Por acaso, você já parou para pensar se uma pessoa pode colocar um aparelho ortodôntico em cima e embaixo no mesmo dia? Tem dúvidas sobre a viabilidade de fazer tudo isso sem intervalos?

Pois bem, essa é uma dúvida muito comum em quem está prestes a se submeter a um tratamento com aparelho ortodôntico. Afinal, é importante saber quantas vezes será preciso ir ao dentista para fazer isso!

Ao longo deste texto, você vai descobrir uma série de curiosidades sobre os aparelhos ortodônticos. Desde a sua montagem às etapas do tratamento.

E aí, vamos lá?!

Pode colocar aparelho ortodôntico em cima e embaixo no mesmo dia?

pode colocar aparelho em cima e embaixo no mesmo dia pode fazer limpeza e colocar aparelho no mesmo dia

Se acaso você esperava uma resposta simples como “sim” e “não”, sinto muito em lhe informar que a questão é um tanto mais complexa. Isso quer dizer que é possível colocar o aparelho em cima e embaixo no mesmo dia, mas nem sempre essa é a melhor decisão.

Fique tranquilo, porque eu vou lhe explicar. Poder ou não fazer isso depende de cada caso, se cada pessoa.

Se o procedimento completo não implicar dores ou outros problemas à pessoa em questão, certamente o ou a dentista não vai se opor em fazer assim. No entanto, é comum que os profissionais optem por colocar o aparelho em cima e embaixo em dias diferentes, sempre pensando no conforto de seus pacientes.

Para que serve o aparelho ortodôntico?

A princípio, a função de um aparelho ortodôntico parece óbvia, mas ela vai além do que esperamos. É claro que ele atua alinhando os nossos dentes, mas há um outro aspecto: ele também adequa a mordida do paciente.

Sendo assim, portanto, esse alinhamento pode ocorrer por dois motivos essenciais. O primeiro é devido a questões de saúde, já que problemas podem surgir em decorrência de dentes tortos, assim como a partir de uma mordida desalinhada.

Já o segundo, como você deve imaginar, surge por razões meramente estéticas, ou seja, quando o paciente busca um sorriso mais bonito e com mais harmonia.

Além disso, é bom falar um pouco sobre a estrutura de um aparelho ortodôntico. Trata-se de um objeto composto por diferentes materiais, como metal, plástico e até mesmo porcelana. E é claro que todos eles são seguros e não apresentam riscos a ninguém.

Toda essa estrutura, aliás, é formada por bráquetes, que são componentes metálicos em geral coloridos ou transparentes, assim como por fios, que têm fixação nos bráquetes e atuam auxiliando a movimentação dos dentes.

Como não é segredo para ninguém, o tratamento com aparelho ortodôntico costuma durar alguns meses ou até mesmo poucos anos, evitando dores e maiores desconfortos nos pacientes. Além disso, ele promove resultados duradouros.

Tipos de aparelhos ortodônticos

Engana-se quem acredita que só há dois tipos de aparelhos ortodônticos: o fixo e o móvel. Há, na verdade, pelo menos oito diferenciações entre esses objetos que realizam verdadeiros milagres.

Um deles, por exemplo, é o famoso aparelho fixo metálico. Ele alinha os dentes de forma gradual e conta também com bandas e borrachinhas, além dos bráquetes e dos fios, sendo o mais comum.

Há também o fixo estético, que possui bráquetes transparentes e possui materiais como policarbonato, porcelana e até mesmo safira, a depender do seu modelo.

O autoligado, por sua vez, é feito de metal (há modelos em safira e porcelana), mas dispensa as borrachinhas. Ele oferece resultados mais efetivos e vem em tratamentos mais breves, além de ser mais discreto e confortável.

Já o lingual é semelhante ao fixo metálico, mas está presente no lado interno dos dentes. Ou seja, o paciente faz o tratamento sem mostrar que está usando o aparelho.

Do mesmo modo, temos os alinhadores transparentes, que são muito modernos e quase imperceptíveis. No entanto, eles são removíveis, podendo ser retirados durante as refeições.

O expansor palatino não é muito famoso, mas ele atua aumentando o tamanho do céu da boca, de modo a corrigir a mordida do paciente. Trata-se de um tipo mais comum em crianças, embora pessoas adultas também possam usá-lo.

Além disso, há o extrabucal, que de discreto não tem nada. Ele diminui as chances de extração de dentes e procedimentos cirúrgicos, tornando-se uma opção para pacientes em fase de crescimento que precisam moldar o desenvolvimento ósseo.

Por fim, há o aparelho móvel, bastante comum. Ele pode surgir, por exemplo, ao fim do tratamento com o aparelho fixo, de modo a garantir os resultados que vieram.

Colocar aparelho dói? Colocar em cima e embaixo no mesmo dia aumenta o desconforto?

É muito comum que um paciente, prestes a colocar um aparelho ortodôntico, tenha dúvidas sobre o procedimento. Afinal, a instalação dói? A manutenção dói?

Pois bem, em primeiro lugar você deve saber que os profissionais da área podem trabalhar de modos diferentes. Ou seja, a instalação não ocorre sempre da mesma forma.

Pode ser, por exemplo, que um dentista opte por montar o aparelho em etapas, colocando a parte de cima em um dia e a parte de baixo em outro dia. Do mesmo modo, há aqueles que montam as bandas em um momento, os anéis metálicos em outros etc.

O melhor a se fazer, então, é conversar com o profissional que te atende para tirar todas as dúvidas referentes a isso. Mas, felizmente, colocar os bráquetes não provoca dores no paciente. Isso porque a sua fixação nos dentes ocorre por meio de uma resina.

No entanto, um único desconforto pode surgir apenas quando o aparelho começar a movimentar os dentes. Ou seja, algumas horas após a montagem. Mas, nem de longe, é uma dor realmente incômoda.

Além disso, se acaso ela tirar o seu sossego, é possível resolver o problema com o uso de analgésicos, sempre com a prescrição do dentista, é claro.

Desse modo, portanto, podemos imaginar que o desconforto pode ser maior ao colocar o aparelho em cima e embaixo no mesmo dia. Afinal, assim há uma maior movimentação em seus dentes, não é mesmo?

Por que colocar aparelho nos dentes em cima e embaixo?

pode colocar aparelho em cima e embaixo no mesmo dia meu dentist colocou aparelho so em cima

Colocar o aparelho ortodôntico em cima e embaixo é a melhor saída para a maioria dos casos que envolvem a saúde bucal. Por isso, é raro vermos alguém com apenas a parte de cima ou de baixo passando pelo tratamento.

Isso, aliás, tem uma explicação bastante razoável. Sempre que há uma má oclusão dentária (contato dos dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca), o paciente precisa passar por um tratamento que envolva toda a sua arcada dentária.

Só assim, portanto, vão vir bons resultados para a sua dentição, já que o profissional vai instalar o aparelho tanto nos dentes de cima quanto nos dentes de baixo. Desse modo, então, colocar o aparelho ortodôntico em cima e embaixo vai garantir o alinhamento dos dentes, assim como o realinhamento da mordida do paciente.

Quais são as etapas do aparelho fixo?

Chegou o momento de você conhecer as etapas do tratamento com o aparelho fixo ortodôntico. São seis no total.

O primeiro deles é o diagnóstico. Ou seja, a solução para o seu problema só vem após este ser identificado, correto? No diagnóstico, o dentista investiga a situação para, então, formular um plano de ação, visando um sorriso bonito e saudável para você.

Logo depois, temos a instalação, etapa em que o dentista e o paciente definem o aparelho ideal, que respeite a estrutura dos dentes, bem como a resistência da gengiva. Além disso, que vá de encontro com as necessidades do paciente.

O alinhamento vem a seguir, dando beleza e ordem ao seu sorriso. Como você pode imaginar, trata-se de uma das etapas mais importantes do tratamento. Assim que ocorre a instalação, os dentes começam a se nivelar e o alinhamento começa a ganhar corpo.

É bom lembrar, além disso, que o dentista sempre verifica a reação dos dentes ao aparelho já nos primeiros dias.

A quarta etapa, então, é a correção. Ela surge após o dentista atestar o alinhamento dos dentes e pode demorar mais do que as demais, já que envolve também fios de aço, além dos elásticos. Assim, portanto, ela fecha espaços na dentição, reduz desvios e corrige mordidas abertas.

A finalização, etapa seguinte, já garante um sorriso mais próximo do que se espera. Ainda assim, no entanto, o paciente deve usar elásticos verticais, bem como novos bráquetes ou talvez uma dobra nos arcos.

Por fim, temos a contenção. Nos primeiros meses de dentes realinhados, os dentes vão precisar se adaptar. A contenção, então, garante que os dentes permaneçam no novo lugar e requer o comparecimento do paciente ao consultório em intervalos pré-definidos, muitas vezes de três em três meses.

O que é preciso fazer antes da montagem do aparelho ortodôntico?

pode colocar aparelho em cima e embaixo no mesmo dia porque colocar aparelho em cima e embaixo no mesmo dia

Qualquer tratamento ortodôntico requer alguns cuidados. Por isso, você deve estar atento ao que deve fazer antes de iniciá-lo. Alguns exames surgem como importantes nesse momento.

Um deles, por exemplo, é o exame físico, que pode detectar cáries ou outras doenças que precisam de um tratamento antes da montagem do aparelho. Do mesmo modo, o paciente deve passar por diferentes radiografias, como a panorâmica, a lateral e a periapical, assim como tomografias.

Tudo isso garante mais segurança e mais precisão ao tratamento, permitindo melhores resultados. Mas há outros procedimentos com os quais você deve se atentar!

Limpeza

A limpeza dentária é um procedimento que atua na prevenção a doenças nos dentes e na gengiva. Ela remove os resquícios da placa bacteriana que nós não conseguimos retirar no dia a dia com o fio dental e a escovação.

Trata-se de um procedimento muito importante, tendo em vista que ele evita a transformação da placa em um cálculo ou em tártaro. Assim, surgem doenças bucais, como a gengivite e a cárie.

Pode fazer limpeza e colocar aparelho no mesmo dia?

A princípio, não há problema algum em realizar, no mesmo dia, tanto a limpeza dentária quanto a montagem de um aparelho ortodôntico. No entanto, esse é um entendimento para situações normais.

Lembre-se que estamos falando de dois procedimentos que provocam pequenos desconfortos no paciente, como sangramento. Isso pode causar algum estresse, até porque você vai precisar ficar um tempo sobre a cadeira do dentista.

Sendo assim, o recomendável é realizar os procedimentos em dias diferentes.

Aplicação de ácido fosfórico

É comum que pacientes que passaram por uma restauração dentária recebam ácido fosfórico. Isso porque esse ácido oferece uma maior aderência aos materiais que foram restaurados às estruturas dos dentes.

O seu uso na odontologia, de modo geral, resume-se à cimentação de bráquetes para aparelhos ortodônticos; à restauração em resina composta; à cimentação em peças protéticas; ao uso de materiais resinosos; e também ao uso do selante.

Como funciona a montagem do aparelho ortodôntico?

pode colocar aparelho em cima e embaixo no mesmo dia pode colocar aparelho com carie nos dentes

Agora, você vai descobrir como se dá a montagem de um aparelho ortodôntico. Saiba já, de antemão, que o processo não demora nada!

As etapas abaixo sucedem o preparo da boca, que diz respeito a uma limpeza profunda, além da aplicação do ácido fosfórico, sobre os quais já falamos. Tudo isso permite uma maior porosidade do esmalte, o que facilita bastante a fixação dos bráquetes.

Aplicação de adesivo sobre os dentes

Quando a boca já está preparada, o dentista dá início à montagem. O primeiro passo é aplicar um adesivo em cada dente e, logo em seguida, fazer a polimerização.

Isso permite a ativação do adesivo, facilitando a colagem dos bráquetes. A polimerização, aliás, consiste na aplicação de calor no adesivo, para que ele fique mais colado. É nele em que se coloca a banda nos últimos dentes de cada arcada, um anel que puxa o arco.

Colagem dos bráquetes

Logo depois, há a colagem dos bráquetes. Há um para cada dente e deve haver alinhamento entre eles.

Além disso, o dentista aplica o polimerizador ao finalizar a colagem, para garantir uma boa fixação dos dentes.

Limpeza da resina sobre os dentes e aplicação do fio ortodôntico

Por fim, o dentista remove todo o excesso de resina que fica ao redor dos bráquetes. Assim, o aparelho não tira o brilho natural dos dentes.

Além disso, tem-se a instalação do fio ortodôntico aos braquetes, por meio de pequenos elásticos, o que oferece uma tensão aos dentes, o que garante o alinhamento entre eles.

Pós aplicação do aparelho ortodôntico

pode colocar aparelho em cima e embaixo no mesmo dia depois da documentacao quanto tempo demora para colocar o aparelho

Como você já sabe, o tratamento com aparelho ortodôntico não se encerra em sua montagem. Pelo contrário, ele dura alguns meses ou até mesmo anos, permanecendo até mesmo após a sua retirada.

Esse, aliás, é o assunto sobre o qual falamos neste momento.

Acompanhamento sobre o alinhamento dos dentes e correção do problema foco do tratamento

Pacientes que estão em tratamento com aparelhos ortodônticos precisam fazer visitas periódicas aos dentistas. Afinal, é preciso saber como anda a evolução do procedimento!

Desse modo, cada dentista define uma periodicidade para receber seu paciente. Pode ser que seja a cada 15 dias ou a cada mês, por exemplo. De todo modo, saiba que vai ser preciso encontrar o dentista muitas vezes até os grandes resultados aparecerem.

Como saber se o aparelho está fazendo efeito?

Não há uma regra que define em quanto tempo vão surgir os efeitos do tratamento. No entanto, você vai saber quais são eles em cada visita ao dentista, que vai lhe informar sobre os avanços.

Saiba, todavia, que a partir de 12 meses você mesmo vai conseguir notar as diferenças em sua boca. O sorriso fica mais bonito e a mordida, mais acertada, por exemplo.

Contenção

Lembra-se de que falamos sobre a contenção? Pois bem, ela é a última etapa de um tratamento ortodôntico e existe para garantir que os resultados não se percam.

Ou seja, mesmo após a retirada do aparelho, você vai precisar ver o seu dentista de vez em quando!

Quanto tempo demora para colocar um aparelho nos dentes?

pode colocar aparelho em cima e embaixo no mesmo dia pode colocar aparelho faltando dente

Nós já lhe dissemos que a montagem de um aparelho ortodôntico é rápida, mas talvez seja bom lhe dar uma estimativa de tempo. Saiba que, na maioria das vezes, um dentista não precisa de mais de 40 minutos ou uma hora para fazer a instalação.

Trata-se, portanto, de um procedimento que, embora complexo, não exige grandes ações.

Solucionando a dúvida sobre colocar aparelho em cima e embaixo no mesmo dia

Por que colocar aparelho primeiro em cima?

Uma dúvida que costuma pairar sobre a cabeça das pessoas é se há uma ordem para colocar o aparelho em cima ou embaixo primeiro. Saiba, no entanto, que a princípio nada sugere que pode ou não pode colocar o aparelho em cima primeiro do que embaixo.

Pode colocar aparelho embaixo primeiro?

Do mesmo modo, a princípio nada indica que pode ou não pode colocar o aparelho embaixo antes que em cima. O dentista, portanto, vai decidir o que é melhor!

Conclusão

pode colocar aparelho em cima e embaixo no mesmo dia aparelho doi mais em cima ou embaixo

Pois bem, agora você já sabe que colocar aparelho ortodôntico, em cima e embaixo, não dói nada e nem demanda muito tempo da agenda do paciente. Além disso, já conhece bem quais são as etapas do tratamento dental, desde o diagnóstico à contenção.

É importante lembrar que cuidar do seu sorriso é uma tarefa essencial para além da estética, que por si só já vale muito. Trata-se de um modo de preservar a saúde da sua boca!