Quando pensamos em aparelhos para tratamento oral, o aparelho de thurow é um dos mais temidos e é também um dos menos adaptáveis ao padrão estético da maior parte das pessoas.
Por se tratar de uma estrutura de ferro que se estende para fora da boca, se tornando algo nada discreto, esse modelo de aparelho não tem grande aprovação estética, mas traz, sem dúvidas, diversos benefícios aos pacientes que fazem uso do método.
O aparelho de thurow também é conhecido como aparelho extrabucal, mas, ao longo dos anos, ganhou outros nomes bem menos simpáticos, como o famigerado “freio de burro”, por exemplo. E, para desfazer essa má impressão causada pela fama do aparelho, fizemos este texto sobre aparelho de thurow, com tudo o que você precisa saber sobre ele. Acompanhe!
O que é e para que serve o aparelho de thurow?
O aparelho de thurow é um modelo de aparelho extrabucal, que foi criado para o tratamento da má oclusão esquelética, ou seja: quando ocorre o fechamento inadequado da boca, devido aos dentes do maxilar superior e inferior não entrarem em contato quando o paciente está com a boca fechada.
Este aparelho é indicado para pacientes cujo diagnóstico aponte um deslocamento “para frente” em relação ao considerado normal do maxilar ou do alvéolo dentário, que é a cavidade dos ossos maxilares em que se engasta a raiz do dente.
O equipamento consiste em um splint maxilar, que executa a função de aplicar força de forma potencialmente ampla, levando a estrutura óssea local a uma readequação.
Fabricado em resina acrílica autopolimerizável, o aparelho de thurow abrange a superfície mastigatória dos dentes molares e bicúspides e as superfícies palatinas e vestibulares em dois terços de todos os dentes superiores que apresentam uma projeção avaliada como fora do normal.
Tal dispositivo também é composto por um arco extrabucal, que é colocado sobre a superfície oclusal (a superfície mastigatória dos dentes molares e bicúspides) e incisal dos dentes superiores do paciente.
Por se tratar de um equipamento que é rígido, o aparelho de thurow oferece um maior controle em massa de todos os dentes, seja em qual for a direção, seja ela, inclusive, mésio-distalmente (do meio para o fundo da boca).
Qual a diferença entre aparelho de thurow e convencional?
Apesar da clara diferença estética, que se nota de imediato ao avaliar os dois modelos de aparelho, a diferença mais importante entre o aparelho de thurow e o aparelho ortodôntico convencional se refere à indicação de uso de cada um deles.
Cada paciente precisa ser avaliado individualmente para receber do profissional de odontologia a indicação do modelo de aparelho que melhor se ajuste à sua realidade e ao seu diagnóstico.
De forma resumida, apresentamos as principais diferenças entre esses dois modelos de aparelho:
Aparelho de thurow
O uso do splinter maxilar de thurow, modificado para fins de correção do mal fechamento esquelético da boca de Classe II, 1ª divisão, é indicado para pacientes cujo diagnóstico aponte para protrusão maxilar ou dentoalveolar, que pode ser entendida como a projeção dos dentes em direção “para fora”.
Por oferecer vantagens devido à forma de tração extra-bucal, que aumenta a área disponível para a aplicação de forças no arco 4 superior e também em estruturas esqueléticas adjacentes, o aparelho de thurow propicia um controle maior, seja em amplitude, direção e localização da sua força aplicada.
Vale ressaltar, que o aparelho também proporciona um limite ao deslocamento “pra frente” dos dentes da maxila inferior, assim como limita também a rotação horária da mandíbula.
Dessa forma, o mecanismo pode ser utilizado para correção das desarmonias dos ossos maxilares devido ao excesso de crescimento maxilar projetado para frente. O splinter de tração maxilar pode ser visto como um aparelho ortopédico a ser usado com grande sucesso nesse tipo de quadro clínico.
Aparelho convencional
Apesar de também poder ser indicado para pacientes cujo diagnóstico aponte para protrusão maxilar ou dentoalveolar, que caracterizam a projeção dos dentes em direção “para fora”, o aparelho convencional somente será efetivo para quadros leves de projeção.
Isso porquê, ao contrário do aparelho de thurow, o aparelho convencional não terá a tração suficiente para movimentar a estrutura esquelética de maneira eficiente.
O visual também diferencia o aparelho convencional do aparelho de thurow: por se tratar de uma estrutura 100% intrabucal, esse modelo não é confundido com o aparelho de thurow, que possui uma estrutura extrabucal que não passa despercebida.
Qual a idade ideal para usar o aparelho de thurow?
É possível iniciar o tratamento ortodôntico com o aparelho de thurow ainda na infância. E a idade ideal para se usar o aparelho deve ser avaliada caso a caso pelo dentista, lembrando que é comum o uso de aparelho mesmo em situações de pacientes que possuem dentes de leite.
Inclusive, quando o tratamento é iniciado de forma precoce, alcança-se a vantagem de aproveitar ao máximo o crescimento das bases ósseas do paciente ao longo de todo esse processo.
Como os aparelhos ortopédicos tem como sua finalidade a correção da discrepância maxilomandibular, seja nos sentidos ântero-posterior (dianteiro e traseiro) e transversal, eles contribuem para uma melhora na relação das bases dos dentes. Assim, estes aparelhos acabam proporcionando uma oclusão com mais estabilidade e harmonia no perfil facial.
Quando o tratamento com aparelhos ortopédicos é indicado para crianças e jovens em fase de crescimento e desenvolvimento craniofacial, a finalidade do seu uso deve ser a de alterar espacialmente a forma e o posicionamento das bases ósseas.
Isso provoca o redirecionamento do crescimento da maxila, liberando o crescimento da mandíbula, gerando uma nova configuração, mais estável e equilibrada para o paciente.
Quanto tempo demora o tratamento com aparelho de thurow?
O tempo de tratamento com o aparelho de thurow pode variar muito, a depender não somente do quadro clínico inicial do paciente, mas também da sua resposta biológica e adaptação ao tratamento.
Mas, de acordo com dados mencionados em estudos publicados pela Universidade Fernando Pessoa (UFP), o tratamento com aparelho de thurow deve durar no mínimo 18 meses, tempo este que seria a chamada fase ativa do tratamento.
Outros estudos apontam que o tempo para o tratamento com o aparelho de thurow pode chegar a cerca de 40 meses.
Vantagens e Desvantagens do aparelho convencional
A grande vantagem do aparelho convencional é o seu custo, considerado baixo em comparação a outros tipos de tratamento para realinhamento dos dentes. O valor mais em conta popularizou o tratamento, que, mesmo sendo o mais barato, ainda assim oferece excelentes resultados, quando utilizado em pacientes com a indicação correta.
A principal desvantagem do aparelho fixo convencional é o apelo estético: por precisar de ligaduras elásticas, sua aparência não proporciona descrição ao sorriso do paciente, o que pode ser um incômodo para os mais tímidos e discretos.
No quesito conforto, o aparelho convencional também apresenta uma desvantagem por conta da questão anatômica. É comum que pacientes que usam aparelho convencional sofram com lesões nas gengivas e mucosas e até mesmo com aftas.
Quanto custa o aparelho de thurow?
Somente em uma consulta de avaliação será possível obter a resposta de quanto custa o aparelho de thurow. Isso porque podem ocorrer variações de acordo com o tratamento a ser oferecido a cada paciente, bem como variações no material utilizado na confecção do aparelho e variações referentes à mão de obra do profissional que for realizar o procedimento.
Onde colocar o aparelho de thurow?
Por se tratar de um tipo de dispositivo que resulta em um procedimento ortodôntico mais vigoroso do que a movimentação provocada por um aparelho convencional, por exemplo, o uso de aparelho de thurow requer uma maior expertise ao ser trabalhado no paciente.
Por isso, é essencial redobrar os cuidados ao escolher o local onde você realizará o seu tratamento com o aparelho de thurow.
Esse cuidado pode influenciar diretamente na eficácia do tratamento, que é caracterizado pela correção da má oclusão caracterizada por uma discrepância dentária que pode ou não estar associada a alterações esqueléticas. E esses fatores, somente um profissional de odontologia qualificado poderá avaliar com precisão.
Ortoeto
Na Clínica Ortoeto Odontologia Estética oferecemos o que há de mais completo e atual no mercado para tratamento de pacientes com o uso do aparelho de thurow.
Com uma vasta experiência, de mais de 25 anos de atuação na área, somos pioneiros em tratamentos avançados para a Ortodontia e trabalhamos com todos os tipos de aparelhos existentes no mercado.
Trabalhamos, inclusive, com os aparelhos linguais (aparelho invisível), que garantem uma condição estética melhor, devido a aplicação das peças do aparelho “atrás” dos dentes, encostadas na língua. Além de deixar o aparelho “invisível”, esse procedimento não projeta os lábios para frente e possibilita a realização de outros tratamentos dentários, como restaurações e clareamentos.
Conclusão
Agora que você já tem as principais informações sobre o aparelho de thurow, e conhece os efeitos dento-esqueléticos desse modelo de aparelho, agende uma consulta de avaliação aqui na Ortoeto para entender se esse é o tipo de tratamento mais indicado para o seu quadro clínico.
A correção da má-oclusão e a melhora na relação esquelética, dentária e facial podem ser alcançadas em qualquer idade, seja com o aparelho de thurow ou com outro procedimento, caso seja melhor indicado ao paciente.
Conte com a Clínica Ortoeto para alcançar o seu melhor sorriso!