas traz um pouco mais de técnica de uma limpeza mais profunda.
É importante destacar aqui que essa limpeza pode ajudar a evitar o agravamento de quadros, inclusive evitando intervenções cirúrgicas e tratamentos mais delicados e doloridos – como o canal.
Precisa tomar anestesia?
Não há uma resposta exata para isso.
Na maioria das vezes uma limpeza anormal não requer anestesia. Trata-se de um processo bastante simples, seguro e que não causa muita dor ao paciente.
Mas, há situações em que o próprio paciente pode representar maior sensibilidade, ou que haja algum fator que requeira uma limpeza mais agressiva e, portanto, realizada sob efeito anestésico.
Somente o profissional pode analisar o caso e determinar o que é preciso para cada situação. Mas é função do dentista explicar tudo para o paciente, inclusive informando sobre a indicação ou não de anestesia.
Qual a importância da limpeza dental?
Os dentes nos acompanham por toda a vida. Pensando nisso, é natural pensar que eles precisam de cuidados e manutenção. A limpeza dental representa justamente isso.
Essa é uma técnica acessível, de simples complexidade, mas que pode trazer benefícios incríveis para os dentes.
O seu papel é preventivo, atuando, portanto, para evitar que alguns problemas ocorram. Porém, a limpeza dental pode também ser também usada para tratar um caso de tártaro já identificado.
Benefícios da limpeza dental
Os benefícios da limpeza dental são diversos.
Muitas pessoas acreditam que esse procedimento serve apenas para questões estéticas, já que naturalmente os dentes ficam mais limpos e brancos. Mas ela também serve para:
- Evitar a formação de placa bacteriana;
- Ajuda a manter o hálito mais saudável;
- Contribui para um sorriso mais bonito;
- Reduz o risco e aparecimento de cárie.
É importante ressaltar aqui que a profilaxia dentária deve ser combinada com uma rotina de cuidados, como visitas frequentes ao dentista e, claro, uma higiene bucal caseira bem-feita.
Como é feita a limpeza dental?
Para quem não tem o hábito de ir ao dentista, falar em limpeza dental pode parecer algo muito complexo e até assustador. Mas o procedimento é bem simples, seguro e na maioria das vezes indolor. Ela é composta basicamente por 4 etapas.
Passo a passo da limpeza dental
Para perder um pouco do medo e entender que a limpeza dental não é nenhum bicho de sete cabeças é importante entender tudo o que o dentista vai fazer durante a sua consulta. Veja a seguir uma explicação sobre cada uma das etapas.
1. Remoção do tártaro:
O tártaro é representado por uma placa – de cor amarelada, marrom ou preta – que cobre parte dos dentes, especialmente bem próximo à raiz. Ele não pode ser removido na escovação pois é muito resistente.
A primeira coisa que o dentista faz é justamente quebrar essas placas com o uso de um aparelho de ultrassom. As vibrações emitidas pelo equipamento quebram as placas, facilitando a sua remoção. O paciente sente uma leve trepidação, mas a maioria não sente dor.
2. Refinamento:
Em seguida é hora de fazer o refinamento.
Agora o dentista precisa remover a placa mais fina, que permanece grudada na superfície dos dentes. Para isso será realizado agora um procedimento manual.
O dentista usa um artefato chamado de cureta, que se assemelha a uma espátula. Com isso, ele vai diretamente nos pontos que possuem tártaro e faz a remoção manualmente. Esse procedimento é popularmente conhecido como “raspagem”.
A curetagem precisa entrar um pouco na gengiva. Isso porque o tártaro costuma avançar para essa região e é importante removê-lo. Portanto, em alguns casos pode acontecer sangramento gengival – não se assuste. É absolutamente normal.
3. Polimento:
A terceira etapa compete ao polimento. O dentista vai polir cada um dos dentes para dar a eles uma aparência mais bonita e uniforme. Mas a finalidade não é apenas estética.
Dentes que possuem cavidades ou superfície irregular tendem a acumular mais facilmente bactérias que se alojam nesses “buracos”. Com isso o surgimento da placa bacteriana ou tártaro é muito mais frequente.
O polimento tenta impedir isso justamente diminuindo os espaços para alojamento dessas bactérias. Para isso, o dentista usa escovas ou taças de borracha.
4. Aplicação do flúor:
Para finalizar é hora de aplicar o flúor. Esse é um líquido higienizador que impede o surgimento de cáries, ajuda no bom-hálito, e devolve os minerais, fazendo com que os dentes se tornem mais saudáveis e resistentes.
A aplicação pode ser feita de diversas formas, como em um tipo de espuma ou gel ou mesmo como um verniz que é aplicado na superfície dental. O dentista mantém esse contato por cerca de 5 minutos, o que é suficiente para fornecer os benefícios do flúor para os dentes.
Quanto tempo dura a limpeza?
Depois de fazer a limpeza dental o paciente sente um frescor e um hálito gostoso. Os dentes parecem mais uniformes, com superfície mais lisa e agradável ao toque da língua.
Mas para além dessas sensações, um dente que passou por higienização profissional também está muito mais seguro e saudável. Esse procedimento não tem uma data de validade estipulada, mas os especialistas entendem que a cada meio ano deve-se repetir o procedimento.
De quanto em quanto tempo devo fazer limpeza nos dentes?
A limpeza nos dentes, como dissemos anteriormente, não tem data de validade. Mas há um consenso sobre a importância de realizar esse procedimento com certa periodicidade para garantir uma melhor proteção.
Nesse caso, o adequado é realizar a limpeza dental a cada 6 meses – ou seja, duas vezes ao ano. Desta forma você mantém os dentes limpos e protegidos, evitando diversos problemas de saúde bucal ou estéticos.
É comum que com o passar do tempo, mantendo uma frequência da limpeza dental, o procedimento possa ser mais espaçado. Isso porque a ocorrência e gravidade do tártaro e outros problemas diminuem.
O próprio dentista deve orientar sobre a frequência adequada para cada caso. Além disso, não deixe de conversar com o profissional sobre algumas técnicas que você deve usar para melhorar o cuidado com os seus dentes.
Muitas vezes temos problemas por não sabermos como fazer a limpeza de forma correta. Ao conversar com um dentista sobre isso, você terá melhoras no seu conhecimento e dessa forma aplicá-los na sua boca.
Além disso, consumir conteúdo no Youtube e no Instagram sobre saúde bucal pode trazer bons resultados.
Entretanto, apesar de haver muitas dicas caseiras sobre como você deve cuidar dos seus dentes, procure seguir apenas coisas que fazem sentido e preferencialmente dicas dadas por profissionais reconhecidos no mercado.
A pior coisa que podemos fazer para nós mesmos é seguir dicas de pessoas sem conhecimento no que estão dizendo. Ao fazer isso, podemos acabar agravando os problemas
Criança pode fazer a limpeza dental?
A profilaxia é um procedimento simples, que não representa qualquer risco à saúde ou bem-estar dos pacientes. Portanto, não somente crianças podem fazer a limpeza dental.
Incluir isso na rotina de cuidados dos pequenos é importantíssimo para garantir o crescimento saudável, desenvolvimento adequado da dentição e uma educação correta com relação a higiene e autocuidado.
Nesse caso quem realiza o procedimento é o odontopediatria, profissional especializada em atendimento de crianças no consultório odontológico. Ele remove a placa bacteriana com o motorzinho e segue todas as etapas, como no processo adulto.
Quanto tempo pode comer depois da limpeza nos dentes?
De todas as dúvidas a respeito de profilaxia dental, provavelmente essa é uma das mais frequentes: quanto tempo depois do procedimento a pessoa pode comer?
Quando a limpeza é realizada o dentista aplica o flúor, como já falamos antes. Esse produto precisa agir por um determinado período para que seja completamente aderido pelos dentes.
Então é aconselhável que se espere ao menos 2 horas para ingerir líquidos ou alimentos. Esse é o tempo mínimo, sendo indicado 3 horas como tempo ideal entre a aplicação do flúor e a próxima refeição.
Limpeza caseira x Limpeza profissional
Quem tem medo de ir ao dentista costuma protelar bastante essa visita mesmo sabendo de sua importância. Alguns se iludem que a higienização caseira pode ser suficiente para manter os dentes saudáveis.
Existem muitas “dicas” na internet sobre como remover o tártaro em casa. No entanto, nenhuma delas substitui a importância de um profissional dentista na realização da limpeza.
A escovação diária, o uso de fio dental e enxaguantes e as escolhas alimentares mais conscientes são aliados importantes para ter dentes bonitos e saudáveis. Mas a limpeza caseira não deve substituir a limpeza profissional. Por isso, inclua a visita ao dentista em sua agenda de prioridades.
É normal os dentes doerem depois da limpeza?
Como dissemos anteriormente, a limpeza dental é um procedimento que não costuma causar dor ao paciente.
Entretanto, pessoas que apresentam um nível maior de sensibilidade nos dentes podem sentir alguns tipos de desconforto durante ou depois do procedimento.
Para evitar com que isso aconteça, é muito importante que você faça a limpeza com um dentista que dê abertura para conversar sobre isso com você.
Como a limpeza é feita por uma outra pessoa, pode ser que algumas áreas da sua boca estejam mais sensíveis e só você saberá a dor que está sentindo.
Sendo assim, sempre conte ao seu dentista sobre os lugares onde você sente dor e como ela pode ser minimizada. Além disso, a “pós-limpeza” também não causa dor, sendo necessário apenas manter alguns cuidados básicos.
A limpeza dental clareia os dentes?
Esta é uma das principais perguntas para as pessoas que querem fazer a limpeza dental. Embora existam outros procedimentos muito mais indicados para clarear os dentes, a limpeza dental pode ajudar nisso em alguns aspectos.
Se os seus dentes estão amarelados por causa de problemas como o tártaro e placa bacteriana, estes poderão ser removidos já numa primeira limpeza.
Sempre é importante lembrar que a limpeza dental antes de mais nada é um processo de higiene e saúde. Sendo assim, a estética também pode melhorar, mas não deve ser o foco deste procedimento.
Além disso, ao fazer uma limpeza dental da forma correta e de forma periódica, bem como fazer a manutenção com os produtos e execução corretas, a tendência é que o aspecto visual dos seus dentes melhorem bastante a longo prazo.
Por fim, se a cor amarelada aparece por outros motivos que não os citados, a solução viável nesse caso é outra. Procure um tratamento estético como o clareamento.
Veja os tipos de clareamento dental e as 3 principais técnicas aplicadas em nosso blog!
Conclusão
Neste artigo vimos sobre como o clareamento dental pode ajudar em nosso dia-a-dia, principalmente na prevenção de problemas como o acúmulo de placa bacteriana e do tártaro.
Fica muito claro sobre como este procedimento pode trazer conforto ao paciente e evitar procedimentos mais caros e invasivos futuramente. Sendo assim, fazer a limpeza dental de forma periódica traz benefícios não só à sua saúde, mas também ao seu bolso.
Portanto, converse com o seu dentista sobre as suas possibilidades e em qual periodicidade você deve fazer a limpeza dos seus dentes. Normalmente, a manutenção é feita a cada 6 meses, desde que seguidos os cuidados recomendados pelo profissional.
Mora em Belo Horizonte e não conhece uma clínica de confiança para fazer seus procedimentos odontológicos? Conheça a Ortoeto!
Somos referência em Ortodontia Estética e Ortodontia Lingual. Atendemos em dois endereços, com uma unidade no bairro Funcionários e outra no bairro Barreiro!